terça-feira, 12 de abril de 2011

UM HOMEM NO ESPAÇO

Muita gente, quando criança, deve ter sonhado um dia em ver o planeta Terra lá do espaço. Um ponto de vista diferente e que foi vivenciado por poucos até hoje. Eu já quis ser um astronauta, saber o que é a falta de gravidade, olhar o quanto somos pequenos diante do desconhecido.
Nunca fui e muito provavelmente não irei olhar a Terra lá de cima (apesar de que não duvido de mais nada). Mas hoje completa 50 anos da primeira ida do homem ao espaço, um homem de origem simples, conhecedor profundo do que estava fazendo e das consequências daquilo.
Não fez cena e apenas disse algo que a maioria provavelmente também diria "A Terra é Azul". O russo Yuri Gagarin tinha apenas 27 anos quando, a bordo da nave Vostok 1, deu uma volta completa na órbita da Terra. Ficou no espaço 108 minutos, tempo suficiente para se encantar com que viu e ficar marcado na história da humanidade.
Gagarin morreu com 34 anos enquanto voava em um MIG-15, muita gente especula sobre o acidente.
Hoje os programas espaciais passam por uma crise. A NASA tem problemas de orçamento e praticamente depende da carona russa para chegar a Estação Espacial. A própria Rússia ganha dinheiro levando milionários para o espaço, um serviço de táxi de luxo. Outros países como Índia e China estão investindo e pretendem fazer suas viagens tripuladas.
Como disse no começo, não duvido de mais nada. Nos últimos 50 anos aconteceram tantas coisas, o que será que está por vir nos próximos 50?

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante e será liberado após moderação do autor deste blog.

O Mural está aqui

Prêmios

Contadores

free counters

Visitantes

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO