domingo, 24 de outubro de 2010

A SOLIDÃO

São Paulo é uma cidade com números incríveis, tudo o que acontece aqui tem proporções gigantescas. Uma cidade apaixonante, cheia de problemas mas com um ritmo alucinante, que não para de pulsar nunca.
Uma cidade assim, com milhões de habitantes, centenas de atrações todos os dias, as mais diferentes possibilidades de entretenimento, é capaz de ser um território vazio e isolado pra muita gente.
Viver aqui não é fácil e muita gente enfrenta tudo isso de forma solitária. Ser sozinho é muito mais complexo do que não ter amigos, famílias, namorada, colegas de trabalho. A solidão não está na presença, ou ausência, física de pessoas. A solidão está dentro da cabeça, no interior de cada mente e de cada pensamento.
Comemorei meu aniversário em um bar nesta sexta-feira e desde quando chegamos lá observamos uma senhora, de aproximadamente 60 anos, ela estava sozinha no bar. O local estava cheio e não tinha locais para sentar, estava difícil até para achar um balcão para apoiar a cerveja. A senhora pediu uma Caca-Cola Light e pegou dois copos, um com gelo e outro sem nada.
Percebemos que ela estava completamente deslocada por ali, não era um local onde pessoas da idade dela costumam ir (não que haja uma regra para isso), ainda mais sozinha. Ela ficou muito tempo andando, perdida, até encontrar um cantinho para apoiar sua bolsa vermelha e poder beber seu refrigerante.
Nós perdemos ela de vista, até que momentos mais tarde ela reaparece, com o copo e a bolsa na mão procurando um outro lugar pra ficar. Encontrou um banco vazio, sentou e por lá ficou o resto da noite, sozinha olhando para o vazio como se tentasse se convencer de que não estava sozinha, já que estava cercada de muitas pessoas.
Se sentir sozinho é muito ruim e é ainda mais frustrante quando você se sente sozinho mesmo rodeado por muitas pessoas.

1 Comentário:

Ana Beatriz Camargo disse...

"Uma forte educação para a vida deveria incluir aulas de solidão." Mauro Santayana

PS. adorei isso de você contar algo que te chamou a atenção na sua comemoração, Antena. Sempre alerta, sempre com as antenas ligadíssimas. Rs.

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante e será liberado após moderação do autor deste blog.

O Mural está aqui

Prêmios

Contadores

free counters

Visitantes

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO