terça-feira, 21 de setembro de 2010

O JORNALISMO NO CINEMA

Na madrugada de domingo para segunda-feira fui dormir muito tarde porque me deparei com um filme que passava na TV e que acho bem interessante. Um filme que retrata um caso real de um jovem jornalista que inventava fontes, locais e em muitos casos a matéria toda em uma renomada revista americana.
O filme é o "O Preço de uma Verdade" (Shattered Glass - 2003), é uma produção simples mas que mostra um fato que pode parecer isolado, mas acontece bastante. Em época de eleição então é só prestar muita atenção em reportagens que surgem, algumas delas são verdadeiras obras de ficção, passando longe do bom jornalismo (mas esse é um outro assunto, vou me reter no cinema).
São muitos os exemplos de tentativas do cinema em retratar o cotidiano da profissão de jornalista. Muitas dessas tentativas são péssimas, baseadas em clichés e lugares comuns, mas outras são primorosas e interessantes. Vou citar alguns que me lembro e gostei de ver.
Pra começar um filme que é considerado um marco da história do cinema e sem dúvida um dos melhores já realizados, "Cidadão Kane" (Citizen Kane - 1941) conta a história de um magnata do jornalismo. Por tudo, desde a história até a sua linguagem, o filme merece ser visto.
Para quem gosta de fotografia e o universo do fotojornalismo "Blow-up: Depois daquele beijo" (Blow-up - 1966) é uma boa pedida. História envolvente, com toques de mistério e investigação.
Por falar em investigação, um dos meus preferidos é o "Todos os homens do presidente" (All the president's men - 1976). História real de dois jornalistas do Washington Post que investigaram o caso Watergate, responsável pela renuncia do presidente americano Richard Nixon. Uma história que mostra um pouco da relação do jornalista e sua fonte.
Já o filme "O quarto poder" (Mad City - 1997), mostra um lado interessante e perigoso da profissão. O nome mesmo já diz, ser um poder pode trazer a tona manipulações e um jogo de egos perigoso para o bem da informação.
Como toda informação é preciosa e poderosa, um outro longa chama atenção. "O Informante" (The Insider - 1999) mostra a história de um homem que trabalhou na industria do cigarro e depois resolve revelar todos os segredos.
A lista é grande e poderia ficar aqui citando mais alguns, mas acho que essa seleção que fiz é boa. Tem alguns filmes mais recentes, mas os antigos trazem, além de um retrato interessante da época, um pouco daquela visão nostálgica e romantica do jornalismo. Pra quem é estudante de jornalismo e comunicação ou simplesmente gosta de cinema acho que essa é uma boa dica.

1 Comentário:

Felipe Accacio Rigaso disse...

Boa Dica mesmo, já assisti alguns desses filmes, o quarto poder está entre os meus favoritos, claro que temos filmes que trazem uma imagem falsa do jornalismo, monta-se uma personagem através do clichés, mas existem muitos filmes bons, dessa lista que você fez ainda não assisti uns 2 ou 3, então, valeu a dica.

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante e será liberado após moderação do autor deste blog.

O Mural está aqui

Prêmios

Contadores

free counters

Visitantes

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO