terça-feira, 10 de março de 2009

GLOBO x BARRICHELLO

Sempre fui fã de Rubens Barrichello. Um ótimo exemplo como pessoa e esportista. Mas se existe alguém que foi massacrado pelos veículos de comunicação, essa pessoa é ele. Rubinho enfrentou o drama de ser considerado o sucessor natural de Ayton Senna logo após a morte do piloto em 1994. Depois de bons resultados em equipes pequenas foi para a maior equipe da época: a Ferrari.
A Rede Globo, necessitando muito recuperar anunciantes e audiência das manhãs e marugadas de corrida, apostou todas as suas fichas nele. Fez do fato um alarde no país, criou expectativas e colocou Barricello na beira de um penhasco, só faltou dizer: ou dá ou desce.
Só que a Globo esqueceu de avisar a todo um país que estava carente de um ídolo, que Barrichello estava ao lado de um gênio das corridas e que a Ferrari não faria nada para mudar o posto de rei do Schumaquer na equipe.
O que aconteceu todo mundo sabe! Rubinho era a cobaia, o caro dele quebrava, ele tinha que ser o escudeiro, sempre atrás. Ai é claro, virou piada. O que a Globo fez desta vez? Ajudou o piloto? Não. Fez crescer ainda mais essa fama com piadinhas em programas humoristicos e muito mais. Sito apenas a Globo porque ela é a detentora dos direitos de transmissão do esporte e por isso é a emissora que mais toca no assunto. mas não isento dessa culpa jornais, revistas, rádios e muitos outros meios. Claro que tem muita gente que apoia e sabe do verdadeiro valor dele.
Hoje ele ressurge das cinzas. Depois da aposentadoria alardeada por todos e até pela própria equipe falida, ele é chamado de volta e vai pilotar o carro, da agora, Brawn GP. O primeiro dia de testes (hoje), Barrichello ficou em terceiro lugar, uma ótima posição para quem está há 4 meses sem guiar.
Toquei nesse assunto para mostrar o quanto nós jornalistas e veículos de comunicação somos perigosos e capazes de arruinar vidas, carreiras e instituições. Por isso responsabilidade é tudo, manipular pessoas é feio. Vou tocar em inumeros casos deste por aqui, em breve falarei sobre o Caso Escola Base.

Boa sorte Rubinho!

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante e será liberado após moderação do autor deste blog.

O Mural está aqui

Prêmios

Contadores

free counters

Visitantes

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO