quinta-feira, 23 de abril de 2009

A PUBLICIDADE É UM CADÁVER QUE NOS SORRI

O título deste post é o mesmo título do livro de Oliviero Toscani (fotógrafo italiano que fez diversas campanhas polêmicas para a marca Benetton nos anos 90). Sua publicidade era ácida, forte e chocante. Para muitos era de mal gosto e deveria ser banida, para outros era uma obra prima para despertar a atenção das pessoas para temas polêmicos como a AIDS, preconceito racial, guerras entre tantos outros assuntos.
Queria fazer uma reflexão aqui sobre a nossa publicidade. Existem campanhas ótimas, bem sacadas e de extremo bom gosto. Mas também tem aquelas prejudiciais, preconceituosas e cheias de "lugares comuns".
Mas pro trás dessas campanhas o objetivo é o mesmo: compre. Quando digo comprar não me refiro apenas a adquirir produtos, ir ao shopping, é muito mais do que isso. Querem nos impor um estilo de vida, uma forma de pensar, um jeito de ser que não é o nosso. Isso sim é um problema.
Para ser feliz eu não preciso ter um super tênis que só falta andar sozinho, não preciso daquele celular que faz tudo ou do carro que me leva para lugares lindos e sem problemas. Isso tudo é mentira, esses produtos não fazem nada disso. Aliás, muitos desses produtos acabam ferrando nossas vidas. Um celular vai fazer você trabalhar mais, o carro vai fazer você ficar horas em um congestionamento monstro na marginal (tanto faz se você está em um fusca ou em um mercedes, o trânsito é igual e o estresse também). Assim é com tudo o que nos empurram para a nossa felicidade.
Só pra constar, mulher não fica mais "gostosa" quando bebe cerveja e nem vai em bares usando shortinho do "É o tchan" (a maioria pelo menos). A chance de você sair com um "canhão" é muito maior quando se está bebado.
Seguem algumas fotos de campanhas da Benetton feitas pelo Toscani.




3 Comentários:

EAD disse...

Sempre achei as campnhas desse publicitário muito boas, elas t~em, também, uma mensagem sutil que tem a ver com o comportamento

Ana Magal disse...

Toscani para mim é algo sobrenatural no mundo dos homens. Pouco tem uma visão tão direta e correta do mundo onde vivemos.

Ele quebra barreiras de preconceitos há anos e anos e poucos ainda percebem a importância que ele tem.

Tenho um livro comemorativo da Benetton onde vinha mais de 50 campanhas do Toscani. Amo e morro de ciúmes daquele livro. Não deixo ninguém nem chegar perto, rsss

Iara Grisi disse...

Não conheço muito de fotografias mas como leiga posso dizer que esta campanha foi inesquecível.

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante e será liberado após moderação do autor deste blog.

O Mural está aqui

Prêmios

Contadores

free counters

Visitantes

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO