segunda-feira, 16 de novembro de 2009

A FAZENDA - REALITY 24 HORAS DE PLANTÃO

Não sou preconceituoso quanto a formatos televisivos. Trabalho em televisão e sei o trabalho e a capacidade dos profissionais que estão por trás de programas de todos os tipos.
Lembro de uma pessoa que conheci, era um excelente produtor e tinha grande experiência e tinha trabalhado em formatos de grande sucesso. Na época que conheci essa pessoa, ele trabalhava gravando um programa que passava na madrugada e tinha conteúdo erótico. Lembro que ele me disse que fazia da mesma forma como se estivesse trabalhando em uma novela ou em um telejornal.
Hoje começou a "Fazenda". Não tenho nada contra esses formatos, aliás gosto muito de realitys. Tem uma hora que eles ficam massantes, chatos e arrastados e uma mudança é necessária. Acho a Fazenda um bom formato, algo de sucesso como Big Brother e Casa dos Artistas. Apenas acho que não deixaram o formato descansar o suficiente. Essa segunda edição começa muito próxima da primeira.
Até entendo a razão que levou a Record a antecipar os planos e adiantar a realização do programa ainda antes do final do ano. A guerra pela audiência está cada dia mais apertada e isso é muito bom para todos. Bom para quem trabalha e bom para quem assiste. A concorrência e a opção é sempre boa para quem sabe usar o controle remoto.
Confesso que não assisti a estreia do programa com tanta atenção, mas pelo que pude ver e pelo que ouvi de muitos companheiros de profissão, a Record conseguiu corrigir alguns erros da estreia da primeira edição, ponto para Record, repetir erros seria muito ruim. Vi também que a audiência foi muito boa. Na prévia ficou em primeiro lugar vencendo o Fantástico, Pânico e Silvio Santos.
Bom, voltando a falar sobre o formato, esse não é o que mais me agrada quando penso em reality, mas sem dúvida é o de maior repercussão, lucro e audiência. Foi assim no SBT, é assim na Globo e tem mostrado que será também na Record. Mas algo me incomodou hoje.
Assim que terminou a edição do programa na Record, foi anunciado pelo Brito Jr. que mais detalhes e cenas ao vivo do local seriam exibidos na Record News. Foi então que veio o susto: Record News?
Calma Record, certamente o reality vai turbinar a audiência do canal, mas tentar alavancar a audiência da Record News com o programa é um golpe baixo em toda filosofia de trabalho desenvolvida para este outro canal.
A record News é uma emissora jornalística, que tem no slogan "jornalismo 24 horas de plantão". Usar este espaço para mostrar cenas da fazenda gera um conflito. Por enquanto será em apenas um horário (o nobre) que será exibido o programa na Record News, mas tenho certeza que se a audiência corresponder, vários boletins, chamadas e plantões vão povoar toda a programação do canal. Espero que não, não é legal misturar as bolas. Pode ser que num primeiro momento até tenha um bom resultado de audiência, mas depois que acabar o programa vocês podem perder os temporários da fazenda e os fixos do jornalismo.

2 Comentários:

Andreia disse...

Bem, eu curti BBB até a segunda edição, como vc mesmo disse: ficou massante! Bom, eu detesto reality show, nunca vi "A Fazenda" e BBB não vejo desde a segunda edição, faz tempo...
Mas o "X" da questão é a "prostiuição" da emissora, desde quanto "A Fazenda" é notícia? Só se for pro Nelson Rubens, me poupe!

Mais uma vez parabéns, adoro ler o blog: com bom humor me deixa atualizada pros meus concursos... rs

Lilly disse...

Aff, odeio Reality-show... Serve apenas para alavancar audiência em meio a pseudo-celebridades superficiais e que em nada acrescentam... (nem mesmo entretenimento, sério...) e ainda ter de aturar isso, em canal que era p/ ser de 24h de jornalismo sério? Acho que guerra por Ibope e audiência, a todo custo e sem critérios... Trazem mais malefícios do que benefícios, sobretudo, a quem não tem Tv a Cabo, ou não se dispõe a desligar a TV e ir procurar algo de mais útil p/ fazer!

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante e será liberado após moderação do autor deste blog.

O Mural está aqui

Prêmios

Contadores

free counters

Visitantes

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO