quinta-feira, 31 de março de 2011

TED - IDEIAS QUE VALEM ESPALHAR

Já faz algum tempo que tenho vontade de escrever sobre o TED. Resumindo de forma bem simples, o TED é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo espalhar ideias...
São centenas de palestras e apresentações realizadas em conferências pelo mundo, principalmente nos Estados Unidos.
Os assuntos são os mais variados possíveis, com pessoas que contribuem de alguma forma na área sobre a qual estão falando. Melhor do que escrever é ir lá e assistir. Confesso que fico horas assistindo aos vídeos, não se restrinja apenas aos assuntos que você tem interesse ou domine, vá em todos, descobri palestras incríveis e que me acrescentaram muito.
Você pode colaborar de várias maneiras com o TED, uma delas é na tradução das palestras para o seu idioma. A maioria delas já tem legendas em português.
Hoje vou disponibilizar duas dessas palestras.
A primeira é com a neurocirurgiã Jill Bolte, que teve um AVC e a partir do fato mudou a forma de analisar o cérebro humano.



A outra aconteceu aqui no TEDx em Porto Alegre e contou com a palestra da Rosana Hermann, pessoa que eu sempre admirei e que deu um show falando sobre números e palavras.

Rosana Hermann from TEDxPortoAlegre on Vimeo.

quarta-feira, 30 de março de 2011

O FIM DE UMA LUTA

Odeio ficar alheio as notícias enquanto estou gravando, mas quando a câmera está ligada o resto do mundo se desliga ao redor. Por isso mesmo só fui saber da morte do ex vice-presidente José Alencar no começo da noite por um comentário de uma pessoa em uma lanchonete.
O comentário, aliás, foi preciso. A garçonete do lugar falou para a colega: "Nunca pensei que ia dizer isso, mas que bom que ele morreu, não aguentava mais ver ele sofrendo com a doença". Ela não citou o nome dele, mas imediatamente veio a figura do Alencar na minha cabeça.
É triste pensar assim, porém ele estava sofrendo demais com tantas internações, cirurgias, tratamentos... Nesses 15 anos de luta contra a doença foram 17 cirurgias, muita coisa para qualquer pessoa sadia, imagine para quem já está enfraquecido por tantos procedimentos cirúrgicos e também pela idade.
Independente do gosto político temos que reconhecer que ele era um homem correto. Empresário bem sucedido em Minas Gerais, ganhou notoriedade, disputou eleições, perdeu a primeira para governador mas não desistiu e foi muito votado na tentativa de entrar para o Senado. Esteve ao lado do ex-presidente Lula durante os dois mandatos e comandou o país em diversas oportunidades.
Um homem correto que soube lidar com a doença com muita fé e bom humor. José Alencar é um exemplo acima da política, é um exemplo do quanto nós devemos amar a vida.

segunda-feira, 28 de março de 2011

A LUZ DO OUTONO

O Outono é uma época incrível do ano para quem gosta de fazer belas imagens (seja vídeo ou foto) em lugares abertos. A luz nessa época do ano fica mais "artística", ganha toques de pintura e transforma lugares comuns em verdadeiras obras de arte.
Nem precisa ser um bom fotógrafo e ter um equipamento de última geração para registrar lindas imagens. O sol ganha um alaranjado forte que em contraste com a chegada da noite provoca uma tonalidade indescritível no céu.
Nesta época do ano tenho vontade de sair por aí fotografando e gravando tudo que a luz natural nos proporciona de bonito. Nossas janelas servem de moldura todo o fim de tarde...
Aqui em São Paulo existem ótimos lugares para registrar imagens incríveis com base na luz do outono. O Parque do Ibirapuera, por ser um grande espaço aberto, com árvores, obras de arte, prédios com arquitetura artística, animais, sempre nos brinda com infinitos ângulos de registro.
Na Lapa (ou Alto de Pinheiros) existe uma praça muito bonita e bem posicionada para as fotos no fim de tarde, é a Praça do Pôr-do-Sol. Lá o clima é bem agradável e certamente vai render grandes momentos...
Existem milhares de outros lugares, mas na minha opinião, um deles fica realmente lindo nessa época. O Museu do Ipiranga, com seu enorme jardim revitalizado, suas fontes funcionando muito bem e aquele conjunto arquitetônico de fazer inveja ganha um colorido especial no outono. O prédio ganha um tom de amarelo forte, contornos destacados que chega até a ofuscar nossa visão.
E você, na sua cidade nessa época do ano qual o melhor lugar para registrar uma boa imagem?
Abaixo a videorreportagem que gravei no Parque da Independência onde fica o Museu do Ipiranga em 2009, uma das primeiras videorreportagens que gravei para o blog utilizando minha simples máquina fotográfica...

domingo, 27 de março de 2011

AS AUSTRALIANAS - PADDOCK GIRLS

Conforme prometido no post anterior, eis as Grid Girls ou Paddock Girls (nome que vou adotar) do Grande Prêmio da Austrália de Fórmula 1, que aconteceu na madrugada deste sábado para domingo. As moças são bonitas, mas o visual das coreanas no ano passado foi mais chamativo.
Por falar na Fórmula 1 a prova foi interessante, menos movimentada do que eu esperava, mas melhor do que muito marasmo que tivemos recentemente. Vettel venceu fácil, com Hamilton em segundo e um surpreendente Petrov em terceiro.
Surpresa também foi o bom rendimento da Sauber e colocando seus dois pilotos nos pontos, entre eles o estreante mexicano Sérgio Pérez. Uma irregularidade no carro desclassificou os dois pilotos e a equipe ainda vai recorrer.
Ferrari não está bem, principalmente Massa, que deve sucumbir diante de Alonso e dar adeus a equipe italiana no fim deste ano. Mercedes não foi bem também não completando a prova com os dois carros; e Rubinho teve problemas, vinha fazendo uma prova interessante, mas abandonou.
Abaixo as belas moças australianas que dão o toque de beleza no evento. A próxima corrida é na Malásia...







sexta-feira, 25 de março de 2011

FÓRMULA 1 - 2011

Eu gosto de automobilismo e principalmente de Fórmula 1. Neste final de semana começam as temporadas da F1 e também da Formula Indy, ou seja, terei muito com que me ocupar nas madrugadas.
Neste ano tudo está um pouco confuso. A primeira corrida, que era pra ter acontecido há duas semanas, foi cancelada por causa dos problemas políticos no Bahrein. Agora na Austrália vamos poder conferir as mudanças técnicas e também como vão funcionar algumas dessas bobagens que inventam a cada ano.
O KERS (sistema de reaproveitamento da energia produzida pelos freios) volta a ser utilizado, depois de ter sido colocado de lado no ano passado. A ideia do KERS é interessante, mas ainda não será utilizado por todas as equipes, o que dá uma diferença grande entre alguns carros e torna a disputa injusta.
Agora bobagem mesmo é a tal da asa móvel. Não a peça e seu funcionamento, já que ela dá um ganho de velocidade quando é acionada. Mas a bobagem está na regra para utilização, privilegiando quem vai fazer uma ultrapassagem e deixando o carro da frente praticamente sem chances de defender a posição. Além dessa desvantagem, haverá um local específico para o uso de tal vantagem. Algo mais artificial seria impossível para uma corrida de carros, como bem disse Flávio Gomes em seu texto para o site Grande Prêmio.
A principal mudança para este ano e que realmente vai trazer boas doses de emoção será a entrada da Pirelli como fornecedora de pneus. A fábrica está levando compostos que se desgastam com mais facilidade. O número de pit sotps deve aumentar durante as corridas. Para quem gosta será um prato cheio.
Neste ano, sempre que tive acesso as imagens, vou postar aqui as Paddock Girls de cada país. Ano passado as Coreanas fizeram um sucesso incrível, clique aqui para ver.
Abaixo, só por curiosidade, um comercial feito pela Mercedes que trata a rivalidade entre os seus pilotos e também com a concorrência de forma bem humorada.

quinta-feira, 24 de março de 2011

MÚSICA E DITADURA - VIDEORREPORTAGEM

Eu estive essa semana no ensaio do show do cantor Luiz Ayrão, que faz parte de uma série de shows do Projeto Salve o Compositor Popular. São grandes nomes da música que também tiveram suas canções censuradas pelo regime militar, mas que muitas vezes não ganharam repercussão da mídia.
Nomes como Vanusa, Benito de Paula, Marcio Greyck fazem parte desta lista de artistas reunidos pelo projeto. Para dirigir esses grandes nomes no palco foi escalado o cantor e compositor Zeca Baleiro, que aceitou o desafio e fez um trabalho importante de pesquisa para resgatar as canções.
O registro desses shows fará parte de um documentário, cujo o título provisório é "Vou Tirar Você Desse Lugar", de Helena Tassara, e que retrata o período entre os anos de 1969 e 1979.
Na videorreportagem você confere os bastidores do ensaio, um bate papo com a diretora do documentário, com Zeca Baleiro e ainda conhece as histórias do cantor Luiz Ayrão.
Os shows acontecem neste final de semana, dias 26 e 27 de março, no SESC Pompéia. Mais informações no telefone (11)3871-7700
Abaixo segue a videorreportagem.

quarta-feira, 23 de março de 2011

MORRE ELIZABETH TAYLOR

Elizabeth Taylor morreu na manhã desta quarta-feira aos 79 anos. A atriz, uma das últimas grandes divas de uma fase nostálgica do cinema para muitos, lutava desde 2004 contra problemas no coração.
Ela recebeu o diagnóstico de uma Insuficiência Cardíaca Congestíva, que impede o coração de bombear sangue suficiente para todas as atividades do corpo. As consequências desse problema começaram a ter efeito no dia a dia da atriz, com o aumento de peso e a dificuldade para realizar tarefas do dia a dia. Há 5 anos ela utilizava uma cadeira de rodas para se locomover devido a fortes dores crônicas que enfrentava.
Ela estava internada há um mês em decorrência dos problemas cardíacos, mas o quadro era estável e a família aguardava sua recuperação para levá-la de volta para casa, mas nesta manhã não resistiu.
A atriz britânica era linda e colecionou durante sua trajetória muitos sucessos, amores, dramas e polêmicas. Ganhou dois Oscar com "Disque Butterfield 8", em 1961 e "Quem tem medo de Virginia Woolf?", em 1967 e foi indicada mais três vezes ao prêmio. Elizabeth foi responsável por emprestar sua beleza para Cleópatra, papel que é lembrado até hoje.
As polêmicas foram marcantes na vida de Taylor, dona de muitos casamentos, 7 para ser mais preciso, e um número incontável de amores e paixões divulgadas diante do mundo. Talvez para enfrentar toda essa carga de sucesso, dores e amores, Liz Taylor, como todos gostavam de chamar, encontrou refúgio no álcool e nas drogas, além de enfrentar distúrbios alimentares.
Elizabeth Taylor saí de cena e ficará imortalizada nos filmes que participou e também pela beleza ímpar que é impossível de esquecer.

terça-feira, 22 de março de 2011

A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA

Pode parecer uma bobagem falar sobre a importância da água. Até seria se nós fossemos conscientes e déssemos a real importância que ela tem para a nossa vida neste planeta. Hoje é o Dia Internacional da Água e é melhor ficarmos atentos para a questão.
É só parar para pensar: nosso corpo físico é composto em 70% de água, nosso planeta também é formado em 2/3 por esse precioso líquido... Eu poderia fazer uma lista gigantesca sobre o quanto a água merece a devida atenção.
Muitos estudos apontam para a falta eminente do líquido e em consequência disso uma situação caótica ira se desencadear. Muitos países já sofrem com esse tipo de situação, tendo que pagar caro para poder consumir e desfrutar da vital importância da bebida.
Olha para o lado e veja o quanto somos irresponsáveis. Todos nós gastamos exageradamente, seja com a nossa higiene, seja lavando calçadas e carros com mangueira (muita gente faz isso), com encanamentos quebrados e por aí vai.
Nem toquei no assunto poluição. Diariamente toneladas e mais toneladas de lixo, sujeira, excrementos e tudo o que há de mais nocivo para a água vai parar nas nascentes e leitos de rios e mares.
Um dado que sempre me deixa preocupado é saber que apenas 0,008% da água do nosso planeta é potável. Em muitos casos é exatamente a água que bebemos que estamos poluindo (São Paulo é um péssimo exemplo disso).
Já passou da hora de agir, mas nunca é tarde para começar a se conscientizar e colocar a mão na massa para reduzirmos o risco de perder esse bem tão valioso para a nossa sobrevivência.

segunda-feira, 21 de março de 2011

ANNE HATHAWAY NO BRASIL

Todos que acompanham esse blog há algum tempo devem saber sobre a minha paixão pela atriz Anne Hathaway. Ela já foi inspiração e tema de alguns posts escritos por aqui, por isso mesmo eu não poderia deixar de citar aqui no blog que ela está no Brasil.
Não é paixão de fã não... é um amor platônico, daqueles que normalmente nutrimos por pessoas inatingíveis. Eu tenho várias dessas paixões (me perdoe Anne). Sou apaixonado pelo sorriso dela, o olhar, pela beleza clássica, porém com suas fragilidades... olha só que bonitinha na foto chegando aqui no Brasil.
Anne veio ao Brasil junto com outros atores de Hollywood, como Jamie Foxx, para a pré-estreia mundial da animação "Rio". Os atores dão voz aos personagens criados pelo brasileiro Carlos Saldanha, responsável também por sucessos como "Era do gelo 2" e "Era do gelo 3".
Sinceramente, se ela viesse a São Paulo até faria um esforço jornalístico e apaixonado para tentar alguns minutos de papo para o Mural do Antena. Porém, como é no Rio, e eu tenho a minha epopeia profissional na terra da garoa, não partirei em busca de Anne em terras cariocas.
Claro que fica aqui o convite para ela fazer uma parada em São Paulo e desfrutar de um delicioso jantar com este romântico jornalista que vos escreve. Aceita Anne!!!
Apesar de não ser o foco do post, abaixo segue o trailer da animação "Rio".
Foto: Gabriel Reis/AgNews

domingo, 20 de março de 2011

OBAMA NO BRASIL

O presidente norte-americano Barack Obama já está em solo brasileiro, passou por Brasília e hoje vai ter um longo roteiro pela cidade do Rio de Janeiro.
Li muita coisa sobre a visita dele, li também o comentário das pessoas sobre a presença do chefe de nação mais poderoso do mundo em território brasileiro. Odeio extremismos, quando um lado da balança pesa mais do que outro ocorre o desequilíbrio e em decorrência disso exageros e enganos.
Por isso nada melhor do que tentar manter o máximo de neutralidade e bom senso para olhar para essa visita, assim como qualquer outro acontecimento.
Óbvio que há centenas de interesses nessa visita. Ele não ia sair lá da comodidade da Casa Branca, deixar de usar seu pijama listrado, sentar na sua cadeira reclinável de couro, para simplesmente dar um "hello" para nós. Essa visão ingênua do mundo me deixa um pouco incomodado, assim também como a visão diabólica que muitos tentam impor a presença dele aqui.
É importante recebe-lo, assim como é importante ser recebido. É bom ouvi-los se queremos ser ouvidos. Não é a toa que tudo isso tem um nome: diplomacia.
Assim como bons negociantes fazem, para que haja um equilíbrio na balança e todos saiam satisfeitos, é necessário saber onde se pode ceder, onde se deve exigir e o que podemos abrir mão...
Como Obama disse em um dos discursos feitos em Brasília, o Brasil sempre foi taxado como o país do futuro e o futuro chegou. Claro que os EUA querem ter o Brasil como um parceiro, principalmente por causa de duas coisas: petróleo e estabilidade.
O Oriente Médio sempre foi uma bomba relógio e pelo que tem acontecido recentemente está explodindo gradativamente. Além dessa total insegurança, as reservas de petróleo por lá estão acabando. Olhe então para o Brasil do pré-sal, das reservas imensuráveis de ouro negro e ainda sem catástrofes naturais e crescimento sólido na economia. Somos os parceiros perfeitos para o futuro. Opa, o futuro chegou... Obama chegou...
Espero que a nossa presidenta Dilma (que tem aparecido muito bem nesses primeiros meses de governo) saiba se aproveitar desse interesse americano para conseguir trazer para o Brasil investimentos interessantes e oportunidades para o nosso crescimento.
Foto: Lula Marques/Folhapress

sexta-feira, 18 de março de 2011

SUPER LUA CHEIA

Ela vai imperar gigante, como há 18 anos não se via. A Super Lua Cheia (esse nome até parece um golpe fatal de luta de vídeo game) é uma oportunidade rara para quem aprecia os mistérios do universo. Ela estará muito próxima do nosso planeta e por isso a sensação de que ela está maior e mais brilhante não é equivocada.
O nosso satélite natural irá se aproximar em 50 mil quilômetros do nosso planeta, chegando a pequena distância de 356,577 km de nós. Porém os 50 mil km são uma distância considerável e podem influenciar em algumas coisas no decorrer do evento.
O principal reflexo sentido pelos efeitos da Lua mais próxima da Terra será nas marés, nada com que devemos nos preocupar muito segundo os especialistas (assim espero).
Tudo isso vai ocorrer neste final de semana. Se o tempo permitir poderemos ver esse raro fenômeno de chegar mais perto da Lua, quase que sentindo aquela sensação de poder tocá-la. Os místicos devem fazer suas previsões e rituais, mas para quem não acredita em forças além da nossa imaginação fica a dica: quem sabe não seja um bom momento romântico para impressionar a namorada.
Foto: NASA

quinta-feira, 17 de março de 2011

FLAGRANTES NO SUPERMERCADO

Não faz muito tempo escrevi um texto sobre algumas experiências curiosas que passei em supermercados. Nada de muito complexo mas que sempre me faz refletir sobre o ser humano.
Hoje eu recebi um e-mail com fotos de flagrantes no WalMart nos Estados Unidos. Tem cada coisa tão estranha que até dá pra duvidar. O interessante é notar como o ser humano é esquisito e tem atitudes muitas vezes inexplicáveis.
Não precisa ir longe para flagrar coisas curiosas, já vi cada absurdo, desde roupas das mais estravagantes e estranhas, até namoros mais apimentados. Mas essas fotos são ótimas, pena que não posso publicar todas já que algumas são muito fortes.

Abaixo alguns desses flagrantes.





quarta-feira, 16 de março de 2011

R$ 1,3 MILHÃO PARA CRIAR UM BLOG

Estava começando a escrever sobre outro assunto quando vi uma notícia que me deixou irritado.
A cantora Maria Bethânia conseguiu autorização do Ministério da Cultura para captar R$1,3 milhão e criar um blog. Acho louvável a iniciativa da cantora de querer espalhar poesia e cultura pela web, porém isso pode ser feito de forma bem mais simples e sem utilizar dinheiro público.
Como todos sabem, as plataformas mais populares para a criação de blog são gratuitas, qualquer pessoa com acesso a internet pode ter um blog. Se você quer ter um blog mais incrementado, cheio de detalhes, com uma navegabilidade melhor não precisa ir muito longe e muitos profissionais fazem isso por um preço bem interessante e com qualidade ótima.
Li na Folha que ela quer colocar um vídeo por dia no blog. Por experiência própria posso dizer que ela consegue fazer isso até sozinha se quiser.
Mas tudo bem, vamos imaginar que a Bethânia não goste muito de fazer vídeos e queira contratar alguém. Há centenas de excelentes profissionais e produtoras que fazem isso por um preço bem justo e nem perto de ser milionário. Ter a direção do Andrucha Waddington é sensacional, porém um luxo caro.
Não sou contra a ideia da Maria Bethânia, muito pelo contrário, acho a ideia sensacional, porém ela pode fazer tudo isso com recursos próprios ou com a venda de patrocínios no próprio blog sem utilizar dinheiro público.
Faço aqui no blog videorreportagens, escrevo, concilio com meu trabalho do dia a dia. Tenho vários projetos de documentários e grandes reportagens para cá, mas sempre fiz isso com recurso próprio ou planejo com parcerias envolvendo a iniciativa privada. Será que o Ministério da Cultura apoiaria algum desses meus projetos? Vou consultá-los.
Abaixo aquilo que a Bethânia sabe fazer de melhor cantar!!

terça-feira, 15 de março de 2011

ALERTA NUCLEAR

Tem muitas coisas nessa vida que a gente não domina, não entende, uma delas no meu caso é a energia nuclear. Sei que tem aqueles que defendem a sua utilização, mas em grande parte ouvimos os protestos contra a implementação desse tipo de recurso energético.
Tirando essa questão e falando precisamente do que está acontecendo no Japão, o que podemos afirmar é que ainda não estão divulgando informações verdadeiras ou simplesmente as autoridades não sabem o tamanho real da bomba que tem em mãos.
Desde os tremores na costa japonesa a preocupação com as usinas tem sido grande por causa dos efeitos que uma eventual falha pudesse trazer para o país. Primeiro foi divulgado que algumas usinas tinham sofrido avarias, mas que tudo estava sobre controle. Depois falaram sobre reatores que tiveram problemas, mas nada preocupante. Por fim veio o alerta de que um dos reatores tinha sofrido grandes danos e o nível de radiação foi elevado para o 4, numa escala de 7.
O governo japonês, em um primeiro momento tentou tranquilizar, mas depois subiu o alerta de radiação para o nível 6, ou seja, só não é pior do que Chernobyl. A radiação nas proximidades da usina são preocupantes e o vento tem se encarregado de levar partículas para mais longe. Tóquio, a capital japonesa que fica a 250 km da usina já detectou um aumento pequeno de radiação por lá. A Rússia também já fez medições na costa leste do país e encontrou mudanças. E o vento vai carregando...
A situação é tão complexa que o primeiro-ministro Naoto Kan pediu calma, mas ao mesmo tempo aconselhou moradores que vivem em um raio de 30 km do local que não saiam de casa em hipótese alguma.
Espero que tudo se normalize porque uma tragédia nuclear é algo terrível que causa mortes e efeitos prolongados de sofrimento e dor.

segunda-feira, 14 de março de 2011

AULA PRÁTICA DE SEXO NA UNIVERSIDADE

Não é de hoje que as universidades tem procurado recursos para levar ao aluno um ensino mais qualificado e próximo da realidade que ele vai encontrar no dia a dia. O uso da tecnologia para conquistar a atenção dos estudantes é cada vez maior, mas em alguns casos toda a tecnologia não é capaz de refletir a essência do que se pretende estudar.
Chegamos então na aula de "Sexualidade Humana" da Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos. O professor, cansado daquele blá blá blá de sempre e que entediava alunos e até ele próprio, resolveu usar um exemplo prático de como se dá uma relação sexual habitual.
Ele contratou quatro membros da comunidade de fetiche de Chicago para fazerem as exibições sexuais em nome da ciência e da educação. A aula começou com uma "chamada oral" e daí pra frente você imagina tudo o que aconteceu diante dos olhares atentos, curiosos e até empolgados dos alunos.
O professor disse que ficou preocupado com essa ideia e não sabia exatamente como seria recebida pela comunidade e principalmente pelos alunos. Ele ressaltou a mente aberta dos estudantes, que demonstraram respeito diante da aula inusitada, porém não sabe ainda se vai se arrepender de tal iniciativa.
Iniciativa que chegou a receber apoio por alguns membros da universidade. Segundo o vice presidente da universidade, a instituição apoia os esforços no avanço do conhecimento. Mesmo assim alguns membros da diretoria pretendem abrir uma investigação sobre o método utilizado pelo professor. A comunidade local não recebeu muito bem essa informação e tudo o que aconteceu tem gerado uma grande polêmica.
Fico imaginando isso aqui no Brasil. Me recordo que no primeiro ano de faculdade um professor (jornalista famoso e de grande credibilidade no mundo das revistas) levou uma prostituta para ser entrevistada pelos alunos da turma da noite. Resultado: ele foi demitido e muitos alunos reclamaram da "pauta" oferecida.
Se esse tipo de aula prática de cunho sexual começasse a ganhar espaço nas nossas universidades, conhecendo e muito esse universo, acho que teria muito motel falindo por ai...

domingo, 13 de março de 2011

O PODER DE REGISTRAR

O assunto ainda é o terremoto e o tsunami que aconteceu no Japão, mas vou abordar aqui uma outra questão relacionada aos acontecimentos.
Na década de 90 (talvez até antes) quando éramos estimulados a pensar em uma imagem estereotipada de um oriental, principalmente um japonês, certamente viria a imagem de uma pessoa sorridente com uma máquina fotográfica pendurada no pescoço.
Pois bem, não é a toa que grande parte das empresas de equipamentos áudio visuais (câmeras, máquinas fotográficas, filmes, computadores, televisões) tem origem e sede na ilha nipônica. Como em muitos casos os japoneses antecipam tendências e na década de 90 eles já vivam essa paixão pelo registro de tudo o que acontecia ao redor. Não falo aqui da questão profissional, falo do cidadão comum, que trabalha em diversas áreas da economia local. Um oriental sem máquina fotográfica é raro, hoje os aparelhos são mais sofisticados, menores e englobam muitas coisas em uma só. Registrar é uma palavra chave.
Com o passar do tempo, essa "mania" de ter sempre conosco algo que possa perpetuar um momento, gravar um acontecimento foi ficando mais forte (ajudado e muito pelo barateamento dos equipamentos). Fazendo uma analogia boba, isso gerou um tsunami de flagrantes pelo mundo. Antes mesmo da internet ganhar força eram incontáveis os programas americanos de imagens registradas por pessoas comuns em situações cômicas, perigosas, incríveis...
A internet veio potencializar isso, principalmente com a criação do Youtube, que proporcionou a todos a possibilidade de ter o seu momento, o seu registro divulgado para o mundo. Há milhões de coisas inúteis, há milhões de coisas sem qualidade e há milhões de coisas interessantes e que acrescentam em informação, cultura, conhecimento, entretenimento...
A velocidade com que essas informações começaram a chegar nas pessoas foi ficando tão rápida que em muitos casos ultrapassa os veículos de comunicação tradicionais e ganham destaque. Nem vou entrar aqui no mérito da simples informação, falo de imagens em vídeos e fotos que tecnicamente levam mais tempo para percorrer os caminhos digitais.
Os ataques ao World Trade Center em 2001 mostraram o quanto os cidadãos estão munidos e prontos para registrarem o que acontece ao seu redor. Até hoje aparecem imagens inéditas do choque dos aviões. Outros fatos depois disso aconteceram e também ganharam registros, transmissões online, videorreportagens, fotos, que nos ajudam a entender melhor e ter uma dimensão muito mais real e próxima dos acontecimentos.
Mais recentemente, no Egito, transmissões online, fotos, vídeos realizados por cidadãos, já que os veículos de comunicação tradicionais nem sempre tinham permissão para realizar o seu trabalho, eram a ligação do problema com o mundo ao redor.
Assistindo toda a tragédia do terremoto no Japão, me chamou a atenção a quantidade de registros feitos pelos cidadãos de momentos do terremoto. Muita gente "transmitiu" ao vivo pelo Skype os momentos de tensão, outras pessoas fizeram fotos e vídeos em seus apartamentos, no trabalho e na rua.
As emissoras de televisão japonesas fizeram um excelente trabalho mostrando ao vivo o tsunami chegando na costa, pessoas fugindo, barcos e carros arrastados e lugares destruídos. Essa é a visão do todo, do geral, em larga escala para termos a dimensão ampla do que aconteceu. Mas foram as pessoas, o cidadão comum que anda com um celular que faz foto e vídeo, com a sua câmera ou máquina fotográfica, que nos deu a visão in loco, foi o "zoom", o detalhe do fato e que de fato nos traz o lado humano e próximo da tragédia.
Lembrando de uma outra tragédia, o terremoto no Haiti fez muitos mortos e destruiu o país. Não foi uma emissora de televisão, um grande jornal ou profissionais de comunicação que fizeram um dos principais registros do caos. Um membro do exército brasileiro gravou com a sua câmera pessoal e conseguiu traduzir em imagens para quem não estava lá uma boa parte da destruição nas ruas e do desespero das pessoas.
No terrível tsunami que aconteceu em 2004 na Tailândia tivemos muitos registros do momento exato em que a onda gigante chegou na costa e arrasou com tudo o que encontrou pela frente
A tendência é que esses registros aconteçam cada vez mais, seja na vida particular, seja em grandes acontecimentos como uma Copa do Mundo ou em tragédias como essa. Hoje todos nós somos como os japoneses de antigamente e estamos com o dedo no "rec" prontos para registrar tudo o que acontecer diante de nossos olhos e principalmente diante das nossas câmeras.
A foto que ilustra o post foi retirada do blog Lost in Japan. Abaixo 3 registros feitos por moradores durante o terremoto...





sexta-feira, 11 de março de 2011

TERREMOTO E TSUNAMI NO JAPÃO

Nesta madrugada aqui no Brasil e tarde lá no Japão aconteceu o maior terremoto que o país oriental já viveu e o sétimo mais forte do mundo. O tremor mais forte chegou a magnitude de 8,9 e até agora já forma sentidas mais de 50 réplicas, ou seja, outros terremotos de menor intensidade.
Em consequência do terremoto, um tsunami se formou e destruiu cidades litorâneas do Japão e avança para outros locais como Filipinas, Hawai e até Chile e Peru. As ondas atingiram até 10 metros de altura e foram responsáveis por centenas de mortes. Até agora o número de mortos ultrapassa mil, mas deve aumentar conforme as autoridades cheguem aos locais mais afetados.
As imagens divulgadas pela televisão e também as fotos que circulam pela internet são impressionantes. Barcos pareciam brinquedos e eram arrastados facilmente pelas ondas. Casas, postes, carros sumiam diante de tanta água. Os prédios tremiam e o desespero das pessoas era evidente diante de tamanha força da natureza.
Agora ficamos aqui aguardando mais notícias, mais detalhes de tudo o que ocorre por lá. O medo cresce para os moradores da região pois a chance de novos tremores fortes é grande em vários locais do mundo.
Abaixo fotos de mais essa tragédia...





Fotos: AP/ AFP/ Reuters

quinta-feira, 10 de março de 2011

APOSENTADORIA ESPACIAL

Ontem um gigante do espaço se aposentou ao fazer seu 39º pouso. O ônibus espacial Discovery encerrou sua missão depois de 27 anos e um recorde de viagens para o espaço. Os números são grandes, assim como ele.
São 365 dias em órbita, mais de 238 milhões de quilômetros percorridos e importantes serviços prestados ele é o primeiro a deixar de voar, os outros dois ônibus restantes - Endeavour e Atlantis - devem deixar suas atividades em breve, já que o congresso americano apertou os cintos e reduziu bruscamente as verbas para o programa espacial da NASA. O abastecimento da estação espacial ficará a cargo de empresas privadas ou programas espaciais de outros países, como Rússia e Japão.
O comandante da última missão, Steve Lindsey, disse "Grande trabalho e grande aterrissagem", no momento que o ônibus tocou pela última vez o solo na Flórida. Um grande trabalho mesmo e que não deve acabar. Discovery vai virar peça de um museu (aliás vários brigam por ele e pelos outros dois ônibus que em breve também terão mais esse destino).
Ainda falando em espaço, hoje a NASA divulgou fotos impressionantes da superfície de Marte. Trabalho da sonda Mars Reconnaissance Orbiter que já enviou mais de 70 mil imagens. Por falar em imagens as fotos que você vê aqui são da NASA, abaixo a superfície de Marte divulgada hoje e o ônibus espacial Discovery na plataforma de lançamento.
Ah!!! O espaço realmente é inspirador...


quarta-feira, 9 de março de 2011

A INVISIBILIDADE DAS COISAS

Hoje aconteceu uma coisa curiosa e que me fez viajar completamente na maionese sobre o tema invisibilidade. A mesa onde fica meu computador é cheia de coisas, papeis, câmera, máquina fotográfica, cabos, relógio, pen drives, livros, carteira e o controle remoto da televisão, entre outras coisas. Não é bagunça, digamos que é uma organização não ortodoxa.
São coisas que utilizo com muita frequência e não dá nem tempo de guardar e outras que precisam estar a vista para que eu não esqueça delas (no caso as contas).
Voltando ao que aconteceu pela manhã, fiz meu "ritual" comum de ligar o computador, checar minhas coisas e quando fui ligar a televisão não encontrei o controle. Procurei, revirei a mesa, olhei debaixo da cama, no criado mudo, no armário, enfim, fiz uma varredura completa por lugares no meu quarto onde o controle poderia estar e nada.
Liguei a TV manualmente e continuei fazendo minhas coisas. Minutos depois queria trocar de canal e começou a busca novamente, fiquei até bravo achando que alguém tinha pego. Nada! Foi que num rompante ele surgiu bem na minha frente, na mesinha do computador, no lugar onde costuma estar sempre e eu literalmente não vi. O controle ficou invisível durante alguns minutos.
Depois que isso aconteceu me lembrei de outras ocasiões que coisas parecidas aconteceram e lembrei de uma conversa que tive com uma estudiosa da mente humana. Nosso cérebro é capaz de inúmeras coisas, entre elas ver apenas aquilo que ele quer.
Entramos então na esfera do ver e enxergar. Por algum motivo, a imagem do controle remoto foi apagada naquele instante ou camuflada por outras coisas. Talvez a vontade de achar me deixou cego justamente para ver. Sabe aquela história de parar de procurar por algo perdido que você acaba encontrando.
Fiquei pensando então na questão da invisibilidade, até fiz algumas pesquisas para ver o que há nesse aspecto. Encontrei um artigo de 2008 falando sobre pesquisas para criar uma capa capaz de reverter a direção da luz e deixar objetos tridimensionais invisíveis, bem ao estilo da capa do Harry Potter.
Já pensou que loucura se realmente pudéssemos nos camuflar e não sermos notados pelos olhos dos outros. Seriamos camaleões espalhados pelas ruas, trombando com o nada, desconfiando de qualquer barulho, andando feito o Chaves em busca do homem invisível... O mundo certamente iria virar uma bagunça.

terça-feira, 8 de março de 2011

FLORES PARA AS MULHERES

Sem muitas palavras porque todas as mulheres merecem mais do que palavras, merecem carinho, atenção, amor, gratidão...
Para todas vocês que representam a vida e que são tão importantes uma flor e um beijo.
Parabéns a todas as mulheres!!!!

segunda-feira, 7 de março de 2011

UM DIA FEITO DE VIDRO

Recebi o vídeo que está no final da postagem há alguns dias, mas devido a correria não consegui escrever sobre o assunto. Hoje, estava aqui assistindo os desfiles das escolas de samba e pensei nesse vídeo, que não tem nada a ver com Carnaval, mas com estilo de vida, tecnologia e futuro.
Nós vivemos em um mundo muito "bruto", truculento, cheio de contato e choques. Não falo só das questões filosóficas e de ideais, falo da parte física, somos estabanados, caímos, trombamos, derrubamos coisas... Como seria então um dia feito de vidro?
Assistindo ao vídeo você vai entender do que estou falando. Muitas das inovações apresentadas não são absurdas e podem circular por aí num futuro nem tão distante, mas será que vamos nos acostumar com coisas delicadas, com objetos tão sensíveis?
Outro dia estava em uma loja e vi duas meninas admirando um Ipad. Quando elas resolveram testar o aparelho me deu um frio na espinha. Elas apertavam a tela como se estivessem apertando o botão do controle remoto da televisão. O vendedor até tentou explicar, mas não adiantou. Diariamente vemos no metro, ônibus, no trabalho, pessoas que ainda não tem o cuidado com o toque, o touch apanha muito...
No mais acho que seria interessante um mundo cheio dessas praticidades de vidro, mas ao mesmo tempo achei tudo meio chato. A projeção de dia a dia feita no vídeo está bem longe da correria e das trombadas que damos por aí... Segue então o vídeo "Um dia feito de vidro"

domingo, 6 de março de 2011

BASTIDORES DO CARNAVAL

Este ano tive uma experiência diferente neste carnaval. Ao ser escalado para a cobertura da RedeTV! nos bastidores dos desfiles das escolas de samba de São Paulo recebi uma missão diferente de apenas gravar matérias no sambódromo.
Minha missão seria coordenar a equipe de web repórteres que estariam na cobertura. Achei interessante, aceitei e fui para a luta. Ao todo estávamos em seis jornalistas, munidos com nossas câmeras e com um mundo de possibilidades de pautas, histórias e imagens.
Carnaval é muita cor, muita sensualidade, muita adrenalina e tudo isso no mesmo espaço cria um universo diferente pronto para explodir. São várias explosões, explosão de alegria, de emoção, de rivalidade, de tensão...
A chuva resolver nos dar um espaço para trabalhar e durante toda a transmissão deu uma trégua e não dificultou nosso trabalho. Mesmo assim, o clima chuvoso e até frio deixou muitos foliões mais reservados e estava difícil arrancar a animação do povo.
Quanto ao trabalho dos webs tenho certeza que foi uma experiência muito produtiva, com um resultado melhor do que eu esperava. O pessoal que trabalhou: Stella, Samuel, Patrícia, Daniele e Bruno conseguiram ótimos registros, flagrantes interessantes e entrevistas no clima do evento. Um esquema de organização diferente do trabalho que deu certo e poderá ser utilizado em outras ocasiões, principalmente em grandes eventos.
O cansaço física me impediu de gravar uma videorreportagem aqui para o blog. Durante a transmissão fiquei ocupado com o trabalho e depois não tinha mais pernas para gravar um material diferenciado aqui para o blog, mas valeu, fica aqui o relato dessa cobertura.
Na foto: Daniele, eu, Samuel, Bruno, Patricia e Stella na concentração do sambódromo.

sexta-feira, 4 de março de 2011

A COLOMBINA

Chegou mais uma Carnaval, essa festa pagã que mexe com nossos desejos, brinca com nossas sensações, atiça nossas fantasias...
A ideia do Carnaval é essa mesmo, divertir em todas as esferas, provocar o que não gostamos de falar, exibir aquilo que mais escondemos. Carnaval é quente, ardente, vibrante...
Carnaval lembra a malandragem faceira, o gingar cafajeste, o rebolado provocador, o olhar malicioso; Lembra as festas antigas, as marchinhas eternas, os sambas épicos e os refrões fáceis de cantar...
Uma festa de cores, de luz, de brilho. Uma borrifada de amor, sensualidade, ritmo para que possamos seguir o ano enfeitiçados por esse perfume, por essa magia.
Mesmo engessado pelas transmissões televisivas, pelas notas, pelos quesitos, esse perfume ainda paira no ar... A festa se engessou, mas não é possível conter o aroma que sai no suor de cada folião.
O Carnaval é perverso e certinho; é sensual e recatado; é colorido e preto e branco; é amor e sexo (com segurança)!!
No meu caso o Carnaval será metade trabalho e a na outra vou aguardar alguma colombina aparecer para me inspirar nesses dias de folia.

quinta-feira, 3 de março de 2011

GRANDES IDEIAS PARA PEQUENOS ESPAÇOS

O mundo é um lugar pequeno, em todos os sentidos, apesar de ainda existir muitos espaços (o que seria uma contradição imensa com a minha primeira afirmação), não podemos ocupar esses lugares por inúmeros motivos.
Por isso, cada vez mais, as grandes cidades vão nos apertando, colocando os moradores em espaços cada vez menores. Nessas horas soluções precisam aparecer para conseguirmos ter em nossas casas ou escritórios tudo o que desejamos.
Costumam dizer que nos momentos de aperto é que surgem as grandes ideias e invenções. Talvez tenha acontecido literalmente isso e pessoas inspiradas criaram excelentes soluções para os pequenos espaços do dia a dia.
Melhor do que falar é ver essas soluções. No vídeo abaixo você encontra grandes ideias para pequenos espaços. Vários deles ficariam perfeitos aqui em casa...

quarta-feira, 2 de março de 2011

O CADERNO COR DE ROSA

Engraçado como são as coisas, ao mesmo tempo que o avanço tecnológico nos traz certas mudanças de comportamento, outras coisas estão tão enraizadas que nem percebemos que elas se perpetuam e convivem tranquilamente ao lado do novo, do moderno.
Constantemente temos exemplos disso, mas na aula da pós uma cena chamou minha atenção. Minha colega de grupo Camila estava sentada na mesa da frente, ao começar a fazer as anotações o caderno dela se destacou.
Todo cor de rosa, com as folhas detalhadamente enfeitadas, o caderno me fez lembrar de amigas da escola e até mesmo uma da faculdade (não é mesmo Juliana?). Falei para a Camila que iria escrever sobre isso e ela me mostrou a agenda dela, que além de ser toda enfeitada ainda era temática, cheia de cachorros.
Achei legal isso, porque é a expressão máxima da delicadeza e ao mesmo tempo uma forma de manter um elo com o passado. Não é infantil, é familiar, é emotivo...
Ao mesmo tempo, poucas mesas a frente, um colega usava o seu tablet (não consegui identificar se era um Ipad, o que pouco importa). O caderno da modernidade e que tem os mesmos traços de personalização.
Não vi os detalhes desse tablet do colega de classe, mas não seria muito arriscar que nela há um plano de fundo especialmente escolhido, tem aplicativos que trazem praticidade, tem detalhes que deixam o aparelho mais bonito e com a cara do dono.
Qual a diferença então do caderno colorido e enfeitado da menina para o tablet estilizado do rapaz?
Nenhuma, ambos estão ali como objeto para auxilio da aprendizagem e o visual é a maneira que encontramos de deixar tudo mais próximo, mais personalizado. Tantas coisas são assim, acha frescura? Olhe para seu celular, para seu computador, para a sua mochila, sua bolsa, sua agenda, seu relógio, olhe para sua casa, seu jardim, seu carro...

O Mural está aqui

Prêmios

Contadores

free counters

Visitantes

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO