segunda-feira, 9 de maio de 2011

CONTROLE REMOTO

Hoje é impossível imaginar assistir televisão sem ter o controle remoto ao lado. Eu sou daqueles que gasta a pilha do aparelho com muita facilidade. Fico zappeando para todos os canais, até aqueles que a gente sabe que nunca vai encontrar nada, mas vai que um dia surge algo diferente.
Lembro dos tempos onde ter controle na televisão era luxo, eu era pequeno, mas tinha uma televisão aqui em casa que não tinha o aparelho. Normalmente se via um canal, ficava sintonizado lá e pronto. Lembro também que muitas vezes alguém se levantava na hora do intervalo comercial e ficava lá apertando os botões da TV para ver o que estava passando nas outras emissoras. Depois da checagem, voltava para o sofá e lá ficava a TV por longos momentos em uma mesma emissora.
Um dos motivos do controle ser tão importante foi trazer essa facilidade de escolha do telespectador. A comodidade de quem está no sofá foi o começo do desespero dos programadores das emissoras. Com o aparelho em mão ficou muito mais fácil encontrar novas opções, ser fisgado por uma atração mais interessante em outro canal.
Faz tempo que o controle remoto não é mais novidade para ninguém, mas ele vai ganhar nova roupagem e importância com a chegada dos aparelhos de televisão conectados a internet. Ao invés de apenas aumentar volume, trocar de canal e uma ou outra função, os controles deixaram essa função básica para desempenhar um papel de protagonista nessa relação da televisão com o telespectador.
Ele passa a ter teclado (foto), funções de interatividade, poderá ser integrado ao celular, tablet e seu computador, pelo controle remoto você vai utilizar as redes sociais na TV. Chegou o momento das emissoras olharem melhor para a internet, elas ainda não entenderam bem como podem utilizar a web em benefício próprio e com ela estando agora na mesma plataforma física a concorrência deixa de ser entre emissoras. O controle remoto será importante nessa disputa.
Por curiosidade achei essa propaganda de 1961 de um dos primeiros aparelhos de televisão com a utilização do inovador controle remoto. Adoro essa locuções americanas da década de 60, parece que é sempre o mesmo narrador. O vídeo é bem curioso e nos faz pensar o quanto as coisas mudaram em tão pouco tempo.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante e será liberado após moderação do autor deste blog.

O Mural está aqui

Prêmios

Contadores

free counters

Visitantes

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO