terça-feira, 5 de abril de 2011

A BANDA LENTA NO BRASIL

Não me espantei quando li que a Banda Larga brasileira é uma das piores do mundo. Basta ser usuário para comprovar na pele o que uma pesquisa nos mostrou essa semana.
No ranking mundial o Brasil aparece na 76ª posição, atrás de países como Gana e Cazaquistão. A Coreia do Sul é a líder dessa lista com a melhor velocidade oferecida. Para se ter uma ideia, eles oferecem em média uma velocidade de 37,05 Mpbs para fazer um download enquanto aqui a velocidade gira em torno de 4,79 Mpbs (sendo otimista hein).
Outro absurdo está no preço. Para se ter uma banda larga (risos) aqui no Brasil com velocidade de 1 Mbps você desembolsa em média o equivalente a U$42,80. Na Alemanha, esse mesmo pacote saí por U$9,30...
Mas o pior ainda é a qualidade, tanto o serviço oferecido, quanto o atendimento. As operadores fazem o que bem entendem com o cliente, um desrespeito total com o consumidor. Ainda somos feitos de idiota. Isso interfere no trabalho das pessoas, o Brasil, se quer ser competitivo precisa de suporte para isso. Vem aí a Copa do Mundo e as Olimpíadas e o país precisa ter uma conexão decente para suportar o tráfego de informações que tais eventos necessitam.
Quando faço minhas videorreportagens começo a sofrer por antecedência só de imaginar o tempo que vou levar para subir o material. Aqui em casa a conexão era de 1 mega (pagava por isso) mas só recebia metade. Então o técnico do Speedy disse que eu estava pagando de bobeira um valor alto. Então pensei em pegar um plano maior, porém, aqui em casa, região central da maior cidade do país, a empresa não tem condições de me oferecer mais do que 1 mega, pra chegar meio... Isso dito por eles mesmos...
Fui na concorrente NET, para minha surpresa nem cabo tem passando na minha rua. Propaganda enganosa a deles na televisão, nem todo mundo pode ser um NET, principalmente se estiver em uma das principais ruas da região central de São Paulo.
Como o governo tem a cara de pau em dizer que temos uma boa banda larga? Se aqui é assim, imagino em estados mais afastados dos olhos da mídia e da atenção geral das pessoas...

11 Comentários:

Rafael Freitas disse...

Fiz um trabalho para a faculdade que ilustrava isso, aqui no DF a conexão é boa e é fácil você encontrar quem tem 10Mb de velocidade, o que já foi o meu caso, agora tenho uma de 1Mb. Os preços praticados são absurdos e você só consegue comprar o produto se levar outro(assinatura atrelada a linha telefônica) o que chega a ser um insulto ao consumidor.
O governo precisa pensar sério na política de infra-estrutura de comunicações no país.

Anônimo disse...

eu uso de 1 mb a banda-larga
o download varia de 6,12 até 108 kb's mas é lerdo
muito lerdo e pago + de 160 por mês junto internet e telefone.....o modem tô devendo + de 100

Anônimo disse...

Brasil é uma piada!

xraian disse...

Cara!
Sei do q vc ta falando!
Moro numa cidade que tem 25.000 habitantes e as unicas conexões aki são a velox ou via radio, na melhor das hipoteses a velox ainda é boa, mas tudo aki é mto caro e so serviço um lixo sem igual!

Anônimo disse...

Com certeza. Moro em Aracaju - SE e, até final do ano passado, não existia nenhuma opção de se ter mais de 1Mbps residencial. Simplesmente não existia, nem querendo pagar. Agora eles criaram uma propaganda dizendo que estava liberado até 10Mbps. Faz 5 meses que tento e dizem que não há disponibilidade 'na região onde moro' (que é uma área bem populosa).

Sem contar no preço abusivo e na "manha" deles de dar desconto, APENAS se você pedir, brigar ou ameaçar cancelar o serviço.

Anônimo disse...

Em goiânia utilizamos gvt 10mb por 59R$, flw lixos

Rodriigo disse...

Welcome to the Jungle

Welcome to Brasil!!!

Anônimo disse...

moro em Manaus, já sofri muitooo com discada, e fui evoluindo, passei pra 100kbps --> 200kbps --> 1 mega --> e agora 5 megas... mas a veocidade varia brutalmente, pela manha e de madrugada downloads a 530kbps, mas das 11:00 ate as 00 baixo as 130kbps.

Anônimo disse...

cara, vo dizer uma coisa, com relação as olimpiadas, na epoca das olimpiadas e a copa, so quem serão beneficiados com otimas internet de 20 megas, serão as cidades sedes, pro resto das cidades e municipios do brasil, sera cobrado o mesmo assalto que cobram... trágico

Anônimo disse...

Aqui em sidney utilizamos adsl 70mb por $90, flw lixo.

Anônimo disse...

Moro em BH e tenho gvt 10 megas!
Não tenho nada à reclamar! Pago R$70,00. Faço downloads em até 1Mpbs, jogo online sem problemas!

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante e será liberado após moderação do autor deste blog.

O Mural está aqui

Prêmios

Contadores

free counters

Visitantes

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO