sábado, 17 de setembro de 2011

MONA LISA

Obras de arte sempre nos atingem de alguma forma. Pegam pela emoção, pela estranheza, pela beleza, pela forma como foi realizada, mas nunca passam com indiferença. Algo em nós será tocado, instigado, remexido nos transformando sempre.
Tive oportunidade de estar diante de centenas de obras de arte indescritíveis, pinturas, esculturas entre outras coisas feitas de forma sublime pelo homem. Todas elas me marcaram de alguma forma. Quando estive em Londres fiquei anestesiado diante das coisas maravilhosas expostas no British Museum.
Aqui no Brasil não é diferente. São Paulo, por exemplo, tem inúmeros museus com obras importantes da nossa cultura e também uma boa coleção internacional. Aqui no blog já realizei algumas videorreportagens mostrando esses acervos. 
Van Gogh, Monet, Gauguin, Renoir, Aleijadinho, Michelangelo, Da Vinci entre tantos outros mais antigos, mais recentes, modernos, barrocos, impressionistas, surreais... a arte sempre é bem vinda. 
Nuca vi a Mona Lisa de perto e acho que são raros os que viram a obra original, já que reza a lenda de que existem várias réplicas que são exibidas no lugar da original que fica bem guardadinha sem correr nenhum risco em alguma sala especial lá no Louvre. 
Mesmo assim gosto da Mona Lisa por causa de todo mistério, toda a aura que envolve a sua pintura, as técnicas utilizadas, os segredos que podem existir. A Mona Lisa, ou La Gioconda, existe na vida real e eu tenho certeza que a conheço. Misteriosa, enigmática, sedutora, fascinante, intrigante e que desperta um sentimento difícil de interpretar. 
Assim como a obra de Da Vinci, a minha Mona Lisa é um criptograma indecifrável, cheia de códigos secretos, envolta num clima instigante de descoberta que nos empurra para um túnel escuro sem que se possa descobrir o que vamos encontrar do outro lado.
Assim como a pintura que está em Paris, existem muitas mulheres disfarçadas de Mona Lisa, são réplicas que tentam nos enganar e nos jogam em uma labirinto de sensações. Enquanto isso a verdadeira Mona Lisa está lá, quieta, apenas observando distante e segura no seu ambiente os erros que cometemos ao tentar encontrá-la. Aposto que ela também esboça um leve sorriso que nunca saberemos se é de amor, de alegria, de esperança ou simplesmente um deboche de quem tenta decifrá-la. 

6 Comentários:

Vevê disse...

Hahahah...muito bacana o post! Quer saber mais sobre a Mona? Leia "Roubaram a Mona Lisa - O Extraordinário Relato do Maior Roubo de Arte da História" de R.A.Scotti.

Ganhei esse livro do meu namorado quando fui pra Paris, e não teve leitura melhor! Na verdade eu nem sabia que ela já tinha sido roubada, é muito interessante o relato.

p.s.: Se quiser te empreso o livro, frente a um emprestimo de também! hUAHUAHUAHU

Antenor Thomé disse...

Olá Eveline!!

Obrigado pelo comentário!! Opa, me falaram desse livro uma vez também, fiquei curioso...
Vamos fazer um empréstimo sim.. Me diga o que você quer, tenho uma infinidades de livros...
Passe aqui em casa um dia..
Bjos

Kaoma Sorley disse...

Querido Antenor. A Mona Lisa de perto é uma decepção. Pensava ser um quadro enorme e é pequeno embora suntuoso. Enfim só é famoso por que alguns puxa sacos metidos a intelectuais diz que é maravilhoso e quem não entende segue por não ter opinião própria. Não é uma arte feia é bonita, mas não compraria pelo valor qual pede e isso é se fosse vender o que é impossível (é minha opinião e penso desta forma) muitos adorariam obter. Abraços fraternos.Kaoma

Camilla disse...

Adorei o post e a relação que fez com a Mona Lisa...e só para constar, eu visitei a Mona Lisa no Louvre =)

Calu Baroncelli disse...

Poxa Antena, que tópico super bacana o seu... muito sensível e adorei a alusão que fez...

Kaoma, realmente, a Mona Lisa é um quadro pequeno e não sei porque cargas d´água ele seria menos ou mais importante pelo tamanho, não é isso que faz uma obra importante, mas enfim... quanto aos que vc chamam de puxa saco metidos a intelectuais isso é a típica generalização boba e sem argumentação da sua parte... pra quem estuda Artes, como eu, sabe bem qual a importância desta obra de Da Vinci e isso nada se refere a gostos pessoais, ok? Só pra esclarecer...
Abraços

Aline Aprileo disse...

Sensacional, Antena.
Mistério é tudo :)

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante e será liberado após moderação do autor deste blog.

O Mural está aqui

Prêmios

Contadores

free counters

Visitantes

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO