quinta-feira, 18 de novembro de 2010

PONTO DE EQUILÍBRIO

Estou aprendendo algumas técnicas recentemente com as gravações semanais que tenho feito com o Prof. Nuno Cobra, que foi o preparador físico do Ayrton Senna. Uma dessas coisas é a importância de cuidar do nosso corpo e ao mesmo tempo da nossa mente.
Parece óbvio, mas se pararmos pra pensar quase nunca fazemos isso de verdade. Não adianta me falar que ao fazer academia você está agindo assim porque é mentira, ele prova que não é verdade. Mas isso é um assunto para outra postagem, se possível uma entrevista dele aqui para o Mural.
Voltando a linha do texto, aprendi com ele como é importante fazer novas conexões neurais, propor coisas diferentes para nosso cérebro, fazer com que ele tenha que encontrar novos caminhos para solucionar um "problema" que se coloca diante de nós. Isso pode acontecer involuntariamente, ou seja, os problemas surgem e temos que nos virar para resolver. Mas nós podemos exercitar nosso cérebro propondo tais barreiras para que ele transponha.
Uma dessas formas é a barra de equilíbrio, que hoje virou moda nas regiões litorâneas, principalmente no Rio de Janeiro, pessoas andarem em cordas ou cabos de aço. É um exercício ótimo porque para ficar ali se equilibrando durante alguns segundos temos que limpar nossa cabeça de todos os pensamentos, problemas, preocupações... Quando você termina de se equilibrar e volta a pensar nas coisas que esqueceu por aqueles segundos, tudo ganha uma nova perspectiva, o seu cérebro está limpo e pode então achar uma solução mais adequada ou rápida.
Mas olhando para a barra de equilíbrio também vemos o quanto é importante sermos pessoas equilibradas, com um eixo bem definido para que dificilmente algo nos tire do prumo. Me considero bem equilibrado, dificilmente algo me tira do sério, me faz perder o controle. As pessoas que me conhecem bem, trabalham e vivem comigo sabem disso.
Mesmo assim é bom exercitar isso para que esse estado de equilíbrio esteja sempre revigorado e atento para que nenhum problema me tire do sério.

2 Comentários:

Danilo disse...

Ta aí! Nunca havia pensado nisso! Pelo menos não conscientemente. Queria saber mais sobre esses exercícios. Já aprendeu mais algum?

Ana Beatriz Camargo disse...

A questão do equilíbrio me remeteu, instantaneamente, ao "Comer Rezar Amar". Você chegou a assistir ao filme, Antena?

Beijos.

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante e será liberado após moderação do autor deste blog.

O Mural está aqui

Prêmios

Contadores

free counters

Visitantes

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO