sexta-feira, 24 de junho de 2011

MONOGRAFANDO

Nesses últimos meses tenho comentado muito aqui no blog e nas redes sociais sobre a minha monografia. Na verdade tenho relatado sobre a correria, entrevistas e tempo dedicado ao trabalho que estou realizando, mas ainda não escrevi profundamente sobre ela.
Muita gente tem me perguntado sobre o trabalho, quais caminhos estou trilhando e o que tenho conseguido. Claro que não dá pra colocar em um post curto tudo o que estou pesquisando, como cada fonte tem colaborado e quais conclusões estou chegando. Aliás conclusão é uma coisa muito complexa se falando de um assunto que está no olho do furação.
O tema da minha monografia é a videorreportagem na internet. Esse formato de produção de jornalismo audiovisual que cabe muito bem para os padrões da web, tanto de recursos quanto de linguagem. Eu estou começando a escrever o miolo do projeto, a parte onde discuto essa produção audiovisual na web e quais os caminhos que ela está percorrendo e para onde ela possivelmente possa ir.
O complexo de escrever sobre esses assuntos é que eles são "líquidos", toma formas diferentes a cada momento, nada é estático, pronto, preciso e certeiro quando falamos de web e ainda mais dessa produção em processo de descoberta, crescimento e auto-afirmação.
Isso é complexo porém muito prazeroso e trabalhoso. Já conversei com muitas pessoas ligadas ao tema e isso tem contribuído bastante para esse entendimento. O tempo é curto para a conclusão, mas nesse caso o pouco tempo até joga a favor. Caso contrário, ou seja, com mais tempo, a chance de mudanças sobre aquilo que estou escrevendo ficam maiores e a cada momento mais variáveis podem aparecer e alterar a linha de raciocínio (que já mudou algumas vezes desde que comecei a escrever o trabalho).
Paralelamente ao trabalho escrito estou gravando todos esses depoimentos que serão condensados em uma videorreportagem de metalinguagem. Estou gostando bastante dessa experiência de pesquisa acadêmica onde posso me aprofundar em assuntos que gosto muito e estão intimamente ligados com o meu dia a dia profissional: jornalismo, reportagem, a videorreportagem, televisão e web.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante e será liberado após moderação do autor deste blog.

O Mural está aqui

Prêmios

Contadores

free counters

Visitantes

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO