sábado, 10 de outubro de 2009

SER CANHOTO

Quando estava encerrando minha faculdade de jornalismo em 2003 tinha que fazer o tal TCC. Acabei fazendo um vídeo sobre o Riso, mas eu tinha um "plano B" que era escrever um livro sobre a "Vida do Canhoto".
Eu sou canhoto e nunca tive nenhum problema sobre isso, aliás eu acho o máximo. O primeiro aspecto que se comenta é o de escrever com a mão esquerda. Muita gente fala que canhoto tem letra feia e encontra dificuldades para escrever. Minha letra é bonita, as pessoas vivem elogiando e quanto as dificuldades acredito naquela história da adaptação. Fui aprendendo a lidar com as dificuldades e hoje não encontro grandes problemas.
Eu cheguei a fazer uma longa pesquisa sobre essa questão do canhoto e dos instrumentos adaptados para facilitar nossa vida. Quem é destro nunca deve ter parado para pensar, mas instrumentos simples como tesoura, régua e abridor de lata são feitos para pessoas que usam a mão direita. Esses objetos criados para o mundo dos destros fazem com que o canhoto tenha uma imagem de desajeitado, atrapalhado porque ao usar um abridor de latas, por exemplo, parecemos contorcionistas.
O que muita gente não sabe é que existiu um preconceito muito forte contra os canhotos e ainda há muitos traços desse preconceito ainda hoje. Vamos então buscar algumas explicações e respostas na história para entendermos o que há de temível nos canhotos.
Começemos pela religião, elas adoram criar preconceitos e idéias malucas sobre as coisas. Na bíblia Jesus senta-se ao lado direito de Deus. No século XVII difundiu-se a idéia de que o Diabo batizava seus seguidores com a mão esquerda. O Alcorão, por exemplo, diz que aqueles que carregam o livro na mão esquerda no dia do Juizo Final são as pessoas que não foram bem-venturadas. Ainda falando de religião, muitos canhotos foram queimados em fogueiras porque eram considerados feiticeiros, bruxas e paranormais.
Saindo da religião e partindo para a política. Percebemos também a forte influência desse pensamento obscuro com o lado esquerdo. Bom, de cara podemos citar o fato de o lado do contra, opositor, que está a margem é a "esquerda". Na monarquia francesa ficava notória essa separação. Nobres ficavam ao lado direito do Rei, já a burguesia sempre a esquerda.
Esses são fatos que foram criando um imaginário que foi passando de geração para geração. Em um passado não tão distante professores repreendiam alunos que escreviam com a mão esquerda, forçavam crianças aprender a escrever com a mão direita. Até cumprimentar alguém é "correto" fazer com a mão direita.
Estimasse que cerca de 10% da população seja canhota. Alguns livros tentam encontrar respostas sobre as razões desta questão, um deles chama-se "Right Hand, Left Hand". Não existem dados e estudos conclusivos sobre o canhoto. Muitos dizem que o canhoto é alguém diferenciado porque o lado direito do cérebro é mais ativo, lado esse que é ligado a genialidade, com as habilidades artísticas e visuais.
Pra finalizar e mostrar esse certo preconceito vou citar mais duas coisas. Adivinhe qual é o dia do canhoto. Dia 13 de agosto. Não preciso dizer que é um dia considerado por muitos de azar e no mês considerado de mal agouro.
Alguns idiomas deixam claro o lado negativo do canhoto. Bom, o contrário de canhoto em português é destro, que significa alguém dotado de destreza, hábil, correto. Em italiano canhoto é "sinistro" que quer dizer de mau agouro, fúnebre, ameaçador. Já em francês canhoto é "gauche" que significa alguém acanhado, inepto.
Quem utilizou muito bem esse termo foi Carlos Drummond de Andrade na primeira estrofe do poema "Poema de Sete Faces".
Quando nasci, um anjo torto
desses que vivem na sombra disse:
Vai, Carlos! ser gauche na vida.

18 Comentários:

mistico do livro disse...

Então, eu sou canhota, tenho e minha letra é bem legal, o único problema que encontro são aquelas cadeiras com apoio sabe?Sempre que vou fazer alguma prova nunca tem a carteira de canhoto.Mas tirando isso sou feliz sendo assim.

BEIJOS!!!!

Antenor Thomé disse...

De tanta raíva pela falta de carteiras para canhoto eu me adaptei e me acostumei a usar as carteiras para destros!!! hahah

Fábio Diniz Nogueira disse...

Nunca sofri nenhum problema ou preconceito por ser canhoto !!
Pelo contrário, sempre tive minha caligrafia elogiada e minhas atividades incentivadas por sempre as desempenhar com zelo e capricho !!
É claro que passei pela fase da profª que mudava o lápis de mão e da "carteira de braço" no colégio criada apenas p/ destros: nada disso, em momento algum veio a me constranger !!
Ah, toco violão como destro e ñ como Paul McCartney !!
Acredito que cada um de nós, como criaturas de Deus, viemos a este mundo com um propósito: e o fato de se executar as atividades seja com a mão direita, seja com a mão esquerda, ñ nos isenta da execução desta tarefa !!
É o zelo e a dedicação durante a execução da mesma que destaca as pessoas e não a mão que a executa !!
Deus me criou assim e, com certeza, para um objetivo maior que um banal preconceito e sou muito feliz por ter sido escolhido por Ele, p/ execução dessa tarefa !!
Destros e canhotos: nos orgulhemos do que somos e ñ do que pensam que somos, pois todos nós desempenhamos um papel importante na manutenção da engrenagem que faz o nosso mundo girar !!
Sejamos muito felizes por esta sublime oportunidade !!

Iana da Costa Nascimento disse...

Oii, Antenor!
Perfeito o seu texto. Eu não sou canhota e na minha extensa família só há 04 canhotos: meu avô que já é falecido, minha tia, meu irmão e meu sobrinho. Meu irmão mais velho nasceu canhoto e minha mãe fez com que ele aprendesse a escrever com a mão direita, não por preconceito, mas por ser mais prático para ela ensinar os devderes de casa para ele. Hoje ele tem 40 anos e para as demais demais atividades do dia-adia ele usa a mão esquerda mesmo. Não vou esconder que tudo que costuma ser diferente me chama a atenção e o fato de observar um canhoto sempre me admirou muito. Sempre quis ser canhota por ser diferente, por achar bonito e também, por alimentarem a história de que quem é canhoto é mais inteligente que os destros.

chrisdark disse...

oi eu não tenho preconceito algum com pessoas canhotas, não é por que eles são uma minoria (comparado com os destros) que são estranhos, talvez nos destros é que sejemos.
e a religião realmente cria muitos preconceitos e tabus, adorei seu blog e pretendo ser joranlista pois amo escrever...

otimo blog! visite http://infortunio-dark.blogspot.com/

Ana Magal disse...

Sabe Anteninha eu passei por muitas dificuldades por ser canhota. Estudei em colégio de freiras, no mesmo que minha mãe (também canhota), e lá elas nos "obrigavam" a ser destras. Tipo, amarravam nossas mãos esquerdas atrás da cadeira para nos "obrigar" a escrever com a direita. Na época da minha mãe foi uma tortura, mas comigo, qdo ela descobriu virou um bicho e só fizeram uma vez.

Minha mãe é como chamam canhoto verdadeiro, isto é, aquela que só faz as coisas com a mão esquerda. Tudo... Exatamente tudo: troca a faca de mão pra cortar, usa o abridor de latas ao contrário, etc. Eu já me "adaptei" um pouco ao mundo destro. Por exemplo, sei usar a faca na mão direita, uso o abridor pelo lado dos destros, uso o mouse sem trocar a direção dos botões. Mas escrever só a esquerda.

Uma vez tentei escrever com a direita e parecia letra de bêbado, nunca mais tentei.

Uma vez fiz uma pesquisa para um trabalho, ainda no antigo 2º grau, sobre os canhotos. Como eu na época tinha, digamos, um tanto de vergonha por ser diferente, acabei descobrindo que as maiores mentes (uns usaram a inteligência para o bem outros não, rs) do nosso mundo eram canhotos: Adolf Hitler, Albert Einstein, Alexandre O Grande, Angelina Jolie, Bill Cliton, Bill Gates, Benjamin Franklin, Chaplin, Ayrton Senna, Nietzsche, Fidel Castro, Bush (pai), Jânio Quadros, Machado de Assis, Napoleão Bonaparte, Leonardo da Vinci, Oprah Winfrey, Paul McCartney, Picasso, Ronald Reagan, Paul Simon, Peter Fonda, Robert Plant, Rainha Vitória, entre muitos outros.

Os canhotos, provado cientificamente, são mais rápidos no pensamento, isto é, sua lógica e racionalidade são extremas. Tem tendências para o lado criativo se dando bem em profissões artísticas, literárias, de ciências, políticas e uma incrível habilidade visual. Todos os canhotos são observadores.

Ah! E super compravado... Até hoje todos os "gênios" do mundo, isto é, pessoas com QI acima da média, são canhotos!!!!

Hoje tenho orgulho de ser canhota... E de todos os canhotos do mundo!!! Viva nós!!!!

P.S: como sempre escrevi um testamento haha

Susana disse...

Ah eu não sou canhota, mas nunca olhei os canhotos com esses olhos...
Sempre ouvi falar que as pessoas canhotas são mais sensíveis e amorosas, então eu os vejo com um olhar mais poético, pode até ser uma besteira nunca comprovada, mas observando as pessoas eu acho que é verdade sim, começando por você que eu nem sabia que era canhoto...

Anônimo disse...

oi eu sou canhota e tenho muito orgulho disso apesar de viver em um mundo que para nos conhotos seja um mundo "errado" mesmo assim gosto.....quando eu era pequena e estudava na escolinha por ordem da minha mãe e tambem da escola eles sempre tiravam o lápis da minha mao e colocava na direita em casa tb era a mesma coisa mais nao adiantou em nada faço tudo completamente tudo com a mao esquerda.KARLA

Anônimo disse...

eu quero apreider atocar violão

Anônimo disse...

profundo sentimento por aquelas familias inteiras queimadas vivas em fogueiras...então quem é bruxo,quem sofreu ou quem cometeu a maldade.

@_JJunior disse...

Cara pior é minha história, estou indo em rumo diferente a muitas pessoas.
Eu era Canhoto quando criança, nasci canhoto. Quando entrei na Escola me obrigaram a escrever com a direita. E hoje 20 e poucos anos depois ainda tenho a letra horrível com a direita.
Mas hoje resolvi dar um basta. Vou voltar a ser canhoto…
Faço traços com a mão esquerda que de longe c/ a direita não consigo.

Antenor Thomé disse...

É verdade.. tem muita gente que foi obriggado pelas escolas ou pela própria família a aprender a escrever com a outra mão.
Conheço muitos destros que dizem não gostar e conseguir escrever com a mão direita, mas foram alfabetizados assim...

Valeu pelos comentários.

warllen disse...

Gostei muito do que eu li heim...é verdade heim, minha família, vivia colocando a minha mão direita para escrever, mais não conseguiram, minha vó, como é da religião catolico cristão... nem se fala então.
E eu não lembro onde eu vi, mais parece que quem nasce escrevendo com a mão esquerda (Canhoto) tem mais habilidade, perspicas e rapidez, para aparender a escrever com a outra mão. Já os que escrevem com a mão direita (Destro) não tem tanta habilidade quanto os canhotos para desenvolver a apitidão de escrever com a outra mão...

Giovanna Incerteza. disse...

Bom... Eu sou canhota e acho que isso não interfere em nada, sério. Eu me adaptei, mas nem foi por que eu quis, e nunca sofri nenhum preconceito, muitas pessoas ja me falaram que gostariam de ser canhotas também, e eu acho legal ser diferente! haha, enfim, AMO SER CANHOTA.

Anônimo disse...

Sou canhota tbm,e sabe não gosto das cadeiras pra canhoto,ela deixa meu lado direito exposto.kkk é uma sensação RUIM. eu gosto de ser canhota,acho bonito. mas não fico reparando nos outros não. minha mãe morre de medo quando eu pego uma faca perto dela pra fazer algo,mas eu nao vejo problema.

Anônimo disse...

As pessoas acham e pensam que os canhotos nao sabem fazer algo correto.Os canhotos encontram dificuldades que os destros nao passam por esta situaçao.As coisas geralmente sao feitas para as pessoas destras.EU acho que as pessoas deveriam se colocar no seu lugar e respeitar os direitos do outro apesar,de todas as diferenças encontradas.Porque o outro tem o mesmos direitos que as outras pessoas possui

Anônimo disse...

Olá, também sou canhoto, acho isso o máximo porque sou diferente do resto das pessoas, até hoje minha única dificuldade por ser canhoto foi encontrar instrumentos de corda para canhotos, tem que encomendar e tal, fica muito mais caro, mas tirando isso eu amo ser canhoto

Gustavo Oliveira disse...

Sou orgulhoso por ser canhoto me destaco em alguns sports + tenho uma dificuldade enorme quando escrevo,por + que eu treine minha letra não muda quando escrevo minha mão fica tremendo depois de 5 minutos vem a distonia quando o professor me chama pro quadro sempre invento uma desculpa,Agora quando não vó pro quadro perdoo 1 ponto e quando vó os alunos ficam Tirando onda com a minha letra. Se você fizer um blog pra ajuda as pessoas que tem essa dificuldade agradeceria muito!!Ate hoje fico puto com as injustiças do mundo 2014

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante e será liberado após moderação do autor deste blog.

O Mural está aqui

Prêmios

Contadores

free counters

Visitantes

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO