quarta-feira, 20 de maio de 2009

FILOSOFANDO

Na quarta-feira passada o tema na aula da pós-graduação foi sobre "Ponto de vista Epistêmico". Durante a aula o professor colocou algumas citações e também disse algumas frases que anotei. Coisas que achei bem interessante. Na hora disse para minha amiga Maysa que iria escrever sobre uma determinada frase aqui no blog.
Tive um baita contratempo, um sério problema na minha vida pessoal e acabei nem lembrando das tais frases. Hoje, dando uma folheada no caderno me deparei com essas coisas que anotei. Não é que elas são bem oportunas para o momento que estou vivendo e então começei a filosofar.
Começo sobre um "conceito" de visão multiperspectiva. Como gostaria de não ter uma visão dualista das coisas, agora estou abrindo o leque, tirando a venda dos olhos. Coisas que todos nós devemos fazer. Há muito mais do que dois lados em tudo na vida, a vida é muito complexa para se acreditar apenas no sim e no não... porque não vagar na imensidão do talvez?
"O barco faz água de todos os lados", sim é isso mesmo, não podemos limitar nossos pensamentos e acreditar apenas naquilo que podemos enxergar. Do outro lado do barco há água também, há possibilidades e o melhor: a surpresa do desconhecido, do diferente, do surpreendente.
"Todo ponto de vista é a vista a partir de um ponto". Isso é ótimo. Fomos treinados a acreditar naquilo que está saltando aos nossos olhos, depois que tomamos isso como a nossa verdade esquecemos que há milhões de formas de analisar, ver, ouvir e entender uma situação. Estou vivendo intensamente esse momento. A cabeça trabalha tentando entender fatos, tentando se colocar como observadora em todos os planos e visões.
Temos que deixar aquela postura narrada por Platão na "Alegoria ou mito da Caverna", sair da zona de conforto e enfrentar a realidade, por mais que ela doa, por mais que seja cruel. Só assim conseguiremos entender melhor tudo que acontece no país, na política, na natureza e principalmente dentro de nós mesmos.

2 Comentários:

Kátia disse...

Gostei Antena!! Vou até copiar uma parte..kkkkk..
bjs

Maysa Correa disse...

Já que fui citada tbm deixo minha contribuição, trazida da aula, para pensarmos um pouquinho a respeito de nossos pontos de vista:
- portanto + talvez
- conceitos + noções
- verdades + aproximações possíveis
- certeza + buscas

Bjos e vida longa ao Mural do Antena!

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante e será liberado após moderação do autor deste blog.

O Mural está aqui

Prêmios

Contadores

free counters

Visitantes

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO