terça-feira, 23 de agosto de 2011

O PROFISSIONAL, O AMADOR E O CASEIRO

Nunca essas três palavras estiveram tão misturadas e confundidas no que diz respeito a produção audiovisual. As três coisas distintas e com as suas especificações acabam perdendo as barreiras e se encontrando quando falamos em popularização na produção de conteúdo na web.
Uma mesma pessoa pode circular por esses três universos e isso acaba deixando tudo muito difícil de ser classificado. Quando pensamos no profissional logo imaginamos na situação de algo feito por alguém especialista e gabaritado para fazer tal coisa munido de equipamentos específicos para essa produção. Por exemplo: Um jornalista, formado em jornalismo, realizando uma reportagem para a televisão utilizando equipamentos broadcasting para tal produção. 
O amador é aquela pessoa que tem noção daquilo que está produzindo, mas nem sempre tem uma qualificação e equipamentos adequados para tal. Já o caseiro faz por diversão, não tem nenhum comprometimento com técnicas, conteúdo, formatos, ele simplesmente gosta de fazer por fazer. Claro que essas definições são bem simples e claro que há uma complexidade enorme em cada uma das coisas.
Estou escrevendo rapidamente sobre isso porque diariamente nos confrontamos com inúmeras produções com objetivos e intenções diferentes e que merecem atenção quando analisadas. 
Hoje fica difícil diferenciar muitas produções e produtores. Tem profissional produzindo de forma amadora, tem caseiro tentando fazer de forma profissional, tem amador muito melhor que profissional, tem profissional que faz com jeito de caseiro. 
O importante neste momento é saber filtrar, entender o que é o que, e principalmente o que pretende cada um. Importante também é ficar atento as novas possibilidades, não fechar os olhos para a tecnologia e saber se reciclar para não ser engolido.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante e será liberado após moderação do autor deste blog.

O Mural está aqui

Prêmios

Contadores

free counters

Visitantes

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO