terça-feira, 23 de junho de 2009

MÍDIA E PODER

Com toda correria desta semana nem me lembrei que as aulas da pós-graduação deste semestre terminaram na semana passada. Nos últimos 6 meses fiz a matéria Mídia e Poder com o professor Dimas Kunsch lá na Cásper.
Todos os assuntos abordados na aula foram ótimos e me fizeram crescer muito intelectualmente. Bons textos, bibliografia muito inteligente e grandes debates em sala de aula. Toda quarta-feira chegava da aula com muitos pensamentos e idéias para colocar aqui no blog.
Vou sentir falta de tanta inspiração... Por falar nisso, hoje estava voltando da TV e fiquei pensando horas no trânsito sobre a influência das coisas na vida da gente. Estou partindo do ponto que considero mídia qualquer ser humano e o poder a influência que um exerce sobre o outro.
Quantas vezes eu já fui influenciado, minha vida tomou rumos diferentes e ousados pelo poder que algumas pessoas tinham no meu dia-a-dia. Somos engolidos por uma enorme quantidade de fatos e não percebemos que muitas vezes trilhamos caminhos que nem sempre queremos trilhar, já por outras vezes entramos em uma estrada que nunca entrariamos, mas ela nos leva para o destino que pensavamos.
Mas também fazemos o inverso. Nós também influenciamos, nós persuadimos, indicamos, palpitamos e desta forma trilhamos o rascunho da vida de outras pessoas. Muitas vezes esse rascunho é aquilo que gostariamos para as nossas vidas, mas nem sempre a estrada está disponível para nós.
Hoje fiquei pensando sobre isso... O que seria da minha vida se eu tivesse pego outra estrada? O que teria acontecido se tivesse ouvido outras pessoas? Nunca saberei a resposta, mas sem dúvida não me arrependo nem um pouco do rumo que tudo está tomando. Mesmo porque, apesar da influência, quem manda no nosso destino somos nós mesmos.
Isso tudo tem relação com mídia e poder, foi assim que me lembrei que nesta quarta não tem mais aula. Agora só no semestre que vem, com outro professor e outra temática. Novas influências e influenciáveis.

1 Comentário:

Karina Araújo disse...

Microfísica do Poder, Foucault

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante e será liberado após moderação do autor deste blog.

O Mural está aqui

Prêmios

Contadores

free counters

Visitantes

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO