segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

EU NÃO SEI

Eu não sei é uma frase muito temida pelas pessoas, tem gente que odeia admitir que não sabe sobre algum assunto, que não tem informações sobre algo, que desconhece fatos e acontecimentos.
Na vida nós mais não sabemos do que sabemos, por mais conhecimento que acumulamos durante nossa vida, ele ainda é muito pequeno diante da quantidade absurda e infinita da coisas que podem ser aprendidas.
Eu gosto de não saber de coisas, gosto de ser surpreendido por alguém com uma pergunta que eu não tenha a resposta, gosto de ficar com o interrogação na cabeça, com aquele vazio momentâneo que é a mola propulsora para uma reação instantânea e importante: a busca pelo saber.
Nós nunca vamos saber tudo, mesmo porque temos que criar prioridades de conhecimento devido as nossas necessidades, mas aprender nunca é demais, sempre vale a pena e o espaço para acumular esse conhecimento é imenso.
Acho que as pessoas não devem ficar envergonhadas pelo fato de não saberem de algo, elas devem aproveitar esse momento para ir atrás da informação e passar a saber sobre aquilo. A curiosidade também é fundamental para o conhecimento. Ir em busca de respostas é um exercício viciante e enriquecedor.
Acho que um dos motivos pela minha paixão pelo jornalismo é exatamente esse, aprender o que eu não sabia, conhecer o desconhecido, responder o que não foi respondido. Já fiz reportagens sobre os mais diversos temas possíveis nesses meus 11 anos de jornalismo e televisão. Das coisas mais absurdas as mais habituais, mas todo dia é uma surpresa, é um exercício de aprendizado incrível. Cada assunto, cada entrevista, cada personagem vai nos recheando de informação e conhecimento.
O acesso a informação e ao conhecimento está cada vez mais fácil, ainda não é o ideal, existem problemas estruturais, mas mesmo assim as pessoas tem as mais variadas fontes para suprir suas necessidades nessa busca incessante do saber. Não saber não é sinal de ignorância, ignorante é aquele que não quer ir em busca de tal conhecimento.
Sobre o que eu vou escrever amanhã? Eu não sei... e não saber é a grande chance de mergulhar nos jornais, conversar com as pessoas, ficar atento ao meu redor, assim tenho certeza que vou aprender algo e que poderei compartilhar aqui.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante e será liberado após moderação do autor deste blog.

O Mural está aqui

Prêmios

Contadores

free counters

Visitantes

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO