quarta-feira, 13 de julho de 2011

A MÁGICA DO ASTRO

Que novela é de longe o produto mais bem sucedido na televisão brasileira ninguém duvida, mas o formato passa por um momento bastante instável e que merece uma reflexão. Essa reflexão chegou como um passe de mágica e se chama "O Astro".
O perfil do público mudou, a rotina e o comportamento das pessoas está bem diferente das décadas passadas e a telenovela não tem acompanhado muito essa transformação. Os índices caíram bastante, mas ainda sim são os mais altos da nossa televisão. Crise nas novelas? Não, mas se algumas coisas não forem feitas o desgaste pode ser maior. 
Porque então a novela O Astro (que era até pouco tempo atrás tratada como mini série e hoje é a nova novela das 11) traz algumas respostas. O principal ingrediente de uma boa novela está na sua história. Ela tem que ser forte, cativante, emocionante, com os ingredientes fundamentais do folhetim, mas sem se repetir e ficar manjada. 
Hoje vemos muito do mesmo. Os autores tem repetido fórmulas, personagens, situações, e no caso da Globo, a combinação elenco - autor - diretor quase sempre é igual. isso desgasta, nos dá a sensação de já ter visto aquilo antes. 
Então você pode me questionar. Mas os remakes tem feito sucesso, são histórias que já conhecemos, repetidas. Exatamente, por sabermos que a história pouco fugirá do original nos interessamos. Não nos frustramos em querer ver algo novo e acabarmos nos deparando com o mesmo. 
Além disso os remakes de grandes mestres da nossa dramaturgia, como é o caso das novelas de Janete Clair, são garantia de boas histórias. A novela O Astro também pode apontar uma outra tendência e que deve ser seguida lentamente nos outros horários de novelas, menos capítulos. O ritmo fica mais ágil, a história tem uma dinâmica melhor e prende mais o telespectador. 
O primeiro capítulo foi muito bom, uma edição ágil, inteligente, bem trabalhada e que prendeu o telespectador. Na prévia a novela garantiu 27 pontos de audiência, número muito alto para o horário. Mágica, ilusionismo, técnica ou sorte, agora temos aguardar os próximos capítulos para ver o que esse Astro vai nos revelar. 

1 Comentário:

Ana Beatriz Camargo disse...

"Minha pedra é ametista, minha cor, o amarelo..." Até aqui a música ainda é séria, mas quando começa a falar que precisa ir ao dentista eu caio no riso e não paro mais. kkkkkk

Quando vi esse post sobre O Astro, corri para comentar. Com a nova rotina no apto provisório, enquanto o da avó passa por reforma, acabei perdendo a primeira semana da novela. Tentei tirar o atraso pegando um pouco pela internet e agora não perco um dia! Gente, é muito legalzinha essa novela!

E vamo combinar que as cenas estão bem mais ousadinhas que as da novela das 21h, né?! E a coisa toda da magia, do mistério,tá dando o tom pra trama. Resumindo: a.d.o.r.e.i

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante e será liberado após moderação do autor deste blog.

O Mural está aqui

Prêmios

Contadores

free counters

Visitantes

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO