quinta-feira, 2 de abril de 2009

MERCADÃO MUNICIPAL

Foi uma tarde muito agradável. Nesta quinta-feira fui ao Mercado Municipal e depois passei no novo museu da cidade, o Museu Catavento. Sobre o museu falarei amanhã, incluindo uma novidade aqui no blog, semanalmente vou fazer reportagens em vídeo para ilustrar melhor os itens discutidos aqui.
Mas voltando ao mercadão, ah... que lugar maravilhoso. Começando pela arquitetura imponente, recentemente restaurada, que faz nossos olhares alcançarem o teto, as colunas e os belos vitrais. Projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo em 1926, o prédio foi inalgurado em 1933.
O movimento é sempre intenso, mas agradável. Os comerciantes são simpáticos, adoram agradar e oferecem sempre produtos de ótima qualidade. Entrar no mercadão é aguçar todos os sentidos. A visão, como já mencionei, é altamente requisitada com toda a imponência arquitetônica. O tato está sempre disposto a sentir novas texturas. A audição fica atenta com as ofertas e chamados dos vendedores para novos produtos. O olfato se perde na imensidão de perfumes e aromas dos mais diversos temperos, frutas, peixes e carnes. E o paladar? Esse sofre, sofre muito, mas é um sofrimento altamente masoquista. A cada "barraca" a vontade de provar, comer e beber fica ainda mais forte.
Tive então que obedecer meus sentidos e claro que comi o tão famoso sanduiche de mortadela. Aquilo é um pecado sem tamanho (aliás, tem tamanho sim, 400 gramas de mortadela), uma delícia mesmo. Para quem nunca foi ou comeu, recomendo.
Só uma coisa me deixou triste no mercadão: a insegurança da região. É uma ação corajosa tirar a máquina fotográfica da mala e fazer algumas imagens. O mercadão e o paulistano merecem uma atenção maior para a região, mais segurança e mais limpeza nos arredores ajudariam a levar ainda mais pessoas para este maravilhoso local da cidade de São Paulo.

1 Comentário:

Anna disse...

ahhh,nunca fui...nunca dá tempo,nas 2 vezes que estive aí.Confesso que escolhi o MASP :P na próxima quem sabe.Ótima dica.

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante e será liberado após moderação do autor deste blog.

O Mural está aqui

Prêmios

Contadores

free counters

Visitantes

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO