sexta-feira, 10 de julho de 2009

O QUE É REAL?

Lá vamos nós para mais um pouco de filosofia de botequim. Hoje estava pensando sobre a vida e então entrei em um exercício maluco de discussão com meus próprios pensamentos.
Em determinado momento estava pensando sobre a realidade. O que é real? Lembrei de uma vez que estava marcando uma entrevista com uma fonte e ela me escreveu o seguinte por e-mail: "só vou te dar essa entrevista se você for real". Como assim?
A internet fez as pessoas perderem um pouco esse limite entre a realidade e o mundo imaginário. Claro que eu era real, o meu trabalho era real, a entrevista seria concreta, física, presencial, com câmera e tudo mais. Mas o simples fato do contato ter começado por e-mail fez tudo parecer imaginário, falso, de brincadeira. Foi difícil convencer que o que eu queria era pra valer, foi difícil conseguir o telefone dessa pessoa para que eu pudesse explicar para ela que tudo o que eu queria no e-mail era pra valer. Engraçado que troquei e-mail com a pessoa por meses e nada da entrevista, mas foi com uma ligação e tudo se resolveu.
Falando em entrevistas me lembrei de um fato que até hoje me faz rir. Uma vez fui gravar uma entrevista com um nome bem conhecido da nossa televisão, figura lendária até. Obviamente não vou citar quem é aqui. Essa pessoa fez eu e minha equipe esperar por mais de 2 horas na porta do camarim. Saiu do camarim com um péssimo humor, quis mudar minha pauta, queria saber das perguntas antes... resumindo foi um saco. Foi ligar as luzes e o meu cinegrafista me dar o sinal de que estava gravando e essa personalidade mudou completamente. Abriu um sorriso largo e foi a maior simpatia durante todo o papo, parecia meu amigo de longa data.
Onde está a realidade? As pessoas criam personagens (não só os famosos), manipulam a essência para trasparecer algo. Isso não é culpa da tecnologia, da internet, do mundo virtual. Logico que todo esse avanço deu mais artifícios e ferramentas para que a realidade não seja tão real.
Por falar em realidade, vou colocar algumas histórias dos meus longos anos de reportagens... Tem muita coisa legal (ia até virar livro). Mas é para você, o que é real?

2 Comentários:

Jovem Perdida disse...

hum, acho q o "real" é o q está dentro da sua cabeça. Eu sou uma personagem, mas tudo isso que aparece aqui e no blog e no twitter, sai da cabeça de alguém. Nao significa que a personagem seja fake, só nao tem um rosto definido. Durante o dia todos nós somos vários personagens, é o famos jogo de cintura para superar os obstáculos da vida. Nós fazemos a realidade acontecer. A internet é só um meio de camuflar quem está fazendo essa realidade. ;)
Gostei do texto!!
Beijosss

Danny disse...

Gostei do texto...aliás, o que é real...até o q as pessoas dizem verdade no perfil do 'orkut', por exemplo, muitas vzes acabada se passando pelo o que elas gostariam de ser, e na verdade nao são...

Sorriso largo?? siiim, ma so meu não e falso, hahahaha =P

bjos

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante e será liberado após moderação do autor deste blog.

O Mural está aqui

Prêmios

Contadores

free counters

Visitantes

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO