segunda-feira, 29 de junho de 2009

PSICOPATAS NA INTERNET

A internet é algo mágico e que pode trazer grandes vantagens para o ser humano. Mas muitas vezes o péssimo uso da ferramenta acarreta em aborrecimentos e em casos mais extremos pode arruinar carreiras e vidas.
No twitter tem acontecido muito isso. Qual deveria ser a dinâmica da coisa: seguir pessoas que você conhece, gosta ou de alguma forma tem interesses comuns. Naturalmente você deveria ser seguido também por aqueles que te conhecem, gostam do que você escreve ou tem interesses na sua área de atuação.
Até ai tudo seria perfeito, pessoas se respeitando, contribuindo uns com os outros e trocando conhecimento, histórias e vivências. Eis que surgem os psicopatas na internet. Vi este termo sendo usado pela escritora Letícia Dornelles, que atualmente escreve para o sitcom “Louca Família” da Rede Record.
Uma personalidade psicopata não se restringe ao assassino em série. Um psicopata pode ser uma pessoa simpática e de expressões sensatas que não vacila ao cometer um crime quando lhe convém e faz sem sentir culpa pela sua ação.
Letícia estava refletindo sobre essas pessoas, que criam perfis falsos, seguem discriminadamente qualquer um para atacar, falar mal, atingir a honra e a moral daqueles que estão ali.
Uma pessoa que está disposta a entrar em um espaço público para tentar arruinar outras pessoas é um criminoso, merece arcar com as conseqüências. Li em alguns sites de especialistas que a internet ajuda a aflorar o lado mais cruel das pessoas. Isso é até fácil de compreender, você tem como proteção uma máquina e pode se esconder por anos sem que ninguém saiba quem realmente você é.
Vale sempre lembrar que certas atitudes devem ser levadas a sério. Enquanto não houver denúncia não há como ter punição.
A internet não pode ser um mundo sem lei, uma terra sem dono onde todos podem fazer o que bem entendem. Sei que sou seguido por algumas pessoas que escondem a verdadeira identidade. Só o fato de se esconder já não é boa coisa, quem não deve não teme.

11 Comentários:

Ana Maria disse...

Psicopata da internet é o sujeito que deixa comentários anônimos maldosos em blogs e sites. A maioria das pessoas não leva a sério, é claro. Por que o anônimo não merece crédito. Mas tem gente que absorve a informação e passa para a frente.

Jeniffer Santos disse...

dois comentários meus, deram erros =/

perdir a paciência!hehehe xD

resumindo, concordo com vc! todo mundo tem é q ter cuidado, e criar sua propria lei na internet, ter cuidado ao sair aceitando td mundo nas redes sociais, só p dizer q é popular, ter cuidado ao postar mts informações pessoais.

seu blog é mt bom!
vou segui-lo ;D

queria ter essa disposição p atualizar o meu, vou tentar a partir de hoje... já já, atualizo!

beijos

Renan disse...

Que internet não seja um liberalismo total.

Mas... Que atire a primeira pedra, quem nunca utilizou e/ou desejou o anonimato.

Arte&Manhas disse...

Penso que o psicopata da internet é como outro psicopata qualquer: A porteira maldizente. O sujeito do 5ºB que risca todos os carros novos que encontra no estacionamento. O jovem do 8ºC que tem um enorme prazer em pintar as paredes da escada com símbolos que ninguém entende...

Só que a estas pessoas do nosso dia-a-dia nós não vimos como psicopatas. Mas penso que são. Tal como os da internet, eles são pessoas de má índole e perigosas, têm prazer em fazer mal e também se escondem, ou tentam esconder.

Abraços
Luísa

Gil disse...

Não chamo de psicopatas.....óbvio que alguns são, mas a grande maioria são covardes que se escondem atrás do anonimato, eu acho que as pessoas usam a internet de uma forma errada pois existe uma grande exposição onde pessoas podem vasculhar sua vida com a maior facilidade.

Anônimo disse...

adorei a postagem, nunca tinha pensado nisso dessa forma,é até meio coerente mesmo esses psicopatas da internet.

Anônimo disse...

Definitivamente, adorei seu texto. A internet, realmente, não pode ser uma terra sem dono ou uma cidade sem lei. Temos que aprender a denunciar. No orkut, por exemplo, não meço esforços em denunciar algum maluco que expõe sua nudez, ou algum psicopata que criar perfis falsos para atacar na primeira oportunidade. Na minha opinião, estas pessoas não passam de verdadeiros covardes!

Iana da Costa Nascimento
www.twitter.com/ianacn

anderson disse...

quero ressaltar que todos devem tomar cuidado não apenas com a internet, mais sim no convivio social abrangente os psicopatas estão em qualquer lugar, estão ai soltos procurando suas vitimas usufruem das mesmas como parasitas que destroem familias inteiras sem sentir qualquer remorço, não esboçam qualquer sentimento de piedade, na verdade não possuem qualquer sentimento, e sabem muito bem o que estão fazendo.... tomem cuidado ja conheci um... abraços..

Anônimo disse...

Oraçao pra vizinho se mudar
Nome:
Data: 20/01/10

Faça o pedido depois da contegem regressiva terminar 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 ,eu quero que (VALDECI MATEI E FAMILIA) com o poder da bruxa e das bruxinhas e a força poderosa do Universo se mude o quanto antes para bem longe da minha casa. Mandar publicar com muita fé que as bruxas vão conceder o pedido.

Anônimo disse...

Oraçao pra vizinho se mudar
Nome:
Data: 14/06/10

Faça o pedido depois da contegem regressiva terminar 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 ,eu quero que (VALDECI MATEI E FAMILIA) com o poder da bruxa e das bruxinhas e a força poderosa do Universo se mude o quanto antes para bem longe da minha casa. Mandar publicar com muita fé que as bruxas vão conceder o pedido.

14 de junho de 2010 02:39

Anônimo disse...

Fazem alguns meses que conheci alguém em uma sala de bate-papo, por mero acaso, já que não frequento estas redes. Eu é que fui falar com ele, pois achei seu nome interessante. Começamos a conversar, e eu simplesmente me encantei pelo léxico culto e formal que ele usava. Conversamos bastante, e resolvemos nos falar por meio de outra rede social. Ele era muito inteligente, portanto, me impressionou com muita facilidade. Ainda no início, disse à mim que era insensível e que não sentia culpa. De imediato, pensei que poderia ser um psicopata, mas que psicopata ia dizer de forma tão aberta: "sou frio e calculista?" Isso me intrigou, e me fez continuar em contato com ele. Tempos se passaram e acabei me apegando muito à ele... E agora, ele era extremamente doce e gentil (disse que a "máscara" de insensibilidade era um refúgio devido aos problemas que havia passado). Me contou sobre um passado triste e me fez sentir pena e vontade de acolhê-lo. Não demorou e eu estava completamente apaixonada. Mas, desconfiada do jeito que sou, nunca passei meu telefone ou marquei de me encontrar. Mas, ele disse que me ama, e que quer me conhecer, quando eu me sentir segura para isso. Estamos nessa situação, me afastei por medo, e penso que ele pode ter realmente usado este rótulo como forma de enfrentar o mundo. Ele já me mostrou algumas fotos dele e dos irmãos, e fez algumas gravações de áudio... Mas, ainda estou receosa. Não sei mais em que acreditar...

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante e será liberado após moderação do autor deste blog.

O Mural está aqui

Prêmios

Contadores

free counters

Visitantes

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO