terça-feira, 18 de maio de 2010

YOUTUBE 5 ANOS

Ele ainda é uma criança, mas uma criança que tem feito muito barulho, que mudou muitas cabeças, que fez gente começar a se coçar por aí... Sim o Youtube é um desses exemplos de grandes idéias que mexeram não só com a web, mas também com a forma de agir, pensar de muitas pessoas.
Era comum há não muito tempo você ouvir alguém dizendo. "Você está me gravando? Vai passar na Globo?". Hoje muita gente fala: "Vou gravar você e vou joga no Youtube."
O Youtube, como o próprio nome diz colocou eu, você, todos nós no foco da produção de conteúdo audiovisual, seja ele profissional ou amador. Sim, existe muitos vídeos profissionais produzidos exclusivamente para o youtube, sem contar também as muitas empresas, produtoras, tvs webs que utilizam o youtube não só como canal mas também como servidor de imagens. Eu também me encaixo na sessão dos profissionais que viram no youtube uma chance de produzir material de qualidade (que modesto) sem depender do broadcast.
Mas acho que são os amadores, as pessoas comuns, que transformam o cotidiano, o dia a dia em vídeos que muitas vezes viram hits e assuntos do momento. São dessas pessoas, de nós, de fora dos estúdios, das ilhas de edição, das grandes produções que surgem coisas muito criativas.
O blog Mural do Antena começou como um blog de textos e depois ganhou o upgrade com as videorreportagens, mas se não fosse o youtube talvez hoje não conseguiria de forma tão simples fazer esse trabalho e deixar disponível na rede para todo o mundo.
São cinco anos, mas até parece que ele sempre existiu, se tornou uma biblioteca de vídeos sensacional, conta com coisas raríssimas, tem muita coisa ruim também, como em todo lugar, mas não há como negar, mesmo com a criação de serviços semelhantes ao Youtube, ele é a expressão máxima do poder audiovisual de todos nós.
O aniversário foi ontem, mas ainda vale um parabéns Youtube.

1 Comentário:

Dri Viaro disse...

Oi, o encontro de blogueiros está marcado, caso tenha interesse em participar, leia a postagem e me envie um email.

http://www.driviaro.com.br/2010/05/o-encontro-de-blogueiros-em-sampa-esta.html

bjs

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante e será liberado após moderação do autor deste blog.

O Mural está aqui

Prêmios

Contadores

free counters

Visitantes

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO