domingo, 20 de junho de 2010

O FOGO E A IMBECILIDADE

"Quem brinca com fogo faz xixi na cama" já diziam nossas mães e avós sempre que íamos fazer alguma coisa perigosa relacionada ao fogo. Elas sempre estiveram certas, brincar com fogo nunca dá coisa boa, não necessariamente o autor da brincadeira se urina nas calças durante o sono, mas certamente vai fazer uma grande bobagem e causar prejuízos e mortes.
Nesta madrugada, antes de ir dormir, comecei a ver uma mobilização no twitter com notícias sobre um grande incêndio no Morro dos Cabritos no Rio de Janeiro. Os grandes portais e nem a televisão noticiavam o fato, mas as redes sociais estavam mobilizadas com o incêndio de grandes proporções.
Logo começaram a surgir fotos de moradores, vídeos de vizinhos e uma imagem mais forte do que a outra. Jornalistas locais relatavam os acontecimentos e o perigo de tal acontecimento. Uma grande área estava sendo atingida e outros focos de incêndio foram surgindo. Houve até em determinado momento que cogitassem um ato premeditado.
Não, não era. Era algo muito mais simples e freqüente nesta época do ano: Balões. Sim, os famosos e problemáticos balões que todo ano acabam com a vegetação, destroem casas, matam pessoas e animais.
O balão é bonito, mas é inútil, não traz benefícios, apenas destruição. Tudo que sobre, desce. Tudo que tem fogo, queima. Mato e vegetação seca pega fogo, casas pegam fogo. Mas existem pessoas que insistem em se divertir com algo perigoso e que pode prejudicar muitas pessoas, incluindo eles mesmos. O balão não escolhe lugar para cair, não tem gps acoplado e um direcionador que diga para ele descer em um ponto neutro e que não cause prejuízos a ninguem. Os baloeiros clandestinos tem que entender que uma balão no ar é tão mortal quanto uma bala perdida, talvez até mais do que elas pois o número de vítimas pode ser maior com um único balão.
Neste incêndio ainda não há informações sobre vítimas. Mas todos são vítimas, a cidade perdeu uma área de proteção ambiental importante, animais morreram, então todos nós perdemos. Para ver como um pequeno balão pode ser destruidor, então veja o vídeo abaixo de um morador da região que gravou desde o início do incêndio até o morro todo ser tomado pelas chamas.

1 Comentário:

Ana Beatriz Camargo disse...

Antes de ir dormir também percebi a mobilização do pessoal via Twitter e cada foto mais triste que a outra.

Vontade louca de atacar de piloto de avião lança bomba e dar uma voadinha sobre a próxima convenção dos baloeiros inconvenientes e ESTÚPIDOS!

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante e será liberado após moderação do autor deste blog.

O Mural está aqui

Prêmios

Contadores

free counters

Visitantes

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO