terça-feira, 30 de junho de 2009

FEIRA LIVRE VIRTUAL

Tenho que tomar providências urgentes. Cheguei no trabalho e o assunto era twitter... Na internet recebi vários e-mails e o assunto ainda era o twitter. Até na televisão o assunto é esse.
Entrei no twitter e não é que lá o assunto acaba sendo o próprio twitter. Quando percebi o meu último post no blog era relacionado ao twitter e é claro esse aqui também.
Bom, acho que para me libertar desta overdose vou escrever pela última vez (espero eu) sobre ele... Nesta semana ele até que merce mesmo ser comentado e discutido.
Li um ótimo texto no blog da Juliana Sardinha que fala justamente sobre isso, o twitter pode virar a casa da mãe joana. Em resumo, estão acontecendo várias atitudes diferentes e que acabam se ligando no final.
Vou começar com o #chupa: o #chupa para quem não sabe começou com o Christian Pior (do Pânico ou fake não sei ) fazendo uma brincadeira com o ator americano Ashton Kutcher, namorado de Demi Moore. Tudo porque o ator resolveu comemorar antes do fim do jogo uma eventual vitória americana que não se concretizou. Começou então a chuva de #chupa, que foi subindo no tópico das palavras mais utilizadas no twitter. Assim então começou outra campanha para fazer a tal palavra aparecer entre as mais vistas, até que ela chegou no primeiro lugar. Legal, mostrou que tem muito brasileiro no twitter e que uma palavra nossa chegou lá (não a ideal, mas chegou) Eu participei também utilizando a palavra.
Paralelo a isso começou a crescer a campanha para que o termo #forasarney subisse nesse tópico. Legal também, um protesto sobre um assunto sério e que fez muita gente pesquisar os reais motivos do #forasarney (espero eu). Eis que o #forasarney também figurou nas primeiras posições do ranking. Mas melhor do que apenas twittar #forasarney temos mesmo é que motrar tais atitudes nas urnas. Lembrando que todos nós somos responsáveis por aqueles que estão lá e tanto criticamos. Participei do #forasarney no twitter, mas acho que temos que fazer mais, já que comprovamos mais uma vez que a unidade pode fazer grandes coisas.
Para se ter uma idéia a história do #chupa repercutiu em toda mídia, sites falaram sobre o assunto e até Carlos Nascimento, no Jornal do SBT, falou sobre o fato pronunciando de forma engraçada a palavra.
Mas ok gente.. chega de querer fazer palavras aparecerem no Trending Topics.
Enquanto isso algumas celebridades que estão no twitter resolverem fazer o número de seguidores aumentar muito... Como? Dando prêmios para quem segue e responde uma pergunta, cria uma frase. Olha que tem IPhone, Televisão de LCD, Kits, bonés e muito mais. Isso acaba distorcendo a ferramenta, essas pessoas já tem um forte apelo de nome, isso por si só já vai atrair muitos seguidores, agora porque transformar o twitter em um grande mercado e loteria?
Bom, em resumo é isso.. aparecem protestos, campanhas, promoções e o mais importante que é a troca de informações interessantes e até uma conversa agradável acaba virando uma grande feira livre onde quem fatura é quem grita mais alto.

segunda-feira, 29 de junho de 2009

PSICOPATAS NA INTERNET

A internet é algo mágico e que pode trazer grandes vantagens para o ser humano. Mas muitas vezes o péssimo uso da ferramenta acarreta em aborrecimentos e em casos mais extremos pode arruinar carreiras e vidas.
No twitter tem acontecido muito isso. Qual deveria ser a dinâmica da coisa: seguir pessoas que você conhece, gosta ou de alguma forma tem interesses comuns. Naturalmente você deveria ser seguido também por aqueles que te conhecem, gostam do que você escreve ou tem interesses na sua área de atuação.
Até ai tudo seria perfeito, pessoas se respeitando, contribuindo uns com os outros e trocando conhecimento, histórias e vivências. Eis que surgem os psicopatas na internet. Vi este termo sendo usado pela escritora Letícia Dornelles, que atualmente escreve para o sitcom “Louca Família” da Rede Record.
Uma personalidade psicopata não se restringe ao assassino em série. Um psicopata pode ser uma pessoa simpática e de expressões sensatas que não vacila ao cometer um crime quando lhe convém e faz sem sentir culpa pela sua ação.
Letícia estava refletindo sobre essas pessoas, que criam perfis falsos, seguem discriminadamente qualquer um para atacar, falar mal, atingir a honra e a moral daqueles que estão ali.
Uma pessoa que está disposta a entrar em um espaço público para tentar arruinar outras pessoas é um criminoso, merece arcar com as conseqüências. Li em alguns sites de especialistas que a internet ajuda a aflorar o lado mais cruel das pessoas. Isso é até fácil de compreender, você tem como proteção uma máquina e pode se esconder por anos sem que ninguém saiba quem realmente você é.
Vale sempre lembrar que certas atitudes devem ser levadas a sério. Enquanto não houver denúncia não há como ter punição.
A internet não pode ser um mundo sem lei, uma terra sem dono onde todos podem fazer o que bem entendem. Sei que sou seguido por algumas pessoas que escondem a verdadeira identidade. Só o fato de se esconder já não é boa coisa, quem não deve não teme.

sábado, 27 de junho de 2009

ARTE NA FRANÇA: O REALISMO - VIDEORREPORTAGEM

Hoje você vai acompanhar a primeira reportagem, de uma série, que gravei no MASP (Museu de Arte de São Paulo).
Trata-se da exposição "Arte na França, 1860 -1960: o realismo". Uma mostra que faz parte das comemorações do ano da França aqui no Brasil.
Fiquei impressionado com a quantidade de obras importantes que estavam expostas. Muito boa mesmo.
Para quem é de São Paulo amanhã (domingo 28/06) é o último dia para ver a exposição. Depois ela parte para Porto Alegre.
Quem tiver oportunidade aproveite esse domingão frio e seja hipnotizado pelo fantástico mundo da arte. Em homenagem a França sonorizei essa reportagem com a música La Vie En Rose com Edith Piaff.
Aproveito para agradecer a Annete Morhy, assessora de imprensa do MASP.
Fique então com mais uma videorreportagem aqui do Mural do Antena...

ILHA DESERTA

Sou uma pessoa que adora falar, conversar, trocar ideias e conhecimento. Não importa a pessoa, todos tem algo a oferecer e também a receber. Hoje estive no MASP (Museu de Arte de São Paulo) gravando videorreportagens para o blog.
Cheguei cedo por lá e depois de trocar algumas palavras com a assessora de imprensa me vi livre no meio de 3 belíssimas exposições (detalhes vocês vão ver aqui amanhã). Começei a gravar e então minha cabeça começou a fazer uma viagem maluca.
Me vi sozinho em um lugar cheio de pessoas. Você já se sentiu assim? Muita gente ao seu redor mas você não tem com quem falar? Que horrível. Tentei me compenetrar no trabalho que estava realizando. Faz uma imagem daqui, outra ali, apreciei os trabalhos e assim o tempo foi passando. Em determinado momento me sentia na posição daquelas obras de arte. Estava preso em uma moldura, estático e tentando expressar todo o sentimento de quem criou tal obra. Eu era o autor e eu era a obra.
Fiquei aproximadamente 4 horas lá dentro em absoluto silêncio. Para não dizer que não falei com ninguem, disse 2 vezes que era da imprensa para os seguranças e exercitei rapidamente meu inglês com uma menina francesa que olhava a exposição. Aliás, que francesa mais lindinha e simpática.
Saí do MASP e fiz uma parada no McDonald's. Outro lugar recheado de gente que não parava de conversar e eu lá, mudo. Me senti completamente solitário, as pessoas estavam em outra dimensão, na verdade eu estava em outra dimensão, invisível para mundo real.
Então tentei aproveitar que ninguém podia me incomodar e voltei a pensar em um projeto que estava engavetado. Agora vou me debruçar sobre ele e ver se ele vinga.
Mas como senti falta de alguem para comentar todas aquelas obras... Agora aguentem o vídeo porque vou descontar tudo lá.
Comente... Você já se sentiu assim?

quinta-feira, 25 de junho de 2009

MORRE MICHAEL JACKSON

Não sou a melhor pessoa para fazer uma análise sobre o cantor Michael Jackson, não acompanhei de perto a carreira. Mas é claro que o tamanho da notícia e o impacto que ela traz me faz escrever sobre o assunto aqui.
Na tarde desta quinta-feira (25) morreu o cantor Michael Jackson (50), vítima de uma parada cardíaca. Ainda sabe-se muito pouco sobre os detalhes do que ocorreu. Alguns site e jornais norte-americanos davam como certa a notícia, mas outros veículos ainda relutavam em bancar tal informação.
A rede de televisão CNN só confirmou o fato há poucos minutos. Em frente ao hospital UCLA Medical Center, em Los Angeles, centenas de fãs se aglomeram para conseguir alguma informação. Os familiares do cantor estão no hospital também.
O astro era, sem dúvida, era um dos nomes mais conhecidos do mundo dos espetáculos. É o artista solo que mais vendeu discos no mundo, mais de 200 milhões de cópias. Ele começou a carreira solo em 1970, após se desligar do conjunto formado com os irmãos, o Jackson's 5. Um dos seus albuns mais importantes foi "Thriller" (1982).
Uma vida polêmica. O cantor sempre esteve envolvido em confusões. Ele já passou por inúmeras cirurgias plásticas para modificar suas feições. A maior polêmica gira em torno do fato de ter "ficado branco", algo que ainda gera muitas especulações.
Já foi casado com a filha de Elvis Presley e tem 3 filhos, dois com uma enfermeira e outro com uma mulher não identificada e fruto de uma inseminação artificial. Em 2002 quase derrubou o filho da sacada de um hotel.
O cantor foi foi acusado de pedofilia várias vezes, muita coisa foi dita e Michael ganhou a fama de abusar de crianças, mas saiu inocente de todas as acusações.
Ele era excentrico, esbanjava dinheiro, tinha um parque na sua Nerverland e era dono de várias obras de arte. Mas tudo isso estava indo para leilões devido as dívidas milionárias acumuladas por ele.
Bom, o post ficaria enorme se fosse citar tudo que envolve a carreira de Michael. O que posso dizer é que ele é uma figura paradoxa. Um ser humano estranho por suas atitudes, alguém que não deveriamos seguir e ter como exemplo nunca.
Ao mesmo tempo ele foi um dos maiores nomes da nossa música, alguém que ficará para sempre na história do mundo das estrelas. Alguém que devemos admirar pela quantidade de contribuições artísticas que deixou.
Acho que Michael Jackson é isso, é contradição, é admiração e repulsa, é vitória e derrota, é preto e branco.
Clique aqui e veja um dos clipes mais famosos do cantor.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

MAR DE SANGUE E IMBECILIDADE

A estupidez humana não tem limites. Hoje recebi um e-mail com imagens fortes. A natureza pede socorro desde que o homem foi colocado aqui. Mas recentemente o homem tem abusado do "direito" de utilizar os recursos naturais em benefício próprio.
A terra nos oferece tudo que precisamos para sobreviver, essa é a lei. Mas utilizar a natureza para atos imbecis é extrapolar o limite da ignorância. As fotos que estão abaixo representam algo que nem consigo definir direito.
Todo ano essa carnificina acontece na Dinamarca, mais precisamente nas Ilhas Faroé. O motivo é ainda mais idiota. Esse festival de sangue é uma espécie de iniciação à vida adulta, isso mesmo, jovenzinhos felizes querendo mostrar para seus parentes estúpidos que agora são homens e podem procriar e sustentar suas famílias.
Esses animais que estão morrendo sem motivo e necessidade são golfinhos "Caldeiron", um golfinho muito inteligente, dócil e que tem curiosidade, por isso se aproxima da costa e é abatido com facilidade por esses assassinos.
Agora eu pergunto: o que as pobres baleias, golfinhos e outros bichos tem a ver com a testosterona desenfreada e da imbecilidade transbordante da cabeça dessas pessoas?
Algo precisa ser feito com urgência, pois o homem já passou do limite faz tempo.












terça-feira, 23 de junho de 2009

MÍDIA E PODER

Com toda correria desta semana nem me lembrei que as aulas da pós-graduação deste semestre terminaram na semana passada. Nos últimos 6 meses fiz a matéria Mídia e Poder com o professor Dimas Kunsch lá na Cásper.
Todos os assuntos abordados na aula foram ótimos e me fizeram crescer muito intelectualmente. Bons textos, bibliografia muito inteligente e grandes debates em sala de aula. Toda quarta-feira chegava da aula com muitos pensamentos e idéias para colocar aqui no blog.
Vou sentir falta de tanta inspiração... Por falar nisso, hoje estava voltando da TV e fiquei pensando horas no trânsito sobre a influência das coisas na vida da gente. Estou partindo do ponto que considero mídia qualquer ser humano e o poder a influência que um exerce sobre o outro.
Quantas vezes eu já fui influenciado, minha vida tomou rumos diferentes e ousados pelo poder que algumas pessoas tinham no meu dia-a-dia. Somos engolidos por uma enorme quantidade de fatos e não percebemos que muitas vezes trilhamos caminhos que nem sempre queremos trilhar, já por outras vezes entramos em uma estrada que nunca entrariamos, mas ela nos leva para o destino que pensavamos.
Mas também fazemos o inverso. Nós também influenciamos, nós persuadimos, indicamos, palpitamos e desta forma trilhamos o rascunho da vida de outras pessoas. Muitas vezes esse rascunho é aquilo que gostariamos para as nossas vidas, mas nem sempre a estrada está disponível para nós.
Hoje fiquei pensando sobre isso... O que seria da minha vida se eu tivesse pego outra estrada? O que teria acontecido se tivesse ouvido outras pessoas? Nunca saberei a resposta, mas sem dúvida não me arrependo nem um pouco do rumo que tudo está tomando. Mesmo porque, apesar da influência, quem manda no nosso destino somos nós mesmos.
Isso tudo tem relação com mídia e poder, foi assim que me lembrei que nesta quarta não tem mais aula. Agora só no semestre que vem, com outro professor e outra temática. Novas influências e influenciáveis.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

SEMANA AGITADA NA TV

Sem dúvida essa é uma das semanas mais agitadas e emocionantes da televisão brasileira. Quando tudo parecia caminhar para mais uma baixa da rede de Silvio Santos, eis que o Homem do Baú resolve colocar a mão no bolso e soltar convites e ofertas irrecusáveis para os astros da concorrente.
Segundo o colunista do UOL, Ricardo Feltrin, o SBT estaria disposto a arcar com 30 milhões de reais em folha de pagamento para novos funcionários. Não se trata apenas de grandes nomes, pessoas da área de figurino, cenários, câmeras, produtores estão recebendo propostas desde que a Record resolveu tirar Gugu Liberato da casa que o transformou em apresentador.
Em resumo, Gugu recebeu uma proposta de 3 milhões de reais por mês, mais programa de entrevista e programa na Record News, sem contar com um "plano de carreira". A ida de Gugu já era dada como certa. Eis que Silvio Santos cobre a proposta e embola o meio de campo. Enquanto a Record esperava e achava certa a chegada do apresentador na emissora, Silvio Santos, não satisfeito com o assédio ao seu principal funcionário, decidiu arrancar grande nomes da rede de Edir Macedo.
Em menos de um dia a bomba estourou nos veículos de comunicação. Roberto Justus estava na casa do empresário assinando um compromisso. Horas depois veio a confirmação e mais uma bomba: a loira Eliana, formada pelo SBT, também estava retornando ao canal.
Hoje chegam mais notícias. Fontes dizem que Ana Hickmann está na mira de Silvio e que Celso Freitas teria recebido proposta irrecusável. Ainda existem mais nomes de grandes atores sondados com propostas irresistíveis.
Por incrível que pareça, a principal peça desse quebra-cabeça e que desencadeou toda essa reação em cadeia ainda não se decidiu. Há a possíbilidade de Gugu continuar no SBT, se isso acontecer os bispos ficaram muito, mas muito feridos mesmo. Paralelo a essa briga está a equipe do Pânico que também negocia a ida para a emissora da Anhanguera.
Uma coisa é certa: a briga de audiência pela vice-liderança vai ficar ainda mais acirrada e as grades das emissoras vão sofres drásticas mudanças.

domingo, 21 de junho de 2009

BASTIDORES RÁDIO CBN - VIDEORREPORTAGEM

Neste sábado fui até a Rádio Globo e CBN para mostrar um pouco dos bastidores do programa Revista CBN. Estive lá a convite da jornalista e coordenadora do curso de Jornalismo da Torricelli, Tatiana Bertoni.
Os alunos do curso foram fazer uma visita técnica, aproveitei e gravei também para o Mural do Antena. A velociadade da informação está tão rápida aqui no blog, que logo logo teremos a nossa sessão ao vivo (estou brincando), mas seria bem legal. Voltando ao assunto da rádio, lá falamos com a âncora do Revista CBN, Tania Morales e também com a repórter Michelle Trombelli. Na reportagem elas falam sobre os desafios da profissão e também sobre a polêmica do diploma de jornalista.
Toda a equipe nos recebeu muito bem em um dia de tranquilidade e plantão de final de semana. Obrigado a todos pela recepção.
Fique com a matéria:

sexta-feira, 19 de junho de 2009

RACHA NA F1

Eu escrevi apenas um post sobre meu esporte preferido até hoje. Logo no começo das minhas atividades com o Mural do Antena fiz um texto falando sobre a "volta" de Rubens Barrichello aos carros de Fórmula 1 com a Brawn GP.
Hoje volta a escrever por um motivo muito chato, apesar de achar que ainda não é definitivo. Em 2010 teremos duas categorias máximas do automobilismo mundial. Uma delas será a tradicional F1, que contará com Willians, Force India e mais algumas equipes que estão surgindo por ai, muito pouco e com baixa qualidade para um campeonato de nome, tradição e repercussão mundial.
Por outro lado teremos as equipes mais tradicionais abrindo uma nova categoria, ainda sem nome, mas que terá Ferrari, McLaren, Toyota, Renault, Red Bull, Toro Roso, Brawn e BMW. Com elas também vão os grande pilotos da categoria. Mas será que essas equipes, em menos de 1 ano vão conseguir arrumar autódromos, transmissões de televisão e principalmente convencer patrocinadores a apoiar algo que não existe nem no papel ainda?
Isso sem contar a barreira erguida por Max Mosley, o todo poderoso da FIA (Federação Internacional de Automobilismo). Temos como exemplo o que aconteceu no automobilismo americano quando houve o racha na Indy e então foi criada a Cart e a Indy. As duas categorias ficaram enfraquecidas e só depois de muito tempo e uma dose de consciência resolveram unir os trapos novamente e já estão se fortalecendo.
O que vai acontecer se esse racha na F1 realmente for pra frente ninguem sabe, mas o risco que estão correndo é desnecessário, principalmente no atual cenário financeiro mundial. Ainda acho que tudo será resolvido. Acho também que Max Mosley tem suas razões, as equipes também. No meio disso tudo e louco para uma solução está Bernie Ecclestone, que está muito calado e passivo.
Vamos ver quais serão os próximos capitulos, mas como em toda novela, acho que o final será feliz, com a mocinha e o mocinho juntos no final.

CINEMA 2: ESTAÇÃO ESPACIAL - IMAX 3D

Depois que assisti Anjos e Demônios (veja post abaixo) resolvi engatar mais uma sessão. Estava no Shopping Bourbon Pompéia e lá tem uma sala de cinema 3D, o cinema IMAX. Aliás, essa ainda é a única sala IMAX no Brasil. A tela é gigante, mede 14m de altura e 21m de largura.
Eu já tinha ido assistir um documentário sobre o fundo do mar nessa sala. Achei sensacional, tudo ganha muito mais realidade e você se sente dentro do que está passando. Quando saí do cinema hoje vi que estava passando um documentário sobre a Estação Espacial Internacional.
Lembrando do que vi sobre o fundo do mar, logo fiquei empolgado e engatei essa sessão. O documentário mostra o maior feito tecnológico e científico desde o pouso do homem na Lua, a construção da Estação Espacial Internacional.
A sensação é muito legal, você viaja junto com os astronautas até a Estação que está a 354 quilómetros acima da Terra. São imagens de tirar o fôlego, detalhes impressionates da Estação, do trabalho dos astronautas e também como é a vida desses homens e mulheres que estão construindo tal feito. Mas além destes detalhes, ver o nosso planeta azul, em imagem tão grande e em terceira dimensão é impagável. Outro bom filme que assiti... Mais um que vale a pena conferir tanto pelo conteúdo, quanto pelas imagens.

CINEMA 1: ANJOS E DEMÔNIOS

Hoje fiz sessão dupla no cinema. Precisava ver alguns filmes e também relaxar a cabeça. Então fui logo de cara ver porque todo mundo que eu encontro estava elogiando o filme Anjos e Demônios.
Eu li o livro e sempre vem aquela história de que o livro sempre é melhor do que o filme (tese que eu também apóio). Mas entrei sem nenhum preconceito, logo de cara gostei porque o cinema estava bem vazio e as pessoas que estavam lá não iam fazer barulho (duas senhorinhas bem simpáticas e uma mulher com o braço enfaixado). Começou o filme e fiquei entusiasmado, não consegui me distrair em nenhum momento. O filme é bárbaro, tem cenas fortes, empolgantes e ainda tem todas aquelas obras de arte, museus e catedrais. Claro que a história tem lá suas fantasias e viagens, mas como é uma obra de ficção temos que assistir como tal. Por isso gostei mesmo.
Não teria outro ator melhor para encarnar o personagem meio desajeitado e que ainda usa um relógio do Mickey Mouse do que Tom Hanks.
Uma coisa que não acontecia há muito tempo, quando assistia um filme baseado em algum livro, foi que muitas coisas que eu criei na minha cabeça quando li a obra bateram perfeitamente com o resultado da telona. Achei que Anjos e Demônios ficou muito melhor na telona do que a adaptação de Código DaVinci, mas isso é questão bem pessoal.
O cinema é assim, cada um é atingido de uma forma diferente e particular. Por isso, mesmo se você não leu, vale muito a pena acompanhar as aventuras de Robert Langdon pelas ruas do Vatiano e pelas Igrejas Profanas... Ah, no site oficial do filme, além de informações como sinopse, elenco e bastidores, você também encontra vários joguinhos relacionados ao filme, é só clicar aqui.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

FAÇO CIRURGIA DO CORAÇÃO

Opa, que legal hein senhores Ministros do Supremo Tribunal Federal. Pegaram todo um investimento de 4 anos, mais estágios, correrias, trabalhos, provas e o diabo e jogaram meu diploma no lixo.
Isso mesmo, o diploma de jornalismo não quer dizer nada agora, é um simples papel que diz que fiz uma faculdade que não vale nada. O Ministro Gilmar Mendes disse que o fato de um jornalista ter diploma não significa ter mais qualidade que outros profissionais da área que não possuem graduação. “Os jornalistas se dedicam ao exercício pleno da liberdade de expressão. O jornalismo e a liberdade de expressão, portanto, são atividades imbricadas por sua própria natureza e não podem ser pensadas e tratadas de forma separada”, afirmou.
Ok senhor ministro, então quer dizer que todos os médicos são competentes, não existe erro médico, não existe publicitário com idéias imbecís, não existem bancários que não sabem fazer contas? (eu conheço uma caixa do Bradesco que sempre erra a conta dos juros). Tem gente na Academia Brasileira de Letras que não sabe escrever e outros que não sabem falar (alguém ouviu o discurso do Sarney ontem?). Mas tudo bem, eles precisam de diploma e se quiserem podem ser jornalistas agora também, que legal...
Sou um cara criativo, posso fazer campanhas publicitárias. Sei fazer contas, vou trabalhar em um banco. Convenhamos senhores, existem técnicas que precisam ser aprendidas para se escrever um bom texto. Estudos sobre o ser humano são fundamentáis, sobre a sociedade, sobre a história, sobre os meios de comunicação, sobre a filosofia, sobre as artes também... O rádio tem uma línguagem diferente da revista e do jornal impresso. A televisão tem particularidades que a internet não tem. Assim é a profissão que tem suas particularidades como qualquer outra.
Se o Dr. Chiquinho pode fazer uma reportagem mesmo sem conhecer as técnicas de entrevista, passagem, texto e outras coisas mais, vou aproveitar e fazer uma cirurgia do coração. Qual é o problema? Tudo bem que eu não sei onde tem que ser o corte, qual instrumento usar ou qual veia costurar. Tudo bem, não tem problema, já que o Dr. Chiquinho pode fazer meu trabalho, vou abrir meu consultório amanhã.
Como jornalista tenho que olhar os dois lados da questão (isso se aprende na faculdade). Concordo que o nível dos profissionais tem caído muito. As faculdades tem sérios problemas em suas grades de aula e nem sempre o jornalista recém-formado está preparado para exercer a função. Precisamos olhar com atenção para os cursos de jornalismo. Mas me arrisco (com propriedade de quem trabalhou em instituições de ensino superior) em dizer que o problema não está só nos cursos de jornalismo. Cursos de Direito, Pedagogia, Enfermagem, Fisioterapia e até a tão defendida Medicina estão muito abaixo do tolerável, então vamos caçar o diploma de todo mundo?
Ah, ia me esquecendo. Muita gente diz que médicos lidam diretamente com a vida das pessoas, não se esqueçam que os jornalistas também (Caso Escola Base).

quarta-feira, 17 de junho de 2009

AS SURPRESAS DE SILVIO SANTOS

Sempre me perguntei o motivo que levava Silvio Santos a não colocar no ar um dos maiores sucessos da história do SBT. Ele relançou vários programas da década de 80 e 90, mas um dos programas de maior apelo comercial e de audiência em todas as classes sociais era mantido na prateleira.
Não estou falando da Casa dos Artístas, lançar esse programa seria um tiro no pé, já que estamos saturados de BBB e agora "A Fazenda". Eu pensava no Show do Milhão, um programa que bateu a Rede Globo por inúmeras vezes e em diversos dias diferentes da semana.
O programa é inspirado no Who Wants to Be a Millionaire, que inspirou também o filme vencedor do Oscar. Foi exibido aqui no Brasil entre 1999 e 2002. Nos primeiros anos o sucesso foi absurdo. Antes, para participar do programa, a pessoa tinha que comprar uma revista e enviar um cupom para a emissora. Depois foi patrocinado pela Nestlé e entrou para o Livro dos Records como o programa de televisão que recebeu o maior número de cartas, 70 milhões. Ai veio o patrocinio da TIM e outras empresas e a audiência foi caindo, mas mesmo assim era boa para os padrões da emissora.
O programa saiu do ar e parecia que nunca mais voltaria. Isso mesmo, parecia. Hoje o SBT anunciou a volta do programa. Para participar você tem que assitir a novela "Vende-se um véu de noiva" e pegar umas letras que vão aparecer (coisas de SBT). Mas tirando esse fator eu acho muito bom que o programa volte. Era muito bom assitir e foi um dos melhores programas comandados por Silvio Santos. A reestréia está marcada para o próximo dia 8 (quarta-feira) às 22h30.
Um outro fator que pode ter ajudado nessa volta é o fato de que a Record irá lançar no segundo semestre uma versão do mesmo programa apresentado por Roberto Justus.
De qualquer forma é um bom programa que vai voltar e certamente irá mexer com os números de audiência.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

MORTE NA PISTA

AFP
Sempre quando acontece um acidente fatal no automobilismo mundial vem a cabeça o fatídico final de semana de maio de 1994. Foram duas mortes em Imola. A primeira, no treino de classificação para a prova, encerrou a carreira de Roland Ratzenberg e a outra, no dia da corrida, todos nós brasileiros nos lembramos: morria Ayrton Senna.
Desde então não morreu mais ninguém na Fórmula 1, mas outras categorias continuam fazendo vítimas fatais. O mais recente acidente trágico aconteceu neste final de semana no México. A prova da Nascar mexicana estava no fim quando o líder, Carlos Pardo, foi tocado e seu carro sem controle foi direto para a mureta que dividia a pista da parte de dentro do autódromo.
Pardo, 33 anos, foi levado para o hospital e sua morte foi anunciada 45 minutos após o acidente. O carro do piloto estava a 22o km/h na hora do choque. Uma imagem forte que serve, mais uma vez, como alerta para a segurança de tais eventos.
O automobilismo mundial está de luto novamente.


domingo, 14 de junho de 2009

MUNDO DOS NEGÓCIOS - BNI * VIDEORREPORTAGEM

Nunca fui muito ligado ao mundo dos negócios, mas se analisarmos bem a situação do dia-a-dia fazemos negociações intensamente. Seja no trabalho, seja em casa, nos relacionamentos e em tudo na vida.
Fazemos negócios em tudo. Negociamos sair com uma pessoa, negociamos um pouco mais de tempo no banho, negociamos aquele último pedaço de bolo, ou seja, viver é negociar. Mas existe sempre uma barreira quando falamos em negociações comerciais, empresa com empresa, business to business.
A simplicidade é a mesma e todos nós somos capazes de obter sucesso nessas transações. Prova disso é o sucesso do BNI (Bussiness Network INT'L). Uma idéia bem simples, que faz sucesso pelo mundo e que agora está fazendo um grande sucesso aqui em São Paulo também.
Para conferir de perto como funciona o BNI fui até uma reunião no meio desta semana e registrei tudo. O resultado você confere em mais uma videorreportagem. Acompanhe:


sábado, 13 de junho de 2009

DOIS MUNDOS

Antigamente as relações humanas eram muito mais presenciais. Para conhecer alguém você tinha que sair de casa, estar em contato direto com o outro sempre. A pessoa tinha que dar a cara a tapa mesmo, sendo feio ou bonito, tímido ou falante, para ter sucesso na sua tentativa o sujeito era obrigado a passar frio, pegar trânsito, gastar dinheiro.
Foi então que veio a internet. A rede virou escudo para inúmeras situações e para certas pessoas foi o grande empurrão. Não há dúvida que as relações ficaram mais frias, mais frágeis e superficiais. Por outro lado a rede mundial ajudou a encurtar certas distâncias, a ultrapassar barreiras e diminuir a saudade de quem vive longe.
Claro, tudo tem vários lados, tudo pode ser analisado e entendido por diversos pontos de vista. Vamos pegar a questão afetiva, amorosa. Nada mais gostoso do que o contato físico, troca de olhares, o perfume de alguém para ser conquistado. Hoje, para muitas pessoas, isso não é levado em consideração, basta entrar em uma sala de bate papo e começar a paquerar. Não sabem se a pessoa fala a verdade, se te atrai fisicamente e muitas outras coisas.
Conheço muita gente que começou a conversar com pessoas na internet e quando tentaram algo mais real se decepcionaram. Não estou aqui dizendo que não possa dar certo alguma coisa assim, sei de pessoas que até casaram e vivem felizes, mas as barreiras são maiores.
Virtualmente ou não o importante é sempre conhecer novas pessoas, trocar experiência e assim ir crescendo a cada dia com um novo mundo que se abre na nossa frente.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

L' AMOUR!!!!!!!

A data é muito mais comercial do que afetiva, mas é claro que o Dia dos Namorados é uma chance para apimentar o relacionamento, aproveitar para solidificar a relação ou simplesmente mais um motivo para curtir um dia a mais de forma bem gostosa.
O comércio comemora, sempre é bom vender, seja lá o que for... Vi na televisão que o presente mais "popular" é o aparelho celular. Operadoras felizes, fabricantes de aparelhos também. Por isso nesse dia dos namorados me dei de presente um... celular!!!!
Hoje teria uma videorreportagem sobre o dia dos namorados, ia dar uma dica bem legal para os casais romanticos e para quem gosta de arte. Mas um problema técnico impediu tal gravação e por isso amanhã colocarei uma videorreportagem sem relação com a data.
Voltando ao dia dos namorados, o que fazem os solteiros? Alguns aproveitam a data para tentar arrumar o seu par. Outros acham que o momento serve para repensar atitudes e que é hora de fazer um exercício de auto-conhecimento. Tem aqueles que nem lembram da data e reunem os amigos para curtir e aproveitar a vida a sua maneira...
E assim mais um Dia dos Namorados vai passando, não importa em que situação esteja, vale a pena exercitar o amor que existe dentro de nós. Amar é sempre bom...

quinta-feira, 11 de junho de 2009

FERIADÃO MOLHADO E PARADO

Se a véspera do feriado está assim, não quero nem imaginar como vai ser o feriado propriamente dito.
Nesta quinta-feira São Paulo viveu o caos mais uma vez (como se fosse surpresa para quem mora aqui). Trânsito recorde na capital paulista (293 km de lentidão), ruas abarrotadas de carros nervosos, com buzinas barulhentas, faróis altos e motoristas transtornados. Não podemos esquecer os acidentes, foram contabilizados 56.
Ah... não deixando de lembrar também que véspera de feriado é sempre complicado na cidade. As vias que ligam as saídas da capital ficam congestionadas, mesmo fazendo o frio que tem feito.
Por fim, sempre a culpada maior: a chuva. Choveu, fez frio, choveu novamente, parou, ficou forte e da-lhe água caindo. O resultado são os vários pontos de alagamento.
Junte-se a tudo isso o Dia dos Namorados que fez os apaixonados correrem para os shoppings comprarem seus presentes.
Assim não dá, a cidade pede socorro... Mas calma motrista, a solução vem ai: mais pistas na marginal, vão derrubar as árvores do canteiro central (entre a pista expressa e a local) e contruir mais três faixas de cada lado do Rio Tietê. O tema é muito complexo e por isso vai merecer um post especial em breve.
E com isso São Paulo vai, na verdade não vai!!!

terça-feira, 9 de junho de 2009

SEXO DAS ESFEROGRÁFICAS

Ahhhhhhh o sexo... Um tema difícil de abordar porque cair no grotesco, no banal e no desrespeitoso é muito fácil.
Mas sexo é um assunto que sempre desperta a atenção, deixa a imaginação voar e provoca reações diversas, mas sempre prazerosas.
Sexo é a explosão carnal de sentimentos e desejos, é a concretização física das fantasias e sensações. Na cabeça das pessoas tudo parece que sempre vai acabar na cama, na cozinha, no chão, no elevador, no carro, no motel, no chuveiro ou sabe-se lá onde mais!!!
O tema é muito amplo e pode ser discutido e abordado por diversos ângulos e situações. Vez ou outra vou trazer alguns textos sobre isso.
Hoje recebi o link de um vídeo no youtube que aborda o sexo nas suas diversas formas. Esse vídeo não tem mulheres nuas e nem cenas sensuais ou pornográficas. Ele traz o assunto utilizando as canetas BIC. É muito interessante e bem feito, vale a pena conferir!!


segunda-feira, 8 de junho de 2009

SEMPRE RIR

O que seria da minha vida sem o humor? Não consigo passar nenhum momento sem me apegar a uma boa risada.

Todo mundo que me conhece destaca essa "qualidade". Sei que o sorriso já me abriu várias portas e quando falo em bom humor não entendam como escracho, deboche ou coisas assim... Simplesmente acho que rir faz bem para tudo.
Em 2003 o tema do meu trabalho de conclusão de curso na universidade foi: "Riso, benefícios pessoais e profisisonais". No ano anterior tinha feito um programa na tv com o mesmo tema e me identifiquei bastante. Entre os muitos entrevistados estavam humoristas, médicos e especialistas...
Uma das pessoas com quem conversei foi a conferencista Leila Navarro. Ela é ótima, fala super bem e, é claro, tem um humor fora do comum. Nas palestras que realiza ela ensina alguns exercícios para ajudar as pessoas a rirem.
Já o Dr. Protásio da Luz, cardiologista do INCOR, destaca que o riso traz várias reações positivas para o nosso corpo como desopilar o fígado, ajudar na respiração e em muitas outras coisas.
Fui também em algumas empresas que adotam exercícios e momentos de descontração para aliviar o estresse do dia-a-dia dos seus funcionários. Trabalhar com bom humor e em um ambiente alegre traz resultados positivos.
Não sei se vocês sabem, mas existe até a Yoga da Gargalhada, uma prática que começou na Índia. Aqui no Brasil já existem vários sites e associações, clubes e academias que promovem essa "terapia".
As respostas foram sempre unanimes: rir é fundamental para uma vida melhor. Para encerrar esse post vai uma poesia de Cecilia meirelles que fala sobre o tema.
GARGALHADA
Cecília Meireles

Homem vulgar! Homem de coração mesquinho!
Eu te quero ensinar a arte sublime de rir.
Dobra essa orelha grosseira, e escuta
o ritmo e o som da minha gargalhada:

HA! HA! HA! HA
HA! HA! HA! HA!

Não vês?
É preciso jogar por escadas de mármores baixelas de ouro.
Rebentar colares, partir espelhos, quebrar cristais,
vergar a lâmina das espadas e despedaçar estátuas,
destruir as lâmpadas, abater cúpulas,
e atirar para longe os pandeiros e as liras...

O riso magnífico é um trecho dessa música desvairada.

Mas é preciso ter baixelas de ouro,
compreendes?
— e colares, e espelhos, e espadas e estátuas.
E as lâmpadas, Deus do céu!
E os pandeiros ágeis e as liras sonoras e trêmulas...
Escuta bem:

HA! HA! HA! HA!
HA! HA! HA! HA!

Só de três lugares nasceu até hoje essa música heróica:do céu que venta,
do mar que dança,
e de mim.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

ENTREVISTA COM ROSANA HERMANN * VIDEORREPORTAGEM

Nesta semana trago uma entrevista que fiz com a multimídia Rosana Hermann.
Tive que realizar um trabalho para a pós-graduação lá na Cásper Líbero sobre Utopias e Distopias. Meu grupo pensou em várias coisas para fazer e chegamos no nome da Rosana para que ela gravasse um depoimento para nós.
Fui até a Band fazer essa gravação. No trabalho não deu para usar tudo, nem aqui, mas estou trazendo o mais importante do que gravamos.
Quero aproveitar para agradecer a Rosana que sempre me atendeu quando precisei. Ela sempre foi muito simpatica e com um humor ímpar!!!
O nosso papo fala de internet, blogs e twitter. Vale a pena conferir...
Quem quiser conhecer mais sobre a Rosana e o blog dela é só ir no Querido Leitor...


quinta-feira, 4 de junho de 2009

ERA IMPROVÁVEL, MAS DEU CERTO...

Há alguns meses fiquei conhecendo o espetáculo "Improvável". Ainda não fui ver ao vivo, mas assiti aos inúmeros vídeos do Youtube e achei o máximo.
A idéia é genial, os atores são bárbaros, o mote de humor é gostoso e a dinâmica da coisa deixa o espetáculo ágil e renovado a cada cena.
Improviso é a palavra que define as apresentações da Cia. Barbixas de Humor. A platéia é fundamental para a evolução do espetáculo que ainda conta com duas participações especiais em cada apresentação.
Com pouco mais de 1 ano de vida, o "Improvável" é um desses sucessos na internet. Os vídeos no youtube já foram vistos por mais de 9 milhões de pessoas. Sem contar o sucesso de bilheteria nos espetáculos que acontecem todas as quintas.
Quando vi os vídeos de imediato percebi que seria uma idéia facilmente adaptada a televisão. Não deu outra, a MTV saiu na frente e trouxe a turma toda para um programa. Junto com Anderson, Elídio e Daniel está marcos Mion. Confesso que no começo torci o nariz quanto a participação de Mion, mas foi assistir ao programa agora pouco que mudei de opinião.
O programa foi batizado de "Quinta Categoria", é bem ágil, traz alguns dos jogos de improviso da peça e consegue reproduzir a atmosfera do inesperado para quem assite.
Tanto no teatro como na televisão fica a dica para essa gostosa forma de fazer humor...
Segue um dos vídeos com a performance da galera. Só pra constar, quem grava essas cenas no Tuca é a TJ Produções dos meus amigos Thiago e André...
Serviço: "Improvável"
Data: Todas as quintas-feiras
Horário: 21:31
Ingresso: R$40,00 Ingressos antecipados: R$30,00 (somente inteira)
Duração: Provavelmente 60 min.
Local: Teatro TUCA [Site Oficial]Rua Monte Alegre, 1024 - Perdizes [Como chegar?]
Serviço: "Quinta categoria"
Quinta às 22h30 Reprise: Sexta à 01h30 e Domingo às 17h30


QUE REI SOU EU?

Antes de iniciar este texto quero dizer que sou solidário e sei da dor que as famílias dos passageiros do voo AF 447 estão sentindo.
Entre os passageiros estava Pedro de Orleans, um dos descendentes da família imperial brasileira. Ele era tetraneto de Dom Pedro II e trineto da princesa Isabel, figuras importantes na formação do país e conhecidas de todos pelos nossos livros de história.
Então fiquei aqui pensando sobre a monarquia e todas essas formalidades e pompas que existem ao redor do Império. Império que não existe mais (e faz um tempinho já) mas que ainda reside no coração daqueles que descendem dessa linhagem.
Tirando algumas rarissimas exceções, a monarquia é algo que cheira pó e não serve de nada. Mas acho engraçado como eles gostam de manter certas tradições, títulos e atitudes que não condizem com a realidade do nosso país.
A nossa família real é bem discreta, não aparecem em telejornais, dificilmente estão em capas de revistas, mas mesmo assim gostam e deixam claro a sua posição de alternativa ao comando do país. Lembro até de um plebicito que tinha como opção a volta da monarquia.
É até bonito e folclórico o reconhecimento que alguns países fazem aos seus monarcas. Mas isso no Brasil não faz muito sentido e nem combina muito. Reis, castelos, principes e princesas, disputas por tronos, coroas e uma gama enorme de coisas estão mais ligadas a Europa, aqui no Brasil essa história tem muito menos glamour e seriedade.

terça-feira, 2 de junho de 2009

ERA DO GELO

Logo quando começei a escrever o blog, em fevereiro, escrevi um post falando sobre o calor que fazia naquele dia. O título foi "Atravessamos o deserto do Saara" e realmente me sentia em um deserto.
Hoje passo pela situação contrária. Está fazendo muito frio, aquele frio que congela os ossos, que dá vontade de ficar na cama até tarde e assisitr sessão da tarde, mesmo que o filme já tenha passado milhões de vezes.
Em vários estados as temperaturas estão baixas, nessas horas as pessoas desabam todo o armário pegam tudo que possa esquentar e saem a rua como se fossem para a Antártida. Sai assim hoje, quase na verdade. Pela manhã relutei em levantar, tomei aquele banho torturante, torturante porque mesmo com a água quente tem aquela parte de desligar o chuveiro e se enxugar (como isso é terrível).
Me arrumei, olhei meus e-mails e fui para Guarulhos. Só que nisso, na correria, peguei apenas uma blusa de frio. O esquecimento quase foi a causa de um congelamento em plena Via Dutra quando voltava agora a noite para casa. Agora estou aqui, cheio de coisas e ainda sim com muito frio.
Essas previsões catastróficas envolvendo o aquecimento global (que hoje resolveu esfriar pra valer) ainda vão me fazer ver neve em São Paulo.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

TURBULÊNCIA

Acordo com a notícia de que um avião tinha caido. Logo liguei a televisão e na verdade percebi que o avião, até então, estava desaparecido. Como assim desaparecido?
Como tinha acabado de acordar demorei um tempo para entender... Achei que as autoridades brasileiras e francesas estavam pedindo ajuda dos detetive Jack Malone do seriado americano Whitout a trace (Desaparecidos) para localizar o avião.
Parecia um jogo de achados e perdidos na televisão. Uns diziam está ali, outros negavam e falavam está lá... Assistindo televisão me senti jogando War, eram vários mapas com as possíveis localizações da aeronave perdida. O chutódromo não parava, caiu, sumiu, sequestraram, alienigenas, triângulo das bermudas e até os mais engraçadinhos dizendo que o avião estava na Ilha de Lost.
Sempre quando acontece um fato assim a mídia fica alvoroçada, faz aquela cobertura cheia de nada... Teve até repórter em simulador de voo fazendo a mesma rota da aeronave da Air France. Ai eu pergunto: pra que???????
Sei o que é ficar 11 horas em um avião, já estive nessa mesma rota, mas meu voo desceu em Frankfurt. Não sou o cara mais tranquilo em uma viagem aérea, é horrível tanto tempo de voo.
Deixo aqui a minha solidariedade aos familiares das vitimas dessa tragédia e aproveito para implorar para mídia ter mais pé no chão e evitar esse achismo medonho.

O Mural está aqui

Prêmios

Contadores

free counters

Visitantes

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO