quinta-feira, 12 de março de 2009

REALITY SHOW

A Tv não vive mais sem este gênero de programas. Canal de Tv que se preze tem que ter o seu reality show. Dentro desses programas de "realidade" existem subgêneros: musicais, moda, medicina, policial, aventura, de emprego e o mais conhecido de todos, o de confinamento.
Como uma pessoa que é apaixonada por televisão, acompanho tudo o que passa na telinha: do melhor ao pior. Tenho minhas preferências, gostos e repulsas, mas não levo a sério certos tipos de disputas. Prefiro os programas que evitem votações, porque atrás de uma votação existe o apelo do bom e do mau, do legal e do chato, do mocinho e do bandido.
Formatos como Esquedrão da moda, 10 anos mais jovem, Supernanny, entre tantos outros, chamo de reality passivo. São aqueles programas que usam da vida real para trazer alguns exemplos, indiferentemente do gosto, para o telespectador. A pessoa assite e pronto. Não tem discussão, votação, ódio e amor com aqueles que por ali passam. São facilmente esquecidos e ponto final. Na outra semana um novo personagem aparece e assim vai.
O formato de confinamento acho muito perigoso e costumo chamar de reality ativo. O Big Brother é o maior exemplo disso. Você participa mais ativamente, ou acredita que participa. O formato do programa faz você acreditar que tudo aquilo é muito real e depende da sua decisão. Com isso esses programas despertam sentimentos dos mais diferentes nas pessoas, e o pior, grande parte do público leva isso a sério.
Enquanto formato de entretenimento acho válido, mas que fique sempre bem claro de que a realidade é produzida, a realidade é encenada e principalmente roteirizada.

2 Comentários:

Anônimo disse...

Oi..
Você não era repórter do CNU?

Fernanda

Antenor Thomé disse...

Olá Fernanda,

Eu era repórter no CNU, pela TV Uniban.
Nos conhecemos?

Um abraço

Antenor

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante e será liberado após moderação do autor deste blog.

O Mural está aqui

Prêmios

Contadores

free counters

Visitantes

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO