quinta-feira, 23 de abril de 2009

SUPERMERCADO VERDE

Já falei aqui no blog que o planeta pede socorro. Disse isso na ocasião dos terremotos na Itália, mas os sinais aparecem todos os dias, em todos os lugares. Com tantos sinais, nos perguntamos continuamente qual seria a melhor solução. O que fazer para frear a destruição do nosso planeta.
Longe de mim em fazer propaganda (mesmo porque não ganho pra isso), mas temos que citar ações inteligêntes e eficiêntes. O Grupo Pão de Açúcar lançou o primeiro supermercado verde da América Latina.
Com um investimento de 7 milhões e meio de reais, a empresa lançou a novidade na cidade de Indaiatuba (interior de SP). São muitas as ações que poderiam ser seguidas por outras redes de supermercados e demais empresas.
O local conta com estações de reciclagem, embalagens ecológicas e redução do uso do plástico. Construção baseada no sistema LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), ações educacionais para crianças e funcionários. Há uma ampla divulgação de produtos orgânicos e sustentáveis.
Os frequentadores podem notar essas mudanças nos carrinhos que são feitos com garrafas pet, gôndolas com madeira certificada, bandejas artesanais produzidas com jornais, vagas do estacionamento com vagas confeccionadas em concregrama, vagas especiais para motoristas que utilizam carro a álcool ou a gás, entre tantas outras boas ações.
Tomara que mais empresas sigam o exemplo e mais locais "verdes" surjam em meio a tanto cinza.

4 Comentários:

Ana Magal disse...

Concordo amigo...

Se cada um fizesse um pouquinho muita coisa mudaria.

Mas o povo tem mania de achar que uma andorinha só não faz verão e dá no que dá. Foi com esse pensamento individualista que estamos onde chegamos. Cada um fazendo o que queria achando que não ia fazer diferença alguma: pronto! Destruimos o mundo.

Silvio /REZUMO GERAL disse...

Bem interessante! Embora eu não seja a favor da campanha que as redes de supermercados estão fazendo para acabar com as sacolas plásticas, que eles dizem ser em prol do planeta, quando na verdade é apenas uma jogada de marketing para reduzir custos, acho a idéia do Pão de Açúcar bastante interessante.

haroldo disse...

Nao tenho certeza que o super em Indaiatuba seja o "primeiro supermercado verde da America Latina". Mas sei que existem varias outras iniciativas, como a do ECOMERCADO em Sousas (Campinas, SP) que oferecem uma variedade de produtos e servicos (incluindo restaurante organico, livraria, mercado, etc). A conclusao eh que esse mercado tem futuro mesmo!

Anna disse...

Se ao menos alguns supermercados fizessem algo parecido, nem precisaria ser todos. Já contribuiria.

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