sexta-feira, 4 de novembro de 2011

LIMPANDO A OBRA DE ARTE

A obra que agora está limpa e sem as goteiras.
Obras de arte normalmente valem muito dinheiro por inúmeras razões. Seja por sua beleza, por seu conceito histórico, por quem a produziu, de onde veio, das circunstâncias da criação e por aí vai. Existem as obras de arte consagradas e veneradas por todo mundo e também existem as nossas obras de arte particulares, que são coisas simples mas que tem um valor incalculável para nós.
Li uma notícia hoje falando sobre uma faxineira que "limpou"uma obra de arte no valor de 1,9 milhões de reais que está no Museu Ostwall na Alemanha. A obra chamada em português de "Quando a goteira começa" tinha em sua composição geral uma pintura semelhante a uma poça de água no chão. Foi justamente isso que a faxineira limpou.
Obviamente houve um erro de comunicação e imagino que em locais como este a equipe responsável pela limpeza deve receber instruções minuciosas do que se pode e o que não se pode limpar. Antes de tentar jogar a culpa na pobre faxineira temos que pensar se realmente as instruções foram passadas de maneira correta.
Com essa notícia me lembrei de quantas vezes alguma empregada aqui em casa não danificou algo que não pudesse ser limpo ou que necessita-se de um manuseio especial. Claro que na hora do ódio acabamos culpando as empregadas, mas se o objeto precisava de tanto cuidado será que eu ou alguém aqui de casa foi cuidadoso o suficiente para ensinar ou orientar a pessoa a fazer o serviço de forma correta? Por isso citei sobre as obras de arte pessoais, aqueles objetos que só tem algum significado especial para nós e a outra pessoa não faz ideia do que aquilo representa. 
Ao ler essa notícia também foi inevitável lembrar do episódio do Chapolim onde a empregada limpa um quadro que um artista havia levado anos para pintar. Ela diz para justificar que ela só tinha visto um monte de rabiscos na tela...

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante e será liberado após moderação do autor deste blog.

O Mural está aqui

Prêmios

Contadores

free counters

Visitantes

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO