sábado, 18 de setembro de 2010

A SENHORA TELEVISÃO

Hoje essa janela mágica para o mundo completa 60 anos. A já senhora televisão foi testemunha de muita história e também responsável por outras tantas. A relação do brasileiro com a televisão sempre foi muito íntima, cheia de amor e ódio, assim como nas novelas.
Eu sou um desses brasileiros que ama essa caixa de luz e sonho. Odeio também, como no caso do post anterior, mas sempre faço as pazes e me vejo diante dela. Um hábito que tem mudado bastante em 60 anos.
O computador tem disputado a atenção dessa senhora e em muitos casos conseguindo tirar um pouco da sua magnitude, mas mesmo assim ela ainda é soberana, imponente e centralizadora no meio da sala, no quarto e agora ganhando mobilidade nos celulares e outros aparelhos menores. A TV precisa se rejuvenescer e tecnologicamente tem caminhado para isso.
Mas não basta mudar tecnologicamente, é a visão que esta janela nos proporciona que precisa mudar um pouco, já que há nitidamente uma falta de criatividade de um modo geral. Apesar disso a nossa televisão sempre foi considerada uma das melhores do mundo e por isso mesmo que acho que temos como impor ainda mais nossa capacidade de criar e produzir grandes coisas.
Estamos em um momento de reflexão, um momento em que a concorrência de outras mídias está mais forte e nos alertando para que o conteúdo televisivo ganhe novos horizontes, converse mais com outras mídias (usar internet não é apenas passar vídeos engraçados do youtube) e aproveitar esse salto tecnológico para injetar novidades.
Estou dos dois lados, tanto aperto a televisão, produzindo para a web e pesquisando novas formas de produzir, quanto sou apertado pois trabalho há mais de 10 anos nesse mundo mágico e por isso me sinto responsável em pesquisar e pensar em novos horizontes para a nossa TV.
Parabéns a todos os profissionais, dos pioneiros aos recém chegados, das emissoras mais distantes e pequenas até as super potências televisivas. Todos estamos no mesmo barco, ou melhor, atrás da mesma janela.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante e será liberado após moderação do autor deste blog.

O Mural está aqui

Prêmios

Contadores

free counters

Visitantes

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO