quinta-feira, 4 de junho de 2009

QUE REI SOU EU?

Antes de iniciar este texto quero dizer que sou solidário e sei da dor que as famílias dos passageiros do voo AF 447 estão sentindo.
Entre os passageiros estava Pedro de Orleans, um dos descendentes da família imperial brasileira. Ele era tetraneto de Dom Pedro II e trineto da princesa Isabel, figuras importantes na formação do país e conhecidas de todos pelos nossos livros de história.
Então fiquei aqui pensando sobre a monarquia e todas essas formalidades e pompas que existem ao redor do Império. Império que não existe mais (e faz um tempinho já) mas que ainda reside no coração daqueles que descendem dessa linhagem.
Tirando algumas rarissimas exceções, a monarquia é algo que cheira pó e não serve de nada. Mas acho engraçado como eles gostam de manter certas tradições, títulos e atitudes que não condizem com a realidade do nosso país.
A nossa família real é bem discreta, não aparecem em telejornais, dificilmente estão em capas de revistas, mas mesmo assim gostam e deixam claro a sua posição de alternativa ao comando do país. Lembro até de um plebicito que tinha como opção a volta da monarquia.
É até bonito e folclórico o reconhecimento que alguns países fazem aos seus monarcas. Mas isso no Brasil não faz muito sentido e nem combina muito. Reis, castelos, principes e princesas, disputas por tronos, coroas e uma gama enorme de coisas estão mais ligadas a Europa, aqui no Brasil essa história tem muito menos glamour e seriedade.

3 Comentários:

Alexandre Forato disse...

Acho que essa falta de seriedade com a monarquia no Brasil, deve-se ao fato de termos sido uma colônia e, por isso nos identificamos pouco com eles.

Ana Magal disse...

Polêmicas a parte. Eu sou uma que votei para a volta da Monarquia e continuo pensando assim. Melhor viver numa 'falsa' Monarquia do que continuar vivendo nessa 'falsa democracia' onde estamos.

Estou triste não só pela morte do príncipe, como de todos os passageiros do vôo.

Mas fazer o que...

Braulio disse...

Primeiro você deveria se informar melhor. Existiu uma monarqui a Brasileira que deu muito certo no país e foi referência para o mundo. Ela foi destruída por um golpe militar liderado por escravocratas republicanos que jogaram o Brasil nesse estado crônico. Nós monarquistas estamos nos organizando e em breve apresentaremos ao povo brasileiro o quanto a monarquia pode ajudar para resolver os problemas da nação.

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante e será liberado após moderação do autor deste blog.

O Mural está aqui

Prêmios

Contadores

free counters

Visitantes

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO