EU ESTOU ON LINE
TweetNão foi o apagão que me fez escrever esse texto, mas quando ele aconteceu me fez pensar muito nesse tema: O quanto temos necessidade de estarmos conectados. Parece brincadeira, mas há alguns anos muitas das preocupações que temos hoje não existiam, o que veio para simplificar e ajudar acaba nos deixando ainda mais neuróticos e sem tempo.
Vamos lá, lembro que a primeira vez que me conectei na internet foi em 1998. O computador dentro de casa era algo estranho, um ser alienígena que não combinava com o ambiente. Eu estava conectado a AOL e tinha aquele comunicador igual ao MSN. Era legal, falava com muita gente do Rio de Janeiro.
Paralelamente veio o ICQ e depois migrei para o UOL. O ICQ era muito bom, aquele barulhinho chato começava a fazer parte do dia a dia e muitas vezes sentia falta dele. Mas no meu caso a internet não estava ligada a trabalho e profissão. Era muito mais um meio de distração e curiosidade. Recebia poucos e-mails, conversava com algumas pessoas e fazia pesquisas para trabalho de escola. Quando entrei na faculdade e comecei a trabalhar e a internet ainda não tinha "importância". Lembro que as salas de multimídia não eram muito utilizadas e tinha muita gente que lá era um lugar que tinha computador, televisão e videocassete, isso mesmo, videocassete.
Bom, pulando no tempo não preciso nem dizer o quanto tudo mudou, hoje é dificil imaginar o dia sem estar conectado, nosso trabalho (o de muita gente) é facilitado pela web e tenho certeza que muita gente trava se não tiver acesso.
A maneira de se relacionar com as pessoas e com as máquinas mudou. Hoje é preciso ser multimídia, é preciso conhecer programas, tecnologias, novidades para se manter informado e atualizado. Ao mesmo tempo ficamos reféns de aparelhos, de sistemas, ficamos presos na teia, na grande rede de uma aranha que não sabemos onde está.
Hoje, quando me conecto à internet tenho que abrir inúmeras páginas. E-mail pessoal, e-mail do trabalho, meu blog, twitter, orkut, facebook e msn. Isso pra dizer o básico, porque em cada um desses itens existem outros semelhantes, complementares, concorrentes... Assim vamos ficando cada vez mais amarrados. Coloque como agravante que para se conectar não é mais necessário estar em uma mesa e usando um desktop. Hoje a conecção está no trabalho, em casa, no shopping, no celular, na faculdade, está no ar, no planeta todo.
Não me lembro agora de quem é essa frase, mas ouvi na aula da pós, tanto dita pelo professor Dimas Kunsh como pelo professor Sérgio Amadeu, se alguém souber pode escrever no comentário. A frase diz muito do momento em que vivemos " A tecnologia que nos liberta é a mesma que nos aprisiona".
Uau, amei o texto e é a mais pura verdade. Sentimos necessidade de estarmos em constante comunicação porque o homem é o ser social. A comunicação é algo inerente ao ser humano e a cada dia isso só evolui. Penso que na época dos nossos netinhos a comunicação será feita através de um chip onde passaremos a ler os pensamentos uns dos outros... Ohh, do jeito que a coisa anda, não duvido nada! kkkkkk
Beijos.
Pura verdade, eu estudo via internet! Tiro dúvidas, peço apostilas, já tive aulas de matematica!!! Até quando tenho dúvidas quanto a escrita de alguma palavra recorro ao dicionário on line! Eu sempre me pegunto: como eu conseguia viver off line??? Imagino a tecnologia que meus filhos terão acesso (os filhos que não tenho...rs), tudo via celular? Comando de voz? Difícil imaginar, né??? Hoje até geladeira está conectada!!!
...últimamente estou na x°tentativa de ler um livro (daquela maneira tradicional, sabe??? ...aquele de papel...rs)...mas confesso que tenho trocado pelos seus textos...isso é um/a vício/necessidade?????????????...acho que não!!! Seus textos são muito bons!!!
bjs
Excelente texto... e não deixa de ser verdade... Mas, sou nostálgica, ainda prefiro ler livros pelo método tradicional, ver filmes e séries pela TV tradicional, do que via Internet... E me conectar via celular? Hahah, sob o risco de ser rotulada de jurássica, prefiro apenas a função habitual do celular mesmo, ligar e receber ligações...rs
Hum... seria eu, uma "extraterrestre"?
Obrigado pelos comentários!!
Os elogios estão me deixando metido hein!! hahaha
Valeu mesmo...
concordo com vc rapaz! não sei o que seria da minha vida hj sem a internet! incrível como ela está presente nas quase 24h do nossos dias.
ah, a frase foi o Sergio Amadeu que falou... é do texto do Alexander Galloway (how control exists after decentralization). tipo, "O protocolo que nos liberta é o mesmo que nos aprisiona"... mas se aplica perfeitamente a sua contextualização sobre tecnologia.
abraço
diego sieg
Aeee obrigado Diego!!!
Sabia que alguém ia fazer minha memória voltar!! heheh
Valeu!!
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante e será liberado após moderação do autor deste blog.