domingo, 20 de março de 2011

OBAMA NO BRASIL

O presidente norte-americano Barack Obama já está em solo brasileiro, passou por Brasília e hoje vai ter um longo roteiro pela cidade do Rio de Janeiro.
Li muita coisa sobre a visita dele, li também o comentário das pessoas sobre a presença do chefe de nação mais poderoso do mundo em território brasileiro. Odeio extremismos, quando um lado da balança pesa mais do que outro ocorre o desequilíbrio e em decorrência disso exageros e enganos.
Por isso nada melhor do que tentar manter o máximo de neutralidade e bom senso para olhar para essa visita, assim como qualquer outro acontecimento.
Óbvio que há centenas de interesses nessa visita. Ele não ia sair lá da comodidade da Casa Branca, deixar de usar seu pijama listrado, sentar na sua cadeira reclinável de couro, para simplesmente dar um "hello" para nós. Essa visão ingênua do mundo me deixa um pouco incomodado, assim também como a visão diabólica que muitos tentam impor a presença dele aqui.
É importante recebe-lo, assim como é importante ser recebido. É bom ouvi-los se queremos ser ouvidos. Não é a toa que tudo isso tem um nome: diplomacia.
Assim como bons negociantes fazem, para que haja um equilíbrio na balança e todos saiam satisfeitos, é necessário saber onde se pode ceder, onde se deve exigir e o que podemos abrir mão...
Como Obama disse em um dos discursos feitos em Brasília, o Brasil sempre foi taxado como o país do futuro e o futuro chegou. Claro que os EUA querem ter o Brasil como um parceiro, principalmente por causa de duas coisas: petróleo e estabilidade.
O Oriente Médio sempre foi uma bomba relógio e pelo que tem acontecido recentemente está explodindo gradativamente. Além dessa total insegurança, as reservas de petróleo por lá estão acabando. Olhe então para o Brasil do pré-sal, das reservas imensuráveis de ouro negro e ainda sem catástrofes naturais e crescimento sólido na economia. Somos os parceiros perfeitos para o futuro. Opa, o futuro chegou... Obama chegou...
Espero que a nossa presidenta Dilma (que tem aparecido muito bem nesses primeiros meses de governo) saiba se aproveitar desse interesse americano para conseguir trazer para o Brasil investimentos interessantes e oportunidades para o nosso crescimento.
Foto: Lula Marques/Folhapress

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante e será liberado após moderação do autor deste blog.

O Mural está aqui

Prêmios

Contadores

free counters

Visitantes

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO