ESPECIALIDADES
Tweet
Logo cedo fui a consulta com a dermatologista, aproveitei para ver outros problemas. Ela examinou, olhou mais um pouco e chegou a conclusão de que eu deveria ir ao oftalmo. Suspeitei desde o principio! Esse negócio no olho está me incomodando, consulta agora no oftalmo só dia 30.
Enquanto esperava a consulta parei minha leitura do livro "O Principe" de Maquiavel e começei a ler o manual do plano de saúde. Tudo é muito segmentado, só de consultórios médicos você pode encontrar 40 especialidades. O interessante é que até dentro das especialidades existem subespecialidades. Por exemplo: cardiologia e cardiologia infantil. Se formos contar diagnose e terapia já são mais de 70 subsessões.
Existem algumas coisas que sabemos o que é como quimioterapia e mamografia, mas outras são bem interessantes. Você já ouviu falar em Penioscopia? E em Retossigmoidoscopia Flexível? Tenho até medo desses nomes. Mas ai vai a explicação do que são essas coisas.
Penioscopia é sim o exame do pênis utilizando um colposcópio ou uma lente de aumento. Já Retossigmiodoscopia Flexível permite o médico examinar a mucosa do reto e de uma porção do cólon (intestino grosso ). Isso é realizado inserindo um tubo flexível da espessura de um dedo no ânus e avançando com ele lentamente através do reto e parte do cólon. A diferença entre este exame e a retossigmoidoscopia rígida é que na última o tubo é rígido – e o incômodo muito maior.
Médico sacana é aquele que pede o exame de retossigmoidoscopia rígida.
Passada essas explicações médicas volto ao centro da questão. Especialidades são necessárias, mas está virando um exagero. Para fazer um chek-up é necessário ir em dezenas de médicos. Do dedão do pé ao fio de cabelo tem sempre um especialista adequado pra você.
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante e será liberado após moderação do autor deste blog.