segunda-feira, 23 de março de 2009

ESPECIALIDADES

Hoje passei por uma confusão mental. Estou com uma "espinha" na pálpebra do olho direito, fiquei pensando em qual médico deveria ir. Por via das dúvidas marquei dois: dermatologista e oftalmologista.
Logo cedo fui a consulta com a dermatologista, aproveitei para ver outros problemas. Ela examinou, olhou mais um pouco e chegou a conclusão de que eu deveria ir ao oftalmo. Suspeitei desde o principio! Esse negócio no olho está me incomodando, consulta agora no oftalmo só dia 30.
Enquanto esperava a consulta parei minha leitura do livro "O Principe" de Maquiavel e começei a ler o manual do plano de saúde. Tudo é muito segmentado, só de consultórios médicos você pode encontrar 40 especialidades. O interessante é que até dentro das especialidades existem subespecialidades. Por exemplo: cardiologia e cardiologia infantil. Se formos contar diagnose e terapia já são mais de 70 subsessões.
Existem algumas coisas que sabemos o que é como quimioterapia e mamografia, mas outras são bem interessantes. Você já ouviu falar em Penioscopia? E em Retossigmoidoscopia Flexível? Tenho até medo desses nomes. Mas ai vai a explicação do que são essas coisas.
Penioscopia é sim o exame do pênis utilizando um colposcópio ou uma lente de aumento. Já Retossigmiodoscopia Flexível permite o médico examinar a mucosa do reto e de uma porção do cólon (intestino grosso ). Isso é realizado inserindo um tubo flexível da espessura de um dedo no ânus e avançando com ele lentamente através do reto e parte do cólon. A diferença entre este exame e a retossigmoidoscopia rígida é que na última o tubo é rígido – e o incômodo muito maior.
Médico sacana é aquele que pede o exame de retossigmoidoscopia rígida.
Passada essas explicações médicas volto ao centro da questão. Especialidades são necessárias, mas está virando um exagero. Para fazer um chek-up é necessário ir em dezenas de médicos. Do dedão do pé ao fio de cabelo tem sempre um especialista adequado pra você.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante e será liberado após moderação do autor deste blog.

O Mural está aqui

Prêmios

Contadores

free counters

Visitantes

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO