segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

PILHAS DE PAPEL

Este mundo burocrático que estamos inseridos nos faz perder a cabeça e perder tempo, muito tempo. Tudo neste mundo precisa e um carimbo, de um visto, de uma xerox, de um protocolo, de uma fila, de um atendente enjoado, de uma sala abafada e de milhões de barreiras para no fim praticamente nem olharem para os papéis.
A exemplo da Rosana Hermann (clique aqui para ver o drama que ela passou), também precisei fazer cópias autenticadas do meu diploma de jornalista, que estava empoeirado dentro de uma pasta chique. Eu valorizo muito o meu diploma, mesmo porque gastei uma grana violenta para conquista-lo, mas tecnicamente é a minha experiência profisisonal que me carrega pelas redações mundo afora.
Voltando a história do diploma. Fui até um cartório perto de casa sob os avisos de que lá era muito cheio, ia demorar, tem muita fila, etc, etc, etc... Eu já sabia de tudo isso e fica a pergunta: qual cartório não é cheio? Muito bem, quando cheguei lá estava aquela pilha de pessoas, com uma senha azul na mão e derretendo neste calor do Saara que tem feito ultimamente.
Tentei entender onde era o final da fila, o começo da minha agonia. Ninguem te responde, um finge que não ouve, outro olha para o chão, até que uma alma avisa qe preciso retirar minha senha no balcão. Depois de me acotovelar com alguns boys, senhoras, coreanos e bolivianos consegui pegar minha senha e entregar meu querido diploma para a xerox autenticada.
Fiquei próximo ao balcão só observando. Vi que em menos de 2 minutos um rapaz pegou e tirou as cópias que pedi. Logo pensei que sairia dequele inferno rápido, mas me enganei. A pasta com os documentos foi parar na mesa de uma moça, que fez de tudo, menos autenticar minha xerox. Atendeu telefone, gritou com uma mulher, bebeu água, bebeu água novamente, levantou, sentou, fez cara feia para a fila e eu lá esperando.
Após 15 minutos de espera ela pegou a pasta, tirou as duas cópias, carimbou, assinou e nem olhou para o original. Pronto, lá estava minha cópia autenticada, fim do sofrimento? Não!!!! Ela colocou as cópias na pasta e devolveu para uma espécie de urna, onde um dos atendentes retirava para gritar seu número da senha e cobrar pelo serviço. Mais 10 minutos para uma santa alma resolver pegar meu diploma e as cópias autenticadas dele e me dar. Um percurso cansativo, dentro de um espaço minusculo que poderia ter sido resolvido em menos de 5 minutos. Levou meia hora.
Ai fico me perguntando porque o péssimo humor toma conta dos atendentes e também de quem está na fila e a resposta grita na nossa cara, a burocracia feita para facilitar é a primeira a emperrar o funcionamento da engrenagem. Mas o detalhe nessa história foi ficar reparando em um rapaz que estava sentado na sua "baia" de trabalho praticamente encoberto por uma pilha de papéis e com cara de poucos amigos. Esse sim precisa de um belo jarro de suco de maracujá.

2 Comentários:

Palavras que falam por mim disse...

Olá, antes de mais nada, parabéns pelo blog!
E por acha-lo de muito bom gosto é que o/a convido a vir conhecer a proposta do meu Blog para você.

Aguado sua visita!

Forte abraço!
Karina

Fábio Diniz disse...

É, meu amigo, as coisas no mundo da burocracia ñ são nada fáceis !!
Conseguir emprego é algo difícil e nisso, sou escolado por estar desempregado há mais de um ano !!
Qdo vc necessita de um serviço, seja ele de órgão público ou privado, tem que rezar p/ que tudo na vida do bendito atendente esteja correndo as "mil maravilhoas" pq esta condição está diretamente relacioanda com o tempo e qualidade do atendimento que vc receberá deste !!
Passo por situação parecida em um orgão público por aqui pra conseguir um emprego: o descaso deles p/ contigo é absurda e vc ainda tem que ficar à mercê de pessoas assim !!
Realmente acho que todas as pessoas que são "obrigadas" a lidar com interrelacionamento humano deveríam seguir uma cartilha de bons modos: ninguém merece ser maltratado ou negligenciado devido a problemas pessoais !!
Entender comportamento humano é muito difícil !!
Parabéns, meu amigo, pela temática abordada !!
Forte abraço !!!

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante e será liberado após moderação do autor deste blog.

O Mural está aqui

Prêmios

Contadores

free counters

Visitantes

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO