terça-feira, 26 de abril de 2011

O PRAZER DE PRODUZIR

Outro dia li um texto bem divertido de um jornalista falando sobre as vantagens da profissão. Era uma piada sobre coisas que nós jornalistas costumamos fazer e nos vangloriamos muitas vezes. Viagens, shows, eventos e uma infinidade de coisas que para os outros é diversão e muitas vezes até um sonho e para nós vira trabalho.
Em determinado momento ele fala que somos pegos em plantões para cobrir o futebol no domingo, mas não reclamamos porque numa dessas fazemos uma entrevista com o Pelé, enquanto nosso amigos curtiram tudo pela televisão.
Lembrei desse texto porque vi uma reportagem no Jornal da Globo do repórter Marcos Ushôa mostrando detalhes da vida do estilista Pierre Cardin. Logo depois vejo o Jô anunciar uma entrevista com o estilista no programa dele.
Fiquei aqui pensando sobre a dificuldade de se chegar nessas grandes personalidades, principalmente internacionais, mesmo se tratando da Rede Globo. A produção dessas matérias ou entrevistas é uma verdadeira maratona, uma luta com agendas, assessores, com egos, com locação, enfim, são inúmeras barreiras que precisam ser vencidas para que o grande momento aconteça e a arte da entrevista se concretize.
Já passei por isso muitas e muitas vezes em todos lugares onde trabalhei. Presidentes, astros internacionais, estrelas de televisão, grandes nomes da literatura, cientistas... Chegar nessas pessoas não é fácil, por isso vibramos tanto quando conseguimos realizar nosso trabalho. Uma das partes mais gostosas da profissão.
Claro que nos frustramos também, pilhas e pilhas de pedidos negados, de caras viradas, de bocas caladas, de falsas promessas. Isso não pode nos desanimar, nessas horas temos que ser chatos também, insistir faz bem e muitas vezes surge um sim inesperado.
Entrevistar é uma delícia, assim como toda jornada para conseguir a entrevista...

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante e será liberado após moderação do autor deste blog.

O Mural está aqui

Prêmios

Contadores

free counters

Visitantes

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO