quinta-feira, 26 de março de 2009

AS MÚMIAS

Estou aprofundando meus conhecimentos sobre múmias. Não amigos, este post não vai falar da Hebe e nem da Dercy Gonçalves (que maldade).
Estou escrevendo um livro, que obviamente não vou poder adiantar muitos detalhes, mas vai fazer uma viagem ao passado da cidade de São Paulo. Quero dar um toque de ação e também de valorização na capital paulista. Uma ficção baseada em muitos fatos reais, portanto a pesquisa nas adoraveis e empoeiradas múmias.
Existe muita coisa enterrada nesta cidade que revelaria grandes momentos e histórias incríveis. Estou estudando múmias de todas as civilizações, mas no livro me deterei apenas nas famosas múmias do Mosteiro da Luz, a famosa Igreja do Frei Galvão. Em 2008, foram descobertas em um carneiro (tumba construída na parede) duas múmias abraçadas. Há indícios que no terreno do mosteiro existam mais de 40 múmias enterradas ou sepultadas nos carneiros.
Existe uma diferença grande entre as múmias do Egito e as múmias do Mosteiro da Luz. No Egito havia o processo de mumificação, A mumificação era um processo bastante complexo e demorado. O sacerdote (embalsamador) começava por retirar o cérebro do morto, com um gancho, por meio das narinas. Depois, faziam um corte no lado esquerdo do corpo, retirando os orgãos, que eram colocados em vasos próprios e guardados no túmulo, há exceção do coração, que, por ser necessário na outra vida, era recolocado no seu lugar.
Já as múmias das freiras da Luz são múmias naturais, portanto mais raras. As múmias mais antigas do mundo são naturais. A mais conhecida é a múmia Otzi - the iceman, de 3300 a.C. encontrada em 1991.
É nesse clima de catacumbas e mistérios que vou nortear a trama do livro.

3 Comentários:

Anna disse...

Olha o veneno Antenor!!! rs Eu amava a Dercy*_*
Bom, falando em múmias..o pior são as "múmias vivas" :D

Antenor Thomé disse...

Oi Anna,

Tb gostava dela, mas não resisti a piada!!!

Conceição Duarte disse...

Querido como me achou por aqui, sabia que o Jairo faz parte da blogsfera também? Hehehhe Ele é uma amor. Jamais imaginei que vc curtisse o assunto múmias. E tb não tinha conhecimento delas tão perto de nós! Legal fiquemos ligados, e me ocnte onde vc está agora... Saiu da UNIBAN?
Bjus CON

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante e será liberado após moderação do autor deste blog.

O Mural está aqui

Prêmios

Contadores

free counters

Visitantes

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO