quarta-feira, 24 de novembro de 2010

MEDO DE FALAR EM PÚBLICO

Nesta terça-feira tivemos na aula de pós-graduação dois palestrantes distintos falando sobre os trabalhos que realizam. Os dois são respeitados no ramo que atuam e falam sobre coisas interessantes.
A primeira palestra foi sobre "Como vencer o medo de falar em público", ministrada pela consultora de comunicação Bruna Gasgon. A palestra foi ótima, muito divertida e cheia de boas dicas para quem lida diariamente com muitas pessoas.
Enquanto ela falava fiquei recordando de vários momentos que passei e tive que enfrentar esse medo de me deparar com grandes plateias. Confesso que esse medo existe até hoje, mas sei lidar bem com ele, mas no começo era muito complicado.
Para se ter ideia eu tinha medo de fazer perguntas na sala de aula por vergonha de me expor, não gostava de chegar atrasado para não ter que interromper a aula e fazer com que todos me olhassem. Qualquer coisa que fosse me expor eu evitava ao máximo até que fui escalado a força para participar de uma peça de teatro. Isso foi em 1997, a peça era o "Auto da barca do inferno" e eu encarei, tremia feito vara verde antes de pisar no palco, não dormi direito nas noites que antecederam o espetáculo. Tinha medo de esquecer as falas, falar besteira e ser ridicularizado.
Depois que entrei em cena o medo deu lugar a uma sensação indescritível de bem estar e êxtase, me senti muito confortável e essa adrenalina me viciou. Participei de um monte de peças, enfrentei um público enorme em um festival. O frio na barriga nunca deixou de existir, nem o medo, mas é aquele medo controlado. Não fiz mais teatro, foram 3 anos de muitas peças e que sinto saudades imensa.
Mesmo assim continuei exercendo uma profissão onde falar com o público era inevitável. Cheguei na televisão, onde uma matéria poderia ser vista por milhões de pessoas. O frio na barriga é o mesmo antes de uma entrevista, antes de uma entrada ao vivo...
Desde o ano passado me deparei com uma situação nova, comecei a dar palestras em faculdades e tive que enfrentar essa nova situação que também me deixou muito inseguro e temeroso. Antes de cada palestra vem aquele frio na barriga porque queremos sempre fazer o melhor, agradar e conseguir passar aquilo que temos para falar de forma clara e interessante.
Resumindo, falar em público não e fácil, existem muitas técnicas que ajudam a encontrar os melhores caminhos para evitar gafes. Já li vários livros, entrevistei muitos profissionais da área e é sempre bom ouvir mais dicas para afastar o medo e lidar melhor com o público.
A outra palestra foi sobre economia, como enriquecer em pouco tempo. Muito legal, será o post de amanhã, que vem junto com uma entrevista exclusiva com o economista Marcos Silvestre.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante e será liberado após moderação do autor deste blog.

O Mural está aqui

Prêmios

Contadores

free counters

Visitantes

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO