segunda-feira, 16 de maio de 2011

POR BAIXO DA TERRA

Hoje é um bom dia para se falar de transporte público, principalmente do metrô. Eu gosto muito desse meio de transporte, já que ele é rápido, mais moderno e prático, porém, aqui no Brasil e falando especificamente de São Paulo ainda falta muito para termos um metrô que atenda a maioria da população.
Esse sistema de transporte está em pauta desde a semana passada por alguns acontecimentos. O primeiro foi a confusão com a futura (bem futura) linha Laranja. Uma das estações iria ficar em uma esquina nobre de um bairro nobre. Um lugar importante e estratégico da cidade e que tem um fluxo muito grande de pessoas, o metrô na região é fundamental. Mas houve uma pressão de moradores para que não fosse realizada a obra ali. O governo do estado cedeu (ainda não se sabe se por essa pressão) mas a estação não ficará mais ali.
O que gerou protestos nem foi essa alteração de local, mas uma frase infeliz de um dos moradores do bairro dizendo que a estação traria "gente diferenciada" para o local. Não podemos generalizar, porque a frase foi dita por UM morador, mas mesmo assim causou a polêmica e até um churrasco-manifestação foi organizado no último sábado por lá.
Nesta segunda foi inaugurada a polêmica estação Pinheiros da linha 4 - Amarela. Para quem não lembra foi lá que aconteceu a tragédia que matou 7 pessoas quando uma cratera engoliu parte da obra e da rua que cercava o local. A estação é a mais moderna da cidade e será importante já que ela faz integração com os trens da CPTM. A promessa é que até o fim do ano, com mais duas estações inauguradas, a linha 4 ajude a desafogar o sistema e diminua o mar de pessoas amontoadas nas plataformas em horário de pico.
Ainda temos poucas linhas, grande parte da cidade ainda não é atendida e o serviço prestado precisa melhorar. A ampliação do sistema é lenta e até desanima. São Paulo e outras grandes cidades no Brasil precisam de metrô decente, assim podemos diminuir carros na rua e melhorar a qualidade de vida nas grandes cidades.
Isso me fez lembrar de quando estive em Londres. A malha do metrô de lá é enorme e chega a praticamente todos os cantos da cidade. Você praticamente tropeça em uma estação do metrô a cada esquina. Na foto do post temos o mapa do metrô de São Paulo (que tem junto as linhas da CPTM), abaixo o de Londres...

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante e será liberado após moderação do autor deste blog.

O Mural está aqui

Prêmios

Contadores

free counters

Visitantes

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO