quarta-feira, 27 de abril de 2011

O TESÃO DA REPORTAGEM

Ontem escrevi sobre o prazer de produzir uma reportagem ou entrevista. Hoje vou escrever sobre o tesão que é colocar na prática aquilo que você produziu ou produziram para você.
Sem dúvida o momento da gravação é o ápice do exercício da reportagem. Lá você está em contato com as fontes, faz as entrevistas, tem a real dimensão dos fatos e também sente na pele toda a carga de uma notícia.
O momento é sempre tenso, você tem que apurar, conversar com as pessoas, ficar ligado em tudo o que ocorre ao redor, conversar com o cinegrafista e equipe para que o trabalho saia uniforme e o mais próximo daquilo que imaginamos.
Imaginar é uma coisa e sempre a "rua", como costumamos dizer, nos surpreende. Há matérias mais tranquilas, onde você tem um domínio maior sobre a pauta e pode criar, normalmente são pautas em exposições, peças de teatro, coisas ligadas a arte...
Já grandes coberturas, tragédias, eventos dão mais trabalho, são mais cansativas e nos colocam diante de inúmeras variáveis que deixam cada minuto mais inesperado. Nesses momentos surgem grandes histórias, personagens incríveis, imagens marcantes que sempre ficam gravadas na nossa memória.
Gravar é muito gostoso. Claro que é cansativo, claro que tem todo um desgaste, mas parece que ficamos em êxtase, em uma concentração tão grande que só vamos sentir os efeitos depois. Falo como repórter e como videorrepórter também, coloco nesse texto a paixão de pegar a própria câmera e fazer as imagens, ter o trabalho de pensar em tudo, no lugar, na luz, no cenário, no áudio, no entrevistado...
Resolvi prosseguir com a postagem de ontem porque hoje e quinta estarei na cobertura do YouPix e será mais um grande esforço de reportagem para trazer novidades e todo clima do evento aqui para o blog!!

1 Comentário:

Ronaldo Santos disse...

Dever ser mesmo muito bem e gratificante. Quando tenho tempo sempre venho aqui dá uma olhada e sempre acho tudo bom! Estive ontem no YouPix, e quem sabe nos encontraremos por lá hoje ou amanhã!

Abraços

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante e será liberado após moderação do autor deste blog.

O Mural está aqui

Prêmios

Contadores

free counters

Visitantes

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO