quinta-feira, 3 de novembro de 2011

ENSINANDO E APRENDENDO

Sabe aquele ditado que diz que melhor do que dar o peixe é ensinar pescar? A melhor forma para também se ganhar o próprio peixe é ensinando a pescar. Vamos mergulhar na filosofia de botequim...
Não tinha parado para pensar sobre algumas coisas da vida na época do meu aniversário há algumas semanas. A falta de tempo fez com que a data passasse meio que voando, sem muitas marcas. Comemorei uma semana depois com os amigos que foi ótimo, mas pouco parei para pensar sobre a vida em si.
Hoje estava aqui conversando comigo mesmo e avaliando algumas coisas que estavam me fazendo feliz ultimamente. Uma delas é a possibilidade de poder "ensinar" coisas que "sei" para aqueles que estão começando e cheios de dúvidas.
Então me lembrei da época de colégio. Sempre fui de prestar atenção na aula para não "perder tempo"debruçado sobre os livros antes de cada prova. Era melhor entender logo do que ficar sofrendo depois. Uma das formas que eu encontrava para estudar era justamente ensinando os outros, no caso as outras porque minha sala era formada por mulheres. Na véspera de cada prova nos reuníamos na casa de uma das meninas da sala para que eu "ensinasse" o conteúdo. Sendo assim tudo ficava fresco na minha cabeça e eu ia bem nas provas. 
Quando comecei a trabalhar em televisão eu era estagiário e ficava de olhos atentos a tudo e a todos que me cercavam para pegar todos os detalhes. Isso foi fundamental para o profissional que sou hoje em constante processo de aprendizagem, porem que se beneficiou de ter prestado atenção em coisas que nem sempre eram ligadas a minha função. Com o tempo o papel se inverteu e eu tinha estagiários sobre o meu "comando" e passei a orienta-los sobre o trabalho. A cada toque, conversa, debate além de ensinar eu estava aprendendo porque todos tem a sua colaboração e o seu ponto de vista sobre determinada coisa. 
Sempre temos que estar preparados para aprender e para ensinar. É um processo constante e que é benéfico para os dois lados, na verdade não existem lados, para se fazer uma dessas coisas tem que estar com a cabeça aberta para receber a outra. 

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante e será liberado após moderação do autor deste blog.

O Mural está aqui

Prêmios

Contadores

free counters

Visitantes

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO