quinta-feira, 30 de abril de 2009

AYRTON SENNA * VÍDEORREPORTAGEM

Neste primeiro de maio, além do tradicional dia do trabalho, o mundo lembra da morte de Ayrton Senna. Uma manhã trágica que tirou a vida de um dos melhores pilotos de Fórmula 1 da história.
Para homenagear o tricampeão mundial de fórmula 1, duas exposições relembram a história do piloto. A exposição "Vitória" traz objetos pessoais e fotos do piloto. A exposição "Arte para um mito" traz obras de arte inspiradas na vida de Ayrton.
Agora com uma filmadora, fui gravar esses dois eventos e com esta vídeo-reportagem faço minha homenagem.
Aproveito para agradeçer a Viviane Senna que topou dar um depoimento aqui para o blog. Confira!!!


terça-feira, 28 de abril de 2009

PROCESSO SELETIVO

Para que servem os processos seletivos? A resposta parece bem simples, mas na prática nem sempre os "selecionados" são os mais aptos a realizar tal tarefa, assumir certo posto, cursar nível superior e até participar de um programa de televisão.
Já tive muitas provas de que esses processos são completamente falhos e cometem muitas injustiças. Tive oportunidade de estudar com algumas pessoas na faculdade que não sabiam ler e escrever. Não estou exagerando, mal conseguiam escrever duas linhas sem cometer erros grosseiros. Tais pessoas conseguiram se formar e hoje recebem o título de jornalista assim como eu, como você que ralou de estudar e sofre com as alterações ortográficas e tenta de todas as formas aprimorar o seu conhecimento.
Sou defensor das oportunidades e acho que todos tem direito, mas uma coisa é ter o direito, outra coisa é estar apto a ter esse direito. Como uma pessoa que não sabe ler e escrever o básico passa em um processo seletivo paa o curso de jornalismo? Tem alguma coisa errada. A resposta é bem clara neste caso, o processo seleciona o seu bolso, a sua conta bancária e o quanto você pode pagar. Em um futuro breve não me assustarei se assistir um comercial da UCB (Universidade Casas Bahia).
Estou escrevendo sobre o assunto porque estava asistindo o programa "O Aprendiz - Universitário" e me deparei com uma cena incrível onde um participante escreveu uma carta. Em um trecho desta carta o cidadão escreveu que a líder deveria "escuLtar" os conselhos dele, além de cometer vários outros erros de concordância. Como que um rapaz desse, que não sabe escrever uma palavra simples, passou nesse processo de seleção para entrar no tal programa. Se ele foi um dos 16 selecionados, tenho medo de pensar então nos outros 100 mil que se inscreveram.
Bom, fica aqui a reflexão... Poderia dar aqui milhões de exemplos, mas é melhor parar por aqui porque vou acabar ofendendo muitas pessoas...

FIM DE UM BOM PROGRAMA

Apesar de sempre ter trabalhado em televisão e adorar esse veículo, dediquei pouco espaço para críticas e comentários sobre o que rola na telinha. Hoje vou falar de um programa que infelizmente encerrou seus trabalhos na noite desta segunda-feira: o "SBT Realidade".
O programa estreiou em março de 2007 e com certeza cumpriu muito bem o papel que lhe foi destinado. Comandado pela jornalista Ana Paula Padrão, o programa trazia documentários produzidos na Brasil (uma parceria entre o SBT e a Touareg - produtora da Ana Paula) e também material de emissoras estrangeiras.
O "SBT Realidade" conseguiu manter um nível muito bom de assuntos e de linguagem. Posso citar como exemplo o programa de estreia sobre a sociedade Touareg. O programa, em 3 anos de exibição, trocou de horário e dia 5 vezes, até que pouco se lembrarmos que este é um problema crônico da TV de Silvio Santos. A audiência oscilou bastante, amargou indíces baixos mas também teve boas médias, principalmente quando era antecedido pela novela Pantanal. Não dá pra fazer milagre recebendo uma audiência baixa e de um público diferente.
Com o fim do contrato de Ana Paula chega ao fim também o "SBT Realidade". Segundo notícias divulgadas pela imprensa o contrato não foi renovado porque Silvio Santos queria Ana Paula em um telejornal diário e havia também a suposta redução salarial.
Não sei se Padrão acertou em sair da emissora, acho também que ela faz muita falta ao jornalismo diário e seria um grande reforço para o departamento da emissora (que até tem feito um trabalho decente).
Por enquanto todos nós admiradores de boas reportagens, textos inteligentes e imagens marcantes vamos aguardar o retorno da jornalista a Tv aberta. Quanto ao "SBT Realidade" parabéns a toda equipe pelo trabalho realizado e faço minha as palavras do último programa exibido: foi bom enquanto durou.

domingo, 26 de abril de 2009

GRIPE DOS BICHOS

Tenho medo de ir ao zoológico e encontrar algum bicho gripado. Vai que eu dou "sorte" e sou o mais novo contagiado com alguma nova gripe do mundo animal. A bola da vez, ou o temido da vez, é o porco.
Coitado do porco. O que estão fazendo de mal para nossos amigos suínos para que eles fiquem gripados, e pior, passem a gripe para nós. Apesar do tom de brincadeira o assunto é muito sério, mas queria analisar esse principio de epidemia na América do Norte com outro olhar.
Algo de muito errado está acontecendo nas criações de bichos. Primeiro foi o frango, depois a coisa se alastrou para outras aves e agora o porco. Juro que não consigo entender algumas coisas.
Segundo pude apurar em várias fontes, a tal gripe suína identificada no México é do tipo Influenza A, até ai tudo certo, só que esse vírus é uma mistura do DNA dos vírus das aves, dos porcos e dos humanos.
Bom, chegamos ao ponto. Continuando minha pesquisa percebi que os focos de gripe aviária aconteceram e acontecem na Ásia, com mortes em diversos países, entre eles China e Vietnã. Aconteceram pouquissimos casos na América em geral. Não encontrei notícias do problema no México.
Como que os porquinhos do México desenvolveram um vírus que contém o tal DNA da gripe aviária? Seria alguma pesquisa que saiu de controle? Qual será o próximo bicho testado?
Não duvido nada que em breve teremos uma gripe do jacaré, espirros do camelo, resfriado da jaguatirica e por ai vai...

sexta-feira, 24 de abril de 2009

MEMORIAL DA AM. LATINA * VÍDEORREPORTAGEM

Como de costume, sexta-feira trago mais uma vídeo-reportagem com dicas interessantes sobre a cidade de São Paulo. Muito útil para quem mora por aqui e não conheçe todas as opções que a capital paulista oferece e também muito legal para quem é de outra cidade e pensa conhecer sampa algum dia.
Desta vez fui até o Memorial da América Latina, um complexo cultural que fica no coração do bairro da Barra Funda. O acesso é fácil e tem muita coisa legal pra ver por lá.
Lembrando que a gravação da reportagem é feita com uma simpes câmera fotografica diital de 6.0 megapixels. Mas logo isso vai mudar, hoje comprei uma filmadora, em breve as gravações ficarão com mais qualidade técnica.
Segue a reportagem no memorial.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

A PUBLICIDADE É UM CADÁVER QUE NOS SORRI

O título deste post é o mesmo título do livro de Oliviero Toscani (fotógrafo italiano que fez diversas campanhas polêmicas para a marca Benetton nos anos 90). Sua publicidade era ácida, forte e chocante. Para muitos era de mal gosto e deveria ser banida, para outros era uma obra prima para despertar a atenção das pessoas para temas polêmicos como a AIDS, preconceito racial, guerras entre tantos outros assuntos.
Queria fazer uma reflexão aqui sobre a nossa publicidade. Existem campanhas ótimas, bem sacadas e de extremo bom gosto. Mas também tem aquelas prejudiciais, preconceituosas e cheias de "lugares comuns".
Mas pro trás dessas campanhas o objetivo é o mesmo: compre. Quando digo comprar não me refiro apenas a adquirir produtos, ir ao shopping, é muito mais do que isso. Querem nos impor um estilo de vida, uma forma de pensar, um jeito de ser que não é o nosso. Isso sim é um problema.
Para ser feliz eu não preciso ter um super tênis que só falta andar sozinho, não preciso daquele celular que faz tudo ou do carro que me leva para lugares lindos e sem problemas. Isso tudo é mentira, esses produtos não fazem nada disso. Aliás, muitos desses produtos acabam ferrando nossas vidas. Um celular vai fazer você trabalhar mais, o carro vai fazer você ficar horas em um congestionamento monstro na marginal (tanto faz se você está em um fusca ou em um mercedes, o trânsito é igual e o estresse também). Assim é com tudo o que nos empurram para a nossa felicidade.
Só pra constar, mulher não fica mais "gostosa" quando bebe cerveja e nem vai em bares usando shortinho do "É o tchan" (a maioria pelo menos). A chance de você sair com um "canhão" é muito maior quando se está bebado.
Seguem algumas fotos de campanhas da Benetton feitas pelo Toscani.




SUPERMERCADO VERDE

Já falei aqui no blog que o planeta pede socorro. Disse isso na ocasião dos terremotos na Itália, mas os sinais aparecem todos os dias, em todos os lugares. Com tantos sinais, nos perguntamos continuamente qual seria a melhor solução. O que fazer para frear a destruição do nosso planeta.
Longe de mim em fazer propaganda (mesmo porque não ganho pra isso), mas temos que citar ações inteligêntes e eficiêntes. O Grupo Pão de Açúcar lançou o primeiro supermercado verde da América Latina.
Com um investimento de 7 milhões e meio de reais, a empresa lançou a novidade na cidade de Indaiatuba (interior de SP). São muitas as ações que poderiam ser seguidas por outras redes de supermercados e demais empresas.
O local conta com estações de reciclagem, embalagens ecológicas e redução do uso do plástico. Construção baseada no sistema LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), ações educacionais para crianças e funcionários. Há uma ampla divulgação de produtos orgânicos e sustentáveis.
Os frequentadores podem notar essas mudanças nos carrinhos que são feitos com garrafas pet, gôndolas com madeira certificada, bandejas artesanais produzidas com jornais, vagas do estacionamento com vagas confeccionadas em concregrama, vagas especiais para motoristas que utilizam carro a álcool ou a gás, entre tantas outras boas ações.
Tomara que mais empresas sigam o exemplo e mais locais "verdes" surjam em meio a tanto cinza.

terça-feira, 21 de abril de 2009

A UTOPIA DE SUSAN BOYLE

Sei que esse assunto está sendo amplamente discutido nos blogs e pela mídia em geral. Mas vale a pena fazer uma reflexão sobre o estrondoso sucesso de Susan Boyle.
Uma pessoa simples, humilde, com um jeitão considerado estranho e que está emocionando milhões de pessoas pelo mundo. Para se ter ideia, os vídeos com a performance dela no programa Britain´s Got Talent, no Youtube, já foram visualizados mais de 100 milhões de vezes. Realmente um fenômeno.
Mas o que chama tanto a atenção das pessoas nessa participação? Claro que ela tem uma excelente voz, canta muito bem e sem dúvida irá gravar cds e tudo o que for possível. O que mais chama a atenção, no meu ponto de vista, é o quanto nós julgamos as pessoas pelo que elas aparentam ser e não pelo que elas realmente são.
Ela nunca teve uma oportunidade na vida, sempre foi considerada uma pessoa estranha e que nunca faria sucesso na vida. Isso aconteceria mesmo se ela não fosse atrás de realizar seus sonhos. Manteve sua utopia e em um momento inesperado foi lá e realizou seu sonho.
Ela fez sucesso porque ela é o reflexo de milhões de pessoas talentosas, pessoas capazes, pessoas comuns, que sabem o talento que tem (em centenas de áreas diferentes), mas infelizmente não tem oportunidade, infelizmente são julgadas previamente por questões absurdas como a aparencia, o cabelo ou a cor da pele.
Vale dar uma passadinha no youtube para assistir a performance de Susan.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

PQ DA ÁGUA BRANCA * VÍDEORREPORTAGEM

Sexta-feira é dia de vídeo-reportagem aqui no blog. Estou gravando várias reportagens para exibir por aqui. O resultado e a repercussão têm sido muito interessantes, portanto já estou produzindo mais temas e, em breve, teremos muitas novidades. Entre essas novidades estão entrevistas exclusivas com personalidades das mais diferentes áreas.
Enquanto as novidades não chegam, hoje você acompanha uma visita ao Parque da Água Branca. Um local muito bonito e tranquilo no meio da zona oeste de São Paulo.

Acompanhe!!!

quinta-feira, 16 de abril de 2009

A MANSÃO DE MISS JANE

Sempre fui apaixonado por teatro. Tive oportunidade de subir aos palcos por algumas vezes e aquela adrenalina é maravilhosa. Hoje vou dar uma dica de uma peça de teatro que está em cartaz aqui em sampa. Uma das atrizes (Giuliana) é minha amiga e esteve comigo em diversas peças entre 1997 e 1999. Bons tempos de "Auto da Barca do inferno", "Hamlet", "Grease", "Morte e vida Severina" e "O Bem Amado".
Depois deste breve momento de nostalgia segue a sinopse e todo serviço da peça.
“A Mansão de Miss Jane” é um espetáculo que retrata a história de uma mansão que já teve seus dias de glória e seus tempos de alegria que pareciam infinitos. Nela, criaturas fantásticas, lendas urbanas, monstros eternos e psicopatas cruéis se misturam aos simples mortais. Até que homens da prefeitura vão à mansão exigindo que a proprietária, Miss Jane, pague suas dívidas ou entregue a casa. Mas o que a velha senhora não sabe é que ela não está sozinha e que as criaturas que ali habitam tentam arranjar uma maneira para ajudá-la. Com efeitos de luz e som, muitas coreografias e um grupo de 45 jovens menestréis, o espetáculo transmite muita alegria e energia ao público.
De Candé Brandão, Sabrina Wilkins e Tchello Palma. Direção: Candé Brandão
Dia 18 às 21h e 19 às 20h. Ingressos na Bilheteria R$ 40 e R$ 20 (estudante).
Teatro Dias Gomes - Rua: Domingos de Moraes, 348 Vila Mariana

Bom espetáculo a todos. Valeu Giuliana.

JÁ BEBEU ÁGUA HOJE?

Olha, não sou a pessoa mais indicada para falar sobre o assunto, é até uma auto-crítica, mas o tema é importante e vale sempre ser lembrado.
Nosso planeta é composto, na sua grande maioria, por água. Nosso corpo também é assim, mas nós estamos repondo adequadamente essa fonte vital para nossa sobrevivência? A minha resposta é não. Sei que falo por mim e por milhões de pessoas, hoje mesmo não tomei uma gota do tão precioso líquido.
Almoçei e tomei spryte, fui para a pós-graduação e parei no McDonald's (outra combinação nada saudável) e lá estava um copão de Coca-cola e por fim cheguei em casa e jantei tomando Coca-cola novamente. Nada de água!!!!

Isso é péssimo e sei disso. Recebi um e-mail hoje com algumas informações. Sei que algumas delas são verdadeiras e outras não, portanto vou transmitir apenas a verdade.
Segundo estudos da Universidade de Washington, a falta de água é o fator número 1 da fadiga durante o dia. A redução de 2% de água no corpo humano pode provocar incoerência na memória de curto prazo. Beber 5 copos por dia pode diminuir o risco de câncer de cólon, mama e bexiga.
Diante de tantos argumentos não me resta outra coisa a fazer. Com licença, vou beber água.

terça-feira, 14 de abril de 2009

BONS PROFISSIONAIS

Muitas vezes nos perguntamos como ser um bom profissional. As respostas aparecem em lugares inimagináveis e em momentos oportunos. Já passei por diversos tipos de situações em que me deparei com bons e com péssimos profissionais.
Quando digo profissional não me refiro apenas as pessoas que cursaram nível superior, falo daquelas pessoas simples, que trabalham nos mais diferentes locais. Aqui mesmo no blog já citei vários exemplos de péssimos profissionais. Hoje vou falar de pessoas que nos fazem pensar positivamente.
Tem um ascensorista de elevador em um prédio próximo a minha casa que é um bom exemplo. Sempre com sorriso no rosto, com educação e boas histórias ele consegue transformar os poucos instantes que trafegamos pelo veículo que ele conduz em momentos agradáveis. Já é um senhor, deve ter uns 60 anos, nunca olha torto e exerce o trabalho dele com a maior competência. Mesmo tendo muita gente achando o trabalho dele inútil ou então tratando o senhor com desprezo, ele não perde o rebolado e coloca o seu dever em primeiro lugar.
Espero encontrar mais profissionais como este senhor proque já estou farto de péssimos atendentes, balconistas terríveis, atendentes chatos, secretárias nojentas e diretores de empresa que se acham donos do mundo.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

ANJOS E DEMÔNIOS LITERÁRIOS

Estava no shopping hoje e resolvi entrar em uma livraria. Tinha certeza que não deveria ter feito aquilo, estou com uma fila enorme de livros para ler e não queria ficar enlouquecido com mais títulos na minha cabeça.
Dito e feito, foi ficar apenas dois minutos na livraria que já estava na dúvida em qual levar. Sem contar que vários nomes de livros que preciso comprar começaram a passar pela minha cabeça. Eram vários diabinhos na minha mente: o diabinho da pós-graduação que ficava gritando títulos que preciso ler para aula; era o diabinho do jornalismo que ficava me lembrando dos livros que não li ainda e quero ler; era o diabinho da minha "biblioteca" que ficava resmungando dos livros que tenho e não li ainda; era o diabinho do livro que estou escrevendo e me cobra várias outras leituras.
No meio de tantos diabinhos ainda tinha uma anjinha. Minha namorada estava comigo e me mostrando livros que ela quer ler e institivamente me deixa com vontade de ler também. No meio dessa guerra dantesca eis que alguém tinha que ganhar.
Ganhou o diabinho do livro que estou escrevendo e então levei um livro sobre múmias. O livro chama "Os mistérios das Múmias", é muito bem ilustrado e bem interessante, então já está lá na minha "biblioteca".
Quem será que vai ganhar da próxima vez?

domingo, 12 de abril de 2009

NO MUNDO DAS ILUSÕES

Sou um admirador de boas histórias, de histórias bem contadas. Ao mesmo tempo fico entusiasmado e emocionado com belas imagens. Assisti um filme que uniu as duas coisas que gosto muito.
Trata-se do filme "The Fall" (no Brasil ganhou o título Dublê de Anjo). O longa foi dirigido pelo indiano Tarsem Singh, o mesmo de "A Cela", e abusa do bom gosto na fotografia e efeitos visuais. Sequências incríveis de cenas em desertos, florestas, montanhas, palácios e onde mais a imaginação pode levar. Aliás, imaginação é o ponto principal do filme.
O filme é ambientando na Hollywood dos anos 20 e conta a história de um homem internado em um hospital que, ao conhecer uma menina imigrante que está com o braço quebrado, cria uma amizade peculiar com a garotinha. Ele passa a contar todos os dias um pedaço de uma incrível história para essa garota. Não posso contar mais do que isso.
Como já disse antes é uma história muito bonita e principalmente com um apelo visual incrível. Vale a pena assistir.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

PINACOTECA - VIDEORREPORTAGEM

Continuando a nossa série de vídeo-reportagens aqui no blog, hoje vou mostrar pra você a Pinacoteca do Estado de São Paulo.
A idéia ainda permanece a mesma da primeira reportagem: conseguir realizar uma matéria com qualidade mesmo utilizando um material "amador": uma câmera fotográfica digital.
A Pinacoteca é um importante centro cultural da cidade de São Paulo e fica bem próximo a estação Luz do metrô. Lá é um ótimo lugar para visitar, são várias obras de arte dos mais variados artistas e das mais diferentes épocas. O prédio é muito bonito e merece um olhar mais atento.
Faz parte do complexo da Pinacoteca o Parque da Luz e antigo prédio do Deops (Departamento Estadual de Ordem Política e Social), locais que visitaremos em breve para o blog.
No vídeo você vai conhecer mais detalhes sobre o acervo principal da Pinacoteca.
Acompanhe!!


quinta-feira, 9 de abril de 2009

CHOCOLATE EM ALTA

Pelo que tenho visto a tal crise não vai ser suficiente para derreter os chocolates nesta Páscoa. Fiquei surpreso com o sumiço dos ovos das prateleiras da maioria das lojas que fui. Dos mais caros aos mais baratos todos estão com o estoque baixo.
Presenciei um fato interessante em uma loja especializada em chocolates. Muitas pessoas estavam fazendo reservas de ovos para a segunda-feira pós páscoa. O preço é mais barato e a vontade de comer o doce ainda será a mesma, chocólatras não faltam neste mundo.
Quem está com o sorriso no rosto são os vários "coelhos" espalhados por ai. Vendas a todo vapor e a crise ficando distante. Não sei se por medo da crise ou por falta de criatividade, senti falta de novidades. Os "modelos", sabores, formas, emblagens são as mesmas e mesmo assim carrinhos lotados, crianças esperneando querendo sempre o maior e filas intermináveis nos caixas.
É o show do consumismo. O presidente Lula disse que o brasileiro precisa consumir, estava esperando o meu "bolsa ovo de páscoa" pra garantir uma calorias a mais lá em casa.

FELIZ PÁSCOA!!!!!

RECADOS DA NATUREZA

O planeta já cansou de avisar. Todos nós já passamos, faz tempo, do limite de exploração, de degradação e falta de respeito com a natureza. Os sinais são mais claros do que o gelo que derrete dos pólos.
O tempo ficou maluco, não existem mais estações do ano da forma que conheciamos antigamente. No inverno faz calor, no outono tem flores, na primavera chove pra danar e o inverno está cada vez mais abafado. Soma-se a isso os inúmeros problemas com enchentes em locais secos e secas nas áreas chuvosas.
Furacão em Santa Catarina, tsunami na Ásia, terremoto em São Paulo (lembram?). Sinais de que o planeta está implorando por socorro e nós não estamos entendendo a mensagem. No Brasil encontramos 12% da água doce do mundo. Essa água doce, própria para beber, tem fim e não estamos dando atenção a isso. Já pensou ter que depender exclusivamente do Tietê para matar a sede? Logo logo estaremos nessa situação.
Resolvi falar sobre isso devido aos tremores de terra na Itália. Um terremoto é uma fatalidade, dois é uma catástrofe, agora três seguidos parece que algo muito errado está acontecendo. É melhor pensar rápido e agir para evitar novos sustos.

terça-feira, 7 de abril de 2009

TIRANDO DO SÉRIO

Foi um dia de trabalho intenso, corrido e cheio de novidades. Fiz o que tinha que fazer um pouco afastado da internet, não dá para editar ouvindo os alertas do msn, com a vontade de twittar e cheio de assuntos para postar.
Um trânsito mosntro na dutra mas, com certa dose de sorte, cheguei rapidamente em casa. Logo de cara recebo a notícia: "a internet não está conectando". O mundo caiu, por alguns infinitos instanstantes não sabia para onde ir. Peguei o computador e liguei rapidamente, olho para o canto inferior direito da tela e nada, um vermelho e intenso "xis" bloqueia o sinal mágico da internet.

Bom, nada de sinal, resolvi jantar. Depois de arroz, feijão, mandioca e salada resolvi fazer mais uma tentativa e zero, nenhum bite enviado ou recebido. Me restava ir ler um livro ou ver televisão, fui para segunda opção porque não tinha concentração para acompanhar Maquiavel.
Resolvi então ligar para a Telefônica. Não sei porque tive essa idéia estúpida sabendo que iria me irritar mais. Liguei. Achei que a nova lei que fala do atendimento rápido iria facilitar minha vida. Obviamente me enganei, lá estava eu ouvindo uma música de mal gosto por mais de 20 minutos. Depois da longa espera o atendente resolveu me fazer de idióta.

- O senhor verificou se os cabos estão conectados?

Tive vontade de ir até a central e conectar todos os cabos nele. Lógico que estava tudo certo e depois de engolir seco e responder com paciência que não havia problema algum com minha máquina o atendente diz:

- Senhor, estamos com um problema em uma de nossas centrais e parte da cidade de São Paulo não tem sinal.

Ai fiquei muito bravo. Se ele tinha essa informação porque não me disse antes? Pelo visto a lei não vale nada, o respeito ao consumidor menos ainda.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

OLHANDO PARA O ALTO

Vou compartilhar um pouco da pesquisa que estou fazendo para escrever meu livro. Um dos personagens vai se envolver com a costrução de um grande edifício em São Paulo. Por isso fui atrás da história dos grande arranha-céus do Brasil e do mundo.
Os dois maiores edifícios do Brasil estão em São Paulo, o mais alto no Vale do Anhangabaú e o outro é o tão famoso edifício Itália. Lembrei de um dia que fui gravar uma reportagem no alto do Itália, foi uma tarde incrível naquele mirante sensacional. A visão de São Paulo do alto, em uma tarde de céu azul e temperatura agradável, não sai da minha cabeça.
Voltando ao rumo central da pesquisa e parando de lembrar das minhas experiências, fiquei impressionado com o ano de construção desses dois maiores prédios brasileiros, ambos da década de 60. O "Mirante do Vale" (foto) tem 170 metros e 51 andares, já o "Edifício Itália" tem 168 metros e 45 andares.
Em terceiro lugar neste ranking de grandes torres está um prédio carioca. O "Rio Sul Center" tem 160 metros, 40 andares e foi construído em 1982.
O prédio de maior altura construído recentemente foi concluído em 2008, trata-se do "Edifício Begônias" em São Paulo que tem 41 andares. Mas já existem projetos em construção para bater o recorde de edifício mais alto do Brasil.
O projeto arrojado e futurista do "Company Business Towers" deve bater esse feito em 2013. O projeto conta com duas grandes torres. A maior terá 189 metros e a segunda torre terá 124 metros. Os dois "monstros" arquitetônicos ficarão na Marginal Pinheiros.

domingo, 5 de abril de 2009

QUEBRANDO A CABEÇA

Muitas vezes ficamos caçando coisas para passar o tempo. Uma tarde de sábado chuvosa, um final de semana frio e preguiçoso são ideais para colocar em prática alguns jogos e brincadeiras interessantes.
Palavras cruzadas são bem interessantes, tem também o viciante Sudoku ou aqueles famosos jogos de tabuleiro como Jogo da vida, Banco Imobiliário, War, Detetive entre tantos outros. Eu particularmente gosto muito de quebra-cabeças. Além de contarem com belas imagens, são verdadeiros jogos de paciência, raciocinio e concentração.
Já ficamos um feriado inteiro montando um quebra-cabeça de 1.500 peças. Estamos agora buscando o novo desafio, passar para o de 2 mil peças até chegar ao maior produzido no Brasil, que é o de 5 mil peças.
O maior quebra-cabeças do mundo tem 24 mil peças e dá um trabalho danado para montar. Ele mede 4,28 X1,57 e dá pra decorar uma parede inteira. “Life: The Great Challenge”, nome do mega quebra-cabeças do mundo (foto), é fabricado na Espanha e foi criado pelo neozelandês Royce B. McClure.
Acredita-se que o quebra-cabeça foi criado por um cartógrafo no século XVIII, colando um mapa em uma placa de madeira e dividindo essa placa em pedaços.
O único problema em montar essas imagens é o tamanho. Arrumar uma superfície ampla para deixar as peças e para servir de base para o quebra-cabeças dificulta a montagem. Por isso meu limite é 2 mil peças.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

MUSEU CATAVENTO - VIDEORREPORTAGEM

Hoje é dia de estréia aqui no blog. Como a minha alma televisiva estava agitada, resolvi gravar reportagens em vídeo. Ao menos uma vez por semana teremos essas reportagens mostrando lugares curiosos, dicas culturais e tudo que for possível gravar com uma simples câmera fotográfica.
Para a estréia fui até o novo museu da cidade de São Paulo, o Museu Catavento. Trata-se de uma excelente surpresa para a região central da capital paulista. Confesso que não esperava tanto do museu. Já tive oportunidade de conhecer um museu similar, em Londres, e posso afirmar que não perde em nada para a exposição londrina.
Muito bem feito, com detalhes ricos, interatividade, monitores bem preparados e em lugar que precisa ser revitalizado. O prédio que abriga o modelo também é uma atração a parte. O palácio das Indústrias é um ótimo cartão postal e um exelênte lugar para passear.
Ficou curioso? Quer conhecer mais o novo museu? Embarque na nova experiência do blog e assista a reportagem.


quinta-feira, 2 de abril de 2009

MERCADÃO MUNICIPAL

Foi uma tarde muito agradável. Nesta quinta-feira fui ao Mercado Municipal e depois passei no novo museu da cidade, o Museu Catavento. Sobre o museu falarei amanhã, incluindo uma novidade aqui no blog, semanalmente vou fazer reportagens em vídeo para ilustrar melhor os itens discutidos aqui.
Mas voltando ao mercadão, ah... que lugar maravilhoso. Começando pela arquitetura imponente, recentemente restaurada, que faz nossos olhares alcançarem o teto, as colunas e os belos vitrais. Projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo em 1926, o prédio foi inalgurado em 1933.
O movimento é sempre intenso, mas agradável. Os comerciantes são simpáticos, adoram agradar e oferecem sempre produtos de ótima qualidade. Entrar no mercadão é aguçar todos os sentidos. A visão, como já mencionei, é altamente requisitada com toda a imponência arquitetônica. O tato está sempre disposto a sentir novas texturas. A audição fica atenta com as ofertas e chamados dos vendedores para novos produtos. O olfato se perde na imensidão de perfumes e aromas dos mais diversos temperos, frutas, peixes e carnes. E o paladar? Esse sofre, sofre muito, mas é um sofrimento altamente masoquista. A cada "barraca" a vontade de provar, comer e beber fica ainda mais forte.
Tive então que obedecer meus sentidos e claro que comi o tão famoso sanduiche de mortadela. Aquilo é um pecado sem tamanho (aliás, tem tamanho sim, 400 gramas de mortadela), uma delícia mesmo. Para quem nunca foi ou comeu, recomendo.
Só uma coisa me deixou triste no mercadão: a insegurança da região. É uma ação corajosa tirar a máquina fotográfica da mala e fazer algumas imagens. O mercadão e o paulistano merecem uma atenção maior para a região, mais segurança e mais limpeza nos arredores ajudariam a levar ainda mais pessoas para este maravilhoso local da cidade de São Paulo.

DANÇA GLOBAL

Vocês já ouviram falar no Matt? Um gordinho de óculos, de 32 anos, que fez uma dancinha maluca na internet em vários locais do mundo. Tudo começou em 2005, quando cansado de jogar vídeo game, juntou muito dinheiro e saiu viajando pelo mundo.
Para não preocupar os parentes, resolveu criar um site para mostrar onde ele estava. Um amigo sugeriu que ele aparecessem dançando nos vídeos. Surgiu então o primeiro vídeo da série, muito acessado no Youtube (mais de 19 milhões de exibições) e no próprio site de Matt.
Obviamente o dinheiro dele acabou, foi então que a empresa de chicletes Stride Gum achou a idéia bacana e resolveu patrocinar as viagens. Uma idéia simples, até boba, que virou uma sensação global.
Matt dança em locais remotos, grandes cidades (já esteve em São Paulo e no Rio de Janeiro), com todos os tipos de pessoas. Não existem fronteiras, no vídeo todos sentem-se universais. Um vídeo que acabou, sem querer, juntando o mundo, unindo pessoas e culturas.
O último vídeo divulgado é de 2008. Esse que está na sequência do texto. Para quem quiser conhecer a página deste viajante global e ver os outros vídeos acesse: http://www.wherethehellismatt.com/

video

O Mural está aqui

Prêmios

Contadores

free counters

Visitantes

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO