quinta-feira, 19 de março de 2009

PALAVRA (EN)CANTADA

Na quarta-feira fui ao cinema, desta vez nada de explosões, mortes, mistérios ou adolescentes voando em vassouras. Fui ver um documentário sobre música. Fazia tempo que não via algo simples, mas de uma profundidade tão singular. Me deu até saudades do tempo que fazia grandes reportagens.
Trata-se do documentário de longa-metragem chamado Palavra (En)cantada. Com uma atmosfera intimista, usando depoimentos gravados nas casas dos entrevistados, o documentário segue uma fórmula simples, mas muito gostosa de assistir.
Tudo vai fluindo muito tranquilamente interligando depoimentos com poesias, músicas e imagens raras de grandes momentos da nossa música. Dirigido por Helena Solberg, o longa "percorre uma viagem na história do cancioneiro brasileiro com um olhar especial para a relação entre poesia e música. Dos poetas provençais ao rap, do carnaval de rua aos poetas do morro, da bossa nova ao tropicalismo".
As participações são brilhantes: Adriana Calcanhotto, Antônio Cícero, Arnaldo Antunes, BNegão, Chico Buarque, Ferréz, Jorge Mautner, José Celso Martinez Correa, José Miguel Wisnik, Lirinha (Cordel do Fogo Encantado), Lenine, Luiz Tatit, Maria Bethânia, Martinho da Vila, Paulo César Pinheiro, Tom Zé e Zélia Duncan.
Foram 86 minutos que fizeram muito bem aos olhos e principalmente aos ouvidos. Segue o trailer do documentário.
Recomendo!!!!


3 Comentários:

Euclydes disse...

Oi Antenor, mais uma vez, parabéns pelo seu blog!

vou fazer um comentário atrasado: na sexta-passada vc falou mal da novela da globo que fez umas cenas toscas de luta, não assisti as cenas, mas concordo com vc. as novelas brasileiras (que sempre se destacaram pela narrativa, pelo enredo gostoso de assistir, foi deixado de lado em troca de efeitos especiais que estão longe de serem especiais. acho que estamos perdendo (os autores, produtores, diretores pelo menos) o prumo e o rumo! acho que essa é a razão das "citicom's" americanas começarem (acho que talvez já a bastante tempo!) a fazer sucesso no Brasil.
história bem amarrada, personagens marcantes, algumas piadas inteligentes e sempre algum dilema moral no meio...
quanto ao metrô, sinto muito, meus pêsames, mas a vida é assim: tem que "suar a camisa" (literalmente) para chegarmos lá!!!
abraços e parabéns

Antenor Thomé disse...

Valeu Euclydes!!!
É uma pena o que está acontecendo nas novelas. Pena também e ver as pessoas amontoadas como gado para tnetar usar o transporte público.
Um abraço!!!

breguenaites disse...

Antena,
achei um template (layout) que tem muito a ver com seu blog, olha:

http://btemplates.com/2009/02/20/city-sleeps-3c/

:*

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante e será liberado após moderação do autor deste blog.

O Mural está aqui

Prêmios

Contadores

free counters

Visitantes

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO