terça-feira, 1 de junho de 2010

QUEM SOMOS NÓS?

Ontem foi a última aula da matéria "Processos e produtos jornalísticos no ambiente digital" que estou fazendo na pós-graduação. Como encerramento do curso o professor Walter Lima exibiu o documentário "Quem somos nós?" de 2004.
Eu já tinha assistido esse documentário em 2006, mas na época não tinha o Mural do Antena para escrever sobre e por isso acabou ficando guardado para um outro momento e hoje é esse momento, já que as ideias voltaram a cabeça para fazer esse texto.
O documentário, cujo título em inglês é "What the bleep do we know?", foi lançado em 2004 e gerou muita polêmica. Polêmica porque ele discute questões muito complexas sobre a ciência, sobre a existência humana, sobre a realidade, religião, matafísica, pensamento mágico, psicologia, espiritualidade entre outras tantas questões que não tem respostas exatas e mexem com as crenças humanas.
Esse é um documentário que traz inumeras perguntas complexas e que nos fazem pensar sobre o nosso posicionamento diante do mundo, sobre a nossa existência. Claro que ele merece ser visto com olhares mais críticos porque muitas coisas são deixadas de lado, muitos conceitos são atropelados e existe um certo interesse de quem realizou esse documentário.
O documentário foi baseado nos ensinamentos da médium americana J.Z. Knight que afirma ter um canal de comunicação com a entidade RAMTHA, por isso algumas análises contidas no vídeo tem um objetivo específico e parcial. Mas de qualquer forma muitos ciêntistas conceituados colocam ali suas idéias sobre esses inúmeros assuntos e servem como base para pensarmos em tantas questões.
Quem somos nós? certamente é uma pergunta impossível de responder e que nos faz abrir um leque de centenas de outras perguntas. Com a velocidade que as coisas caminham talvez algumas respostas aparecem e outras fiquem mergulhadas para sempre no desconhecido.
Comecei esse texto falando da aula da pós e lá tivemos muitas discussões sobre o papel do jornalismo com as novas tecnologias, como o jornalista deve se posicionar diante dessa evolução tecnologia e principalmente do novo cenário, ainda em construção, para o exercício da nossa profissão. Quem somos nós jornalistas?
Abaixo a primera parte do filme...

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante e será liberado após moderação do autor deste blog.

O Mural está aqui

Prêmios

Contadores

free counters

Visitantes

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO