quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

TRADUTOR DE VOZ EM TEMPO REAL DO GOOGLE

Lembro como se fosse hoje uma palestra de um jornalista famoso em 2001 que não vou expor aqui. Ele disse em determinado momento da sua explanação que nós, até então estudantes, tínhamos que nos preocupar menos com a tecnologia e mais com o conteúdo.
Fiquei incomodado com a afirmação dele, claro que acho que o conteúdo é a razão de estarmos ali, mas se não tivermos conhecimento das ferramentas disponíveis para levarmos até o público a nossa informação poderemos não atingir nossos objetivos de forma absoluta.
Ainda na palestra alguém perguntou sobre futuro e ele disse que nada substituíria o bom bloco de anotações e que ele se aposentaria no dia que inventassem um aparelho que traduzisse a voz humana para outros idiomas. Preciso saber se ele já fez o pedido de aposentadoria para a grande empresa para qual ele presta seus serviços.
Eu já havia lido sobre e também falado sobre isso nas minhas palestras, mas hoje vi que o Google lançou um aplicativo para Iphones que, em tempo real, reconhece palavras faladas e escritas de 15 idiomas e pode traduzi-las para outras 50 línguas.
Nunca vi esse aplicativo em uso e imagino que ele deve ter seus muitos problemas, já que é uma máquina que não sabe captar sentimentos imbutidos nas palavras. Mesmo assim você pode se fazer entendido ou entender uma conversa sem precisar exatamente conhecer o outro idioma.
Olhe para o Google tradutor aqui na web, faça um teste, veja como a qualidade das traduções melhorou muito. Ainda há alguns problemas, que são cada vez menores graças ao poder de "ensinarmos a máquina". Cada vez que uma tradução não é adequada ou contem erros você pode sugerir uma tradução melhor, isso vai para o banco de dados e consequentemente vai fazer com que nas próximas traduções não ocorra mais aquele equívoco ou erro.
Para a plataforma Android o Google já disponibiliza a forma conversa, ou seja, você fala no seu idioma e ele, de forma rápida, converte aquilo para o idioma escolhido. Não é demais isso?
Lógico que ainda acredito que aprender um idioma é mais do que necessidade, é cultura, é conhecimento e isso nenhum aparelho vai substituir, mas que ele vai ajudar certamente vai.

5 Comentários:

Anônimo disse...

porcARIA DE BOSTA --'

Anônimo disse...

qqe merda

Anônimo disse...

oi eu me chamo marco

Anônimo disse...

francielle vc ta muito devagar ok

Anônimo disse...

boa noite esta é uma mensagem da empresa...

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante e será liberado após moderação do autor deste blog.

O Mural está aqui

Prêmios

Contadores

free counters

Visitantes

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO