sexta-feira, 26 de novembro de 2010

NA LINHA DE TIRO

O Rio de Janeiro é uma cidade maravilhosa, deixando de lado o trocadilho por causa da famosa música. Não preciso ficar aqui enumerando as muitas coisas que tornam a cidade em um lugar mágico.
Mas o cariocas precisam de muita mágica para enfrentar esse problema grave do poder do crime organizado nas favelas. A geografia dá uma vantagem enorme para os traficantes montarem suas bases, observarem os movimentos e assim conseguirem tranquilamente comandar seus "impérios" e amedrontar toda uma população.
Em muitas conversas que tive com amigos jornalistas, policiais, especialistas em ações de invasão o que fica claro é a impotência diante do inimigo. Um inimigo que tem vantagens, se camufla na população, que consegue impor suas vontades pela força bélica e também pela força política.
O problema é tão grave que fica difícil dizer por onde se deve começar a resolver essa questão. A corrupção também é uma grande aliada desses criminosos que se valem de muitas forças para fazerem suas exigências, para ditarem as regras que querem seguir.
As cenas que assistimos pela televisão e muitos cariocas sentiram na pele são lamentáveis. Momentos de terror, de risco, de exposição da fragilidade aparente dos limites entre o certo e o errado, do bom e do mau.
Certamente vamos ver muito disso, seja no Rio, em São Paulo e em grandes capitais onde o crime sempre consegue se impor. O que faz as autoridades cariocas comemorarem o fato da ocupação do morro? A grande maioria dos traficantes foi para o "Alemão" e de lá continuarão os ataques.
É complicado dizer isso, mas esse é um tipo de problema que fica difícil imaginar uma solução. É um câncer que está em estágio avançado e a única forma de se livrar dele é morrendo.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante e será liberado após moderação do autor deste blog.

O Mural está aqui

Prêmios

Contadores

free counters

Visitantes

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO