sexta-feira, 26 de agosto de 2011

MÚLTIPLA PERSONALIDADE

Tema complexo para a madrugada, mas uma conversa com uma amiga me fez lembrar de algumas coisas que li, de algumas entrevistas que fiz e até situações que passei. É possível alguém ter várias personalidades? Uma pessoa pode se dividir em várias conforme a necessidade, ambiente e ocasião?
Todos nós fazemos um pouco isso para se adequar, para nos sentirmos inclusos em determinadas situações e até mesmo para sairmos um pouco da nossa realidade. É até normal. 
Gostamos de nos passar por outro, mais forte, mais emotivo, mais racional, mais rico, mais pobre, enfim, gostamos de vestir uma máscara ou uma fantasia e nos projetar naquilo que poderíamos ou gostaríamos de ser. 
Haja visto grandes nomes da literatura que conseguem encarnar diversas personalidades. O mais famoso, Fernando Pessoa, escrevia de forma brilhante, com estilos, personalidade e crenças diferentes com os seus pseudônimos. 
Mas há um lado mais prejudicial, um lado mais doentio que muitas vezes não é notado por quem sofre desse tipo de coisa. Uma ou mais personalidades entram em conflito com a pessoa e tomam espaço, comentem atos ambíguos a natureza da pessoa.  
A história que ouvi da minha amiga é um típico caso de alguém que sabe que está dividida em duas, ela tem essa consciência, mas precisa optar por uma. Essa escolha não é fácil porque ela não é como uma escolha de roupas no armário, estamos falando de personalidade. 
Essa história toda me fez lembrar de dois livros que li e são bem interessantes. O primeiro e bem chocante é "O Sapateiro - A anatomia de um psicótico", escrito pela psiquiatra Flora Rheta Schreiber. Também da mesma psiquiatra vem outra história, essa mais parecida com o relato da minha amiga, que se chama Sybil.
Interessante notar o quanto nosso cérebro é misterioso, complexo, cheio de artimanhas e que ainda merece ser muito estudado. Acho que vale até uma videorreportagem com um psiquiatra sobre o assunto. 


Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante e será liberado após moderação do autor deste blog.

O Mural está aqui

Prêmios

Contadores

free counters

Visitantes

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO