quinta-feira, 18 de agosto de 2011

ENTREVISTA LAERTE - VIDEORREPORTAGEM

Laerte é um dos principais nomes do cartunismo no Brasil, suas tirinhas publicadas tradicionalmente na Folha de São Paulo conquistaram gerações de leitores.
Piratas do Tietê, Gatos, Overman são alguns dos personagens criados por ele pelos diversos veículos que passou. Sempre teve um humor refinado, crítico e envolvente. Há alguns anos, ainda pelo canal Universitário, entrevistei o cartunista na casa dele. Não foi uma entrevista fácil, já que o cartunista sempre teve uma personalidade forte e contundente. 
Nos últimos anos Laerte chamou a atenção da imprensa ao assumir ser um adepto do crossdressing, prática onde a pessoa se veste com roupas do sexo oposto. Prática que nem sempre tem relação com a opção sexual da pessoa. 
Quando comecei o trabalho de gravação do projeto Arte e Literatura fiquei curioso ao ver o nome do cartunista na relação de palestrantes. Curioso para saber como seria a reação das crianças, professores e os demais com uma questão nova para o cotidiano daquelas pessoas. A palestra ocorreu nesta terça-feira.
Certamente foi um momento interessante. As crianças reagiram com muita naturalidade ao ver um homem se apresentando como mulher. Alguns professores estranharam, outros levaram numa boa. 
A palestra foi ótima, ele fez desenhos para as crianças, falou sobre a carreira e experiência dele e todos saíram mais ricos do encontro. Apenas no final uma criança levantou a mão e perguntou sobre o modo de se vestir do cartunista.
Com tranquilidade e sem constrangimentos ele respondeu que ele se sentia confortável daquela forma e foi uma pena ter descoberto depois dos 60 anos. Abaixo uma rápida entrevista com o cartunista.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante e será liberado após moderação do autor deste blog.

O Mural está aqui

Prêmios

Contadores

free counters

Visitantes

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO