sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

AS ARTÉRIAS DA CIDADE

São Paulo é uma cidade fantástica. Tem milhares de variáveis, tem milhões de possibilidades e tem um número sem fim de contrastes.
Na manhã desta sexta-feira tive um compromisso na Globo, longe de casa e que sempre me faz pensar qual caminho fazer para chegar até a toda poderosa. Resolvi fazer algo diferente do normal e fui de trem. Tinha certeza que desta forma a ida até a emissora me renderia boas histórias aqui para o blog. Tirei algumas fotos para ilustrar o post...
Percorri o longo trajeto de trem, primeiro a linha diamante (nome nada apropriado para a linha) com aquela lata velha de 1978, só agora começam aparecer os primeiros novos trens nessa linha, mas os carros antigos ainda são maioria e o estado deles é cruel. Fiz a interligação para a linha esmeralda e quase tive a impressão de entrar em um novo mundo.



O trem novinho, ar condicionado, as estações reformadas... De dentro do trem lacrado o mundo parece silencioso, tranquilo com seus grandes edifícios modernos de um lado e do outro um rio parado, quieto, morto...
Nossas artérias precisam de mais cuidado, sejam elas as naturais ou as construídas por nós. Olhar para o Rio Pinheiros emporcalhado, com barcos que não levam turistas e sim lixo, muito lixo envergonha qualquer um, até mesmo os futuros moradores dos edifícios mais caros da cidade, pra não dizer do país, não seria muito arriscar da América do Sul... Vista panôramica da imundice, privilégio não só dos ricos, mas também dos pobres que vivem amontoados nas favelas e conjuntos habitacionais dividindo o espaço com a elite no ponto da nobreza.



No fim do meu trajeto ela surge imponente, de tão brega chega a ser linda... Dezenas de cabos amarelos seguram a enorme ponte. Uma artéria de luxo da cidade, cheia de força e vigor, mas que não consegue fazer sombra para as fragilidades de uma cidade que vê correr muito sangue em suas veias e pede urgentemente mais atenção das autoridades.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante e será liberado após moderação do autor deste blog.

O Mural está aqui

Prêmios

Contadores

free counters

Visitantes

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO