quinta-feira, 2 de setembro de 2010

DESESPERO SOTERRADO

O ser humano muitas vezes passa por algumas situações que colocam as questões mais básicas da nossa existência em cheque. Quando não se tem o básico para sobreviver somos capazes de mostrar o lado animal e irracional da nossa espécie já que de forma involuntária a luta pela vida se faz necessária.
O caso dos mineiros soterrados no Chile mostra mais uma vez o ser humano colocado na parede e tendo que superar adversidades terríveis. Fome, sede, falta de higiene e até a respiração estão nos níveis mais críticos para a sobrevivência. Uma situação terrível para essas 33 pessoas que estão em um espaço mínimo há 28 dias e a previsão é que aguardem mais 4 meses por lá.
Agora começam a chegar alimentos, água e algumas instruções para que a permanência no buraco seja menos sofrível, mas mesmo assim o temor de que alguns desses mineiros não resista a pressão é grande.
Quando vi essa história do Chile me lembrei de outras três histórias. A primeira é a mais famosa e virou filme, o caso do avião que caiu nas cordilheiras e os sobreviventes foram obrigados a comer carne humana.
O outro caso que lembrei, menos famosos e que li em um livro, conta a história de dois amigos brasileiros que sobrevoavam a Amazonia boliviana e o avião caiu no meio da mata. O livro se chama "Diário da Morte" e foi escrito por um dos acidentados, Milton Terra Verdi, que fez um diário enquanto aguardava o resgate, que para ele nunca chegou.
Por fim a história dos mineiros me fez recordar de um livro que li não faz muito tempo. "No Coração do Mar" de Nathaniel Philbrick conta a história real de navegantes que inspirou a obra Moby Dick de Melville. Basicamente o navio onde os pescadores estavam afunda por causa do golpe de uma baleia. Separados por pequenos botes, os pescadores estavam perdidos na imensidão do oceano e a fome e sede foram ficando cada vez mais fortes até que em alguns casos o canibalismo aconteceu. Alguns desses náufragos sobreviveram para contar a história.
Ficamos na torcida para que a situação dos mineiros seja melhor a cada dia e que nada de mais trágico aconteça.

1 Comentário:

Felipe Accacio Rigaso disse...

Realmente é um caso muito chocante, e por mais que haja toda uma estrutara do lado de fora, com alimentação, água, etc. eu acredito que só o fato de estar isolado do mundo, provoca no ser humano uma loucura, o que nos resta é rezar para que tudo saia bem.
Parabéns pelo blog amigo, já o acompanho á um tempo.

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante e será liberado após moderação do autor deste blog.

O Mural está aqui

Prêmios

Contadores

free counters

Visitantes

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO