terça-feira, 3 de agosto de 2010

AS ARMADILHAS DA INTERNET

A comparação pode parecer infantil, mas cabe muito bem ao que acontece. A web é muito parecida com a teia de aranha. Claro que no sentido literal da palavra, ou seja, o formato de interligação, mas é muito parecida no perigo que ela proporciona para quem caí nela e não sabe como escapar dos riscos.
Três fatos recentes me fizeram pensar nesses perigos constantes que existem por aqui, a maioria deles relacionados a exposição da nossa imagem diante do mundo. Eu mesmo vivo me questionando em alguns momentos sobre a necessidade de expor certas coisas.
A internet é traiçoeira porque ela convida você a se mostrar, mas temos que saber dosar essa exposição porque sempre existe uma "aranha" a espera de alguém que não consiga se desprender dos fios de sua teia.
O que aconteceu recentemente? Vou começar do último fato, onde jogadores do Santos, enquanto se exibiam em um chat via webcam se alteraram com algumas críticas e trolls. Falaram besteiras, deixaram o nervosismo falar mais alto e criaram uma saia justa para o time do Santos. Um sinal de que ficaram presos na teia, se deixaram enrolar por essa sedutora e imperceptível armadilha e viraram notícia. Poderia ter sido pior, poderiam ter falado mais coisa e a rede não perdoa. No final deram a desculpa de que tudo foi brincadeira e o fato vai passar e todos vão esquecer, mas que tenha servido de alerta. Pessoa famosa, principalmente, tem que entender que os passos são sempre seguidos.
O Fantástico exibiu no domingo uma reportagem sobre quadrilhas que escolhiam suas vítimas por meio das redes sociais. Viam fotos, informações de onde moravam, viagens e tiravam conclusão sobre o padrão de vida dessas pessoas. Para muita gente isso pode parecer óbvio, mas tem uma grande maioria que não está acostumada com esses becos da internet que acabam abrindo muito mais do que uma brecha para esse tipo de ação.
Por fim o caso dos adolescentes que fizeram sexo e transmitiram ao vivo, via twitcam, para mais de 25 mil pessoas. Esse caso merece mais atenção porque envolveu até polícia e mostra o quanto muitas pessoas não estão preparadas para lidar com centras coisas. Envolve um olhar mais atento dos país sobre o que os filhos fazem diante do computador e também dos meios de controle e acesso, porque hoje a internet aceita tudo e como disse antes sempre há uma aranha torcendo para que alguém caia na sua armadilha.

3 Comentários:

Barbara disse...

Adoeri o post.

Merlaine Garcês disse...

Olá Antenor!
Concordo com tudo acima!
Moderar ainda é a melhor opção!
Abraços.

Anônimo disse...

MUITO INTERLIGADO NO QUE EU PRECISO OBRIGADO E ISSO AI SEMPRE TEM UMA ARANHA A ESPERA DE ALGUEM QUE NÃO CONSIGA SE DESPRENDER DE SEUS FIOS .

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante e será liberado após moderação do autor deste blog.

O Mural está aqui

Prêmios

Contadores

free counters

Visitantes

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO