segunda-feira, 31 de outubro de 2011

QUE TIPO DE BRUXARIA É ESSA?

Hoje, em solo norte-americano, é comemorado o Halloween, o famoso dia das bruxas que não tem nenhuma ligação com a nossa cultura porém foi adotado por aqui e a cada ano que passa ganha ainda mais repercussão e comemorações espalhadas por aí. Hoje também é o dia do Saci Pererê.
Estava pensando sobre o assunto e me dei conta de que o Saci  é o maior troll brasileiro, é aquele garoto esperto que se aproveita das dificuldades para aprontar com todo mundo. faz das suas molecagens e fica rindo de todo mundo pelas costas. Vale a lembrança desse importante personagem da nossa literatura. 
Aproveitando esse clima de bruxaria e trollagem me lembrei desses memes (aquelas coisas que se espalham feito fofoca e você não consegue tirar da cabeça) em muitos casos tirinhas de humor que retratam diversas situações e que sempre terminam com alguma frase marcante e que pega. Não é difícil de encontrar por aí.
Três delas me fazem rir muito e grudam na cabeça que se torna impossível esquecer no dia a dia e então você se vê utilizando essas frases no seu cotidiano. "Que tipo de bruxaria é essa?", "É você Satanás?" e "Santo Deus" são as três frases que me perseguem atualmente. 
Essas tirinhas são ótimas e viciantes, é impossível parar de ler. 






domingo, 30 de outubro de 2011

AS INDIANAS - PADDOCK GIRLS

Como odeio patrocinadores previsíveis, assim como fez o Santander e quase todas as outras empresas que tem patrocinado provas do calendário, a empresa de telefonia indiana foi no óbvio, no global, no padronizado para exibir as garotas do grid. 
As indianas que tem uma característica tão forte, um olhar tão marcante e uma sensualidade ímpar foram "enlatadas" e pareceram com qualquer mulher do grid deste ano. Fica então a mensão honrosa para as canadenses, australianas e malaias este ano. Ainda faltam dois países, sendo um deles o Brasil, mas dúvido que vão sair desse padrão. 
A pista da Índia é uma das melhores feitas pelo projetista Tilke, o responsável por pistas chatas construídas com base no petróleo do Oriente. Mas essa da Índia ficou interessante. Pena que o campeonato chegou por aquelas bandas já terminado, sendo assim não se vê muita empolgação por parte dos pilotos.
Tirando Massa e Hamilton que vivem uma história de Tom e Jerry, o resto está conformado com a posição que mantêm. Vettel venceu, Button em segundo deve ser o vice e Alonso beliscou o podium. Bruno Senna até que correu bem, estava nos pontos mas a estratégia foi equivocada e caiu para o fundo do grid. Barrichello perdeu o bico na largada e o máximo que conseguiu foi um décimo quinto lugar. 
Campeonato vai terminando melancólico, chato, burocrático. A próxima prova em Abu Dhabi será um porre, a pista é chata e com todo mundo fechando a lojinha o marasmo há de reinar. Aqui no Brasil também não deve ser diferente. 
A única coisa divertida na prova deste domingo foi a careta de Roman Atkinson, o Mr. Bean, que ficou indignado com a batida entre Massa e Hamilton. Junto com as indianas que você confere abaixo também tem o lendário Mr. Bean. 







UM MONTE DE COISAS

Postei menos nesses últimos dias por uma série de coisas. Quando muita coisa acontece ao mesmo tempo ficamos até perdidos no tempo e em alguns casos a cabeça fica um tanto quanto confusa. Ficou difícil escrever.
A última semana foi corrida com muitos trabalhos que pintaram. Só na terça-feira passada tive três gravações, uma pela manhã, outra no meio da tarde e mais uma a noite, sem contar a tempestade que me fez ficar duas horas esperando na emissora para conseguir voltar pra casa. 
Quando se grava bastante a consequência é muita coisa para editar. Como "perdemos"tempo editando... Horas e mais horas na frente do computador para selecionar trechos, achar as imagens adequadas, fazer uma pós-produção legal e publicar-enviar-postar para os clientes. Tive que alterar algumas prioridades e colocar os clientes na frente, como resultado não consegui editar ainda a matéria do Teleton que gravei no final de semana passado (fico irritado com isso).
E a semana continuou corrida e fiquei a quinta-feira toda sem internet. Infelizmente algumas coisas não podem ser feitas "no manual"só conectado (tenho medo disso). 
Nesta sexta, depois de um dia inteiro de gravação, reuni alguns amigos em um bar para comemorar o meu aniversário. Foi ótimo poder relaxar um pouco e dar muita risada. Depois de tudo há uma fila imensa de assuntos que gostaria de escrever aqui, alguns já ficaram velhos e foram diretamente para a escuridão do esquecimento, outros ainda consigo desenvolver e já estão na lista de recuperação, já outros estão na pasta do "preciso pensar bastante sobre isso" pois envolvem coisas muito pessoais. 
A semana que começa, além de ter um feriado, tende a ser mais tranquila e espero conseguir colocar as coisas em dia, terminar as edições e tirar os assuntos da cabeça e transforma-los em posts aqui no blog. Assim eu espero!

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

NÓS QUE AQUI ESTAMOS POR VÓS ESPERAMOS

O título deste post é o mesmo título de um documentário brasileiro de 1998. Acho que foi um dos primeiros docs que assisti, junto com "Ilha das Flores". O assunto do post não é bem o documentário (mas fica a dica).
Para quem não sabe esta frase está na entrada de um cemitério na cidade de Paraibuna no interior de São Paulo. O cemitério ainda deve estar lá, a frase talvez não, alguém sabe? Enfim, esse título é algo que sempre vem na minha memória e ele é fantástico.
Fantástico porque pode representar inúmeras coisas, desde a mais clara referência sobre a morte, já que quem habita o cemitério não habita mais este plano terreno, até com relações mais malucas como eu sempre faço na minha cabeça.
Então fico me perguntando: o que nos espera? quem nos espera? ou por quem eu espero? o que eu espero? Parece viagem mas não é, ou é. Nós, a humanidade, estamos tomando um rumo cada vez mais torto e perigoso, um caminho quase sem volta. Violência, falta de educação, desrespeito com a natureza e milhões de outras coisas que vão nos colocando numa espiral profunda e perigosa.
O futuro nos espera, incerto, temeroso, cheio de dúvidas e questionamentos sobre as coisas que temos feito no presente e por diversas outras que fizemos no passado. Não sei se esse futuro nos espera de braços tão abertos assim, talvez a frase da entrada do cemitério não se refira as almas dos mortos que nos esperam, mas sim ao terreno abandonado, silencioso, cheio de cruzes e covas abertas. 
Que distópico que eu estou hoje!!! Abaixo o documentário na íntegra.


Nós que aqui estamos por vos esperamos from Zaire on Vimeo.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

SEGUNDA FASE

Pelo terceiro ano consecutivo este blog fica entre os 100 blogs mais votados na categoria Arte e Cultura de uma das principais premiações de blogs do Brasil, o TOPBLOG.
Neste ano nem consegui me dedicar direito a campanha para votação por causa da agenda corrida de gravações. Queria ter divulgado mais, ter pedido mais votos. Por isso nem estava muito confiante de que estaria entre os 100 neste ano. 
Fiquei muito feliz quando soube do resultado na sexta-feira e por isso venho aqui agradecer o apoio que vocês me dão. Esse blog que começou sem metas, sem planos, na verdade eu nem estava habituado a esse universo e hoje, graças a ele, muita coisa interessante tem surgido profissionalmente. 
Claro que não posso esquecer dos amigos que fiz por causa desse espaço, dos eventos que participei, do reconhecimento do mercado, do reconhecimento de pessoas da mídia e da repercussão que tem gerado algumas coisas postadas por aqui.
A segunda fase da premiação já começou. Estou feliz em estar entre os 100, mas quem sabe neste ano não ficamos no TOP 3? Por isso conto com a sua ajuda para votar novamente nesta fase final. 
Votar é fácil e você pode fazer por várias formas. Clicando neste link basta ir no ícone votar (no canto direito). Você pode votar por e-mail (por isso use todos que tiver) e também pelo twitter. É só selecionar no momento de votar. 
Vale lembrar que para confirmar o voto do e-mail é necessário acessar sua caixa e clicar no link que será enviado. 

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

A VILA DO CHAVES

Já escrevi aqui no blog em algumas ocasiões sobre o seriado Chaves. A turma mexicana faz sucesso até hoje aqui no Brasil com uma fórmula simples e que agrada a todos. 
Para minha surpresa, quando cheguei no SBT para o Teleton, dei de cara com o cenário comemorativo dos 30 anos da emissora que reproduziu a vila do menino pobre. Tudo estava lá com uma riqueza de detalhes impressionante. 
Uma réplica muito fiel ao cenário original e que deixou todo mundo muito empolgado por lá. Todo mundo queria tirar uma foto, fazer um vídeo e sentir um pouco do clima da vila.
Claro que tirei muitas fotos por lá que você confere aqui. 











domingo, 23 de outubro de 2011

TELETON 2011 - META ATINGIDA

Silvio Santos mostra para Hebe doação de 6 milhões de reais
Foto: Reprodução SBT
Eu sempre me emociono quando participo do teleton, não tem jeito. Nós nos envolvemos com as histórias, com a causa, com o calor da emoção que ronda os estúdios do SBT durante a maratona televisiva.
Com doações expressivas e também com as nossas doações mais uma vez a meta foi atingida. Já era madrugada de domingo quando Silvio Santos anunciou a última doação de 6 milhões de reais, totalizando mais de 26 milhões de reais. 
Não foi uma cobertura fácil este ano, a questão logística não favorece o trabalho de videorrepórter, porém consegui conversar com bastante gente e captar o clima de emoção da festa. A videorreportagem você vai conferir ainda esta semana aqui no blog e aqui abaixo um pequeno clipe com as fotos do último dia de programa. 

sábado, 22 de outubro de 2011

BASTIDORES TELETON 2011 - PRIMEIRO DIA

Criei uma breve apresentação com algumas fotos deste primeiro dia de Teleton. Muita gente legal passou pelo palco do programa e algumas dessas celebridades vieram conversar com a imprensa e com o Mural do Antena. 
video

Destaque para a Isabela Fiorentino, Claudete Troiano, Chitãozinho e Xororó, Roberta Miranda, Cláudia Leitte, o garoto símbolo do teleton deste ano Fernandinho e a linda Ellen Jabour.
As entrevistas você acompanha em breve aqui no blog. 

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

TELETON 2011

Nesta ano farei mais uma cobertura da maratona televisiva que tem como objetivo angariar fundos para a manutenção e a construção de um novo centro de reabilitação da AACD.
Este é o terceiro ano e gosto muito de participar contribuindo não só com a doação financeira mas também com a abertura de espaço aqui no blog e com o meu trabalho.
Cada ano tento dar um enfoque diferente na cobertura, mesmo tendo algumas limitações de movimentação. Vamos ver o que este ano nos reserva para que eu consiga trazer algo diferente e que reflita o clima de emoção do evento.
Aqui no blog vou enviar algumas fotos dos bastidores e textos falando sobre o que está acontecendo e no final de tudo uma videorreportagem com as entrevistas e momentos da maratona. Pelo facebook e twitter você também terá a atualização do que estará ocorrendo no SBT.
Para começar vai o mais importante: os números para que você possa doar.

Para doar 5 reais: 0500 12345 05
Para doar 10 reais: 0500 12345 10
Para doar 30 reais ou mais: 0800 774 2011
Você também pode doar pelo site: www.teleton.org.br


Olha o recado especial da Chiquinha, do seriado Chaves!!!

RITMO DE FESTA


Hoje completo mais um aniversário, o vigésimo nono, hora parece pouco, hora parece muito, tudo depende para qual lado olhamos. 
A sensação que sempre tenho é de que estou seguindo o caminho que planejei, com algumas alterações naturais e outras nem tanto na rota, mas tudo ainda me leva para o ponto imaginado. Gosto de comemorar aniversário, mesmo que simbolicamente com um post aqui no blog, ou com um bolo simples em casa e em raras vezes com festas grandes. Devo fazer alguma comemoração na próxima semana.
Neste ano passarei o dia do meu aniversário trabalhando, pelo menos parte dele. Nesta sexta começo a cobertura do Teleton aqui para o blog. Faço questão de participar do evento já que é uma causa tão nobre e tive exemplos muito próximos do quanto a AACD faz bem para as pessoas. 
Mas voltando ao assunto aniversário. Esse meu último ano foi bem interessante, com a solidificação de alguns projetos, com a conclusão de outros, o mais importante sem dúvidas foi ter feito minha monografia e terminado a pós-graduação. 
Fiz novas amizades, conheci pessoas bem interessantes e que entraram de forma muito significativa no meu dia a dia. Outras foram ficando mais distantes e algumas delas se perderam no horizonte. 
Profissionalmente as coisas andam bem, dentro daquilo que imaginava mas ainda distante do que tenho em mente. Dizem que não devemos revelar nossos sonhos e eu concordo. As minhas vontades e intenções     guardo nos meus pensamentos. 
Já mudei alguns planos, já realizei alguns sonhos, outros foram se transformando e uma parte deles tive que abandonar. Um abandono natural pelas mudanças que a vida nos proporciona. 
A saúde vai bem, mas pode melhorar. O coração vai sozinho, mas quer se compartilhar. E a cabeça está sempre muito feliz quando tem com o que se ocupar.
Obrigado a todos os leitores, aos colegas de profissão, aos familiares e amigos que são responsáveis por fazer da minha vida algo muito divertido e prazeroso. 

BATE PAPO NO SENAC

A convite do meu amigo Paulo Castilho estive nesta quinta-feira no Senac para bater um papo sobre videorreportagem, blog e televisão com a turma dele de videorreportagem. 
Como sempre escrevo aqui em oportunidades como essa é sempre bom poder ter essa troca de experiência com o pessoal que está disposto e cheio de vontade de por a mão na massa. É importante também, para quem está começando poder ouvir de quem já vem trilhando o caminho das pedras os prós e contras daquilo que escolhemos seguir e praticar. 
Eu sempre saio enriquecido de momentos como este e fiquei ainda mais feliz porque dividi a noite de palestra com uma verdadeira mestra da videorreportagem aqui no Brasil, a fotógrafa, jornalista, bike repórter Renata Falzoni
Além de uma professora no quesito produzir com a câmera na mão, Renata ainda luta bravamente em favor de um mundo mais sustentável. É muito bom poder ver que existem pessoas engajadas em fazer esse mundo um lugar melhor para se viver e tudo isso registrado pelo seu olhar preciso e criterioso.
Uma noite bem agradável que rendeu um ótimo papo entre eu, Renata e o Paulo madrugada a dentro!!!


quinta-feira, 20 de outubro de 2011

A MINHA CAVERNA

Todos nós vivemos dentro de cavernas, algumas grandes, outras pequenas, em muitos casos estamos dentro de uma caverna que está dentro de outra e mais outra...
Não é fácil sair dessas cavernas. Muitas vezes a total ignorância de que estamos dentro delas nos faz acreditar que tudo o que vemos diante dos nossos olhos é a realidade, é a verdade e a condição única da nossa existência.
É uma opção ficar diante da parede de pedra apenas acreditando nas sombras que passam diante de nós. Assim vamos vivendo a vida sem notar que aquilo que passa nada mais é do que reflexo de algo muito maior que vem do pequeno faixo de luz que entra por uma pequena fresta. 
Quando percebemos isso e vamos em direção a luz descobrimos um mundo novo, diferente do que estávamos acostumados. O que pode nos libertar dessas cavernas? Quando estamos preparados para soltar as correntes que nem sempre estão realmente presas?
Acho que hoje me libertei de uma caverna, na verdade me puxaram para fora dela. Vamos vivendo querendo acreditar naquelas sombras que não representam mais nossa realidade atual e esquecemos do mundo vibrante que tem lá fora. 
Deixo mais uma caverna para trás, mas ainda há muitas que ainda preciso descobrir de onde vem o feixe de luz. Que Platão me ajude!!!

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

CINEMA E GASTRONOMIA

Reclamei recentemente nas redes sociais que fazia algum tempo que não conseguia ir ao cinema. Na segunda-feira uma amiga, a Kátia Motizuki, que trabalha com assessoria de imprensa me enviou um convite que achei curioso logo de cara.
O convite era para assistir uma sessão de cinema um tanto quanto diferente, uma verdadeira experiência cinematográfica e gastronômica. Para tal experiência convidei minha amiga Milla Linhares que, assim como eu, aprovou o evento.

O EVENTO

A edição 2011 da Semana Mesa SP, que começa nesta semana, tem uma novidade relacionada à arte. Para fazer a mistura entre cinema e gastronomia uma mostra de cinema italiano está acontecendo no Cine Sesc. Essa mostra não traz apenas alguns clássicos da filmografia do país. Durante cada sessão um renomado chefe de cozinha oferece algumas criações relacionadas ao roteiro do filme em questão. 
Essas criações são servidas durante o filme, de forma muito criativa e que busca pelo paladar mais um apelo para o mergulho na obra exibida. 

A EXPERIÊNCIA

Estava curioso para saber como seria essa logística de servir pratos, garçons, bebidas, talheres e o filme rolando. Foi tudo muito criativo e até divertido. Os garçons entraram no clima do filme, o posicionamento da plateia também foi alterado para que a circulação dos garçons atrapalhasse o mínimo possível. Logo na chegada fomos recebidos com um Dry Martini. Depois que o filme começou, conciliando com momentos específicos da obra, os pratos e bebidas foram chegando. 



O CHEFE E A COMIDA

Nesta terça-feira o chefe escolhido era Viko Tangoda que trouxe para a sala de projeção alguns aperitivos,  uma salada tricolore, spaghetti com ragu de rabada, manjericão e parmesão, tudo estava muito gostoso. Foram servidos também vinho e champagne para acompanhar as comidas. Por fim, para terminar com alegria todos ganharam algodão doce. 



O FILME

A cada dia um filme diferente é exibido. O Baile, do italiano Ettore Scola foi exibido na noite de terça. Não conhecia o filme e logo de cara gostei. Pesquisei antes de ir assistir e vi que se tratava de uma comédia musical de 1983 que conta a história da França da década de 30 até 80 a partir da recordação de frequentadores de um salão. Um filme gostoso, leve e que ficou ainda mais interessante com a interferência gastronômica.  





SERVIÇO

Sem dúvida é uma experiência interessante. Além de assistir um grande filme do cinema italiano você ainda tem a oportunidade de degustar criações de grandes nomes da gastronomia.
Ainda dá tempo de ter essa experiência. Nesta quarta e quinta-feira ainda há sessões. 

Mesa no Cinema/CineSESC – Mostra de Cinema Italiano
Data: de 17 a 20/10; de 2ª a 5ª
Local: CineSESC – Rua Augusta, 2075 – Cerqueira César
Valor: R$ 28 inteira – R$ 14 meia – R$ 7 para comerciários

Programação:
19/10. Quarta-feira, às 20h30.
Hamilton Mellão interpreta Os Palhaços, de Fellini.
20/10. Quinta-feira, às 18h.
Adriana Cymes interpreta Ágata e a Tempestade, de Silvio Soldini.
20/10. Quinta-feira, às 20h30.
Alessandra Divani interpreta Cinema Paradiso, de Giuseppe Tornatore.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

A VIDEORREPORTAGEM NO CIBERESPAÇO

O título do post é o mesmo título da monografia que escrevi para concluir minha pós-graduação em Comunicação Jornalística pela Faculdade Cásper Líbero.
Nesta segunda-feira estive na faculdade para ver a minha nota. Depois de sessenta dias da entrega do trabalho oficialmente hoje eu concluo o curso e com as notas fechadas. Fiquei com nota 10 na média geral das seis matérias que cursei: "Rádio e Televisão: Informação e entretenimento"com o prof. Irineu Guerrini; "Mídia e Poder"com o prof. Dimas Kunsch; "Cibercultura e Comunicação em rede"com o prof. Sérgio Amadeu; "Processos e produtos jornalísticos no ambiente digital"com o prof. Walter Lima; "Didática no Ensino Superior"com a profa. Liana Gottlieb e por fim, no semestre passado "Jornalismo no Rádio, TV e Internet"com o prof. Pedro Ortiz que também foi meu orientador na monografia. 
Fiquei também com 10 na monografia, que foi feita em um tempo muito curto, porem creio que deu pra discutir bastante sobre o assunto. Um assunto pelo qual me apaixonei não faz muito tempo e que tem me ajudado a entrar em alguns universos onde não costumava percorrer.
A nota me deixou muito feliz, é claro, também as observações feitas pelo meu orientador e pelo professor Dimas que também analisou o trabalho. Mas a nota é um detalhe, o importante mesmo é deixar disponível para a galera que está começando a mergulhar nesse universo da produção de vídeo mais uma fonte de informação. 
Para ter acesso a monografia é só clicar aqui e em breve uma videorreportagem que terá trechos das entrevistas que realizei para este trabalho.
Obrigado a todos que colaboraram, incentivaram e tiveram paciência neste período.

OS RISCOS DA VELOCIDADE

Na tarde deste domingo, durante a realização da última etapa do campeonato da Fórmula Indy, um acidente incrível, envolvendo muitos carros e com imagens bem fortes vitimou fatalmente o piloto inglês Dan Wheldon. 
Sem dúvida uma das batidas mais fortes que a categoria presenciou. Fogo, destroços, carros, voando e aquela sensação de que nem a maior estrutura de segurança é capaz de evitar danos fatais em alguns casos.
O automobilismo mudou muito nos últimos tempos, deu muita atenção a segurança depois de mortes e mais mortes nas pistas. Mesmo assim sempre há o risco. Talvez seja com base nesse risco que o esporte tenha parte do seu charme. Correr no limite, o risco alto depois de cada reta é o que move a paixão desses pilotos e também do público.
Ontem foi um desses dias onde a coragem foi vencida pela tragédia e infelizmente mais uma morte é computada na categoria. Abaixo as imagens do acidente que tirou a vida de Dan Wheldon.

domingo, 16 de outubro de 2011

AS SUL-COREANAS - PADDOCK GIRLS

Muita gente me pergunta o porque dessas fotos e textos sobre as paddock girls aqui no blog. Muitos gostam, outros nem tanto (não é Fernanda?) e até o GP do Brasil no próximo mês elas ainda vão circular por aqui.
Tudo começou com o GP da Coreia do ano passado, quando fiquei impressionado com a beleza das moças asiáticas que alinhavam no grid. Fiz o texto e deu muito certo. Encontrei então uma forma de falar de fórmula 1 com um motivo fixo que não fosse a própria corrida. Então com o início da temporada de 2011 surgiram de forma regular as Paddock Girls aqui no blog. 
Voltando ao GP de origem da postagem, o que me chamou atenção em 2010 novamente me causou boa surpresa. Como são bonitas essas sul-coreanas. O modelo utilizado por elas no ano passado era mais ousado, porém neste ano não deixou de ser sensual e chamativo. Sem dúvida, até agora, elas são as mais belas da temporada. 
E a corrida? Bom, o que as coreanas tem de beleza e graça o circuito tem de chato. Vettel ganhou e deu o título de construtores para a RedBull. Hamilton fez uma corrida toda segurando Webber, que foi o terceiro. Massa largou bem, mas a Ferrari errou no pit e ele ficou em uma incomoda sexta posição atrás do espanhol Alonso. Barrichello até que fez uma boa corrida e Senna foi mal... 
Campeonato vai chegando ao fim e chato, por isso foco nas garotas do grid que você acompanha abaixo.









sábado, 15 de outubro de 2011

PAN-AMERICANO GUADALAJARA 2011

Sempre gostei de festas de abertura de eventos como Olimpíadas e Copa do Mundo. A exemplo desses dois mega eventos o Pan-Americano também faz a linha de show pirotécnico e recheado de história e cultura locais. 
Acabei de assistir a abertura do Pan da cidade de Guadalajara e achei uma festa bem interessante. Muito bem realizada, com momentos empolgantes e de forte apelo visual. Em Full HD então fica muito interessante, mas confesso que minha vontade mesmo é de acompanhar ao vivo.
Esse Pan marca um momento interessante das transmissões de eventos esportivos aqui no Brasil. O evento que sempre foi rejeitado pela Globo, que até pouco tempo detinha os direitos ganhou atenção e prestígio quando foi realizado aqui no Brasil há quatro anos. 
Antes disso o registro do evento só acontecia em telejornais e de forma bem tímida. O sucesso do Pan aqui no Brasil foi tão grande que despertou o interesse das emissoras. A Record foi mais ágil e tirou o Pan da Globo junto com um pacote de fazer estragos. Incluiu na baciada os jogos de inverno e o evento principal, as Olimpíadas de Londres. 
O primeiro passo foi visto ano passado com o relativo sucesso da transmissão dos Jogos de Inverno. Sem nenhuma tradição por aqui, a Record conseguiu bons índices e repercussão com as competições no gelo. A tendência é de que a Record consiga bons índices com esportes que tenham mais afinidade com nosso povo e também com as chances de medalhas. 
A festa de abertura marcou (índices prévios) 7,8 pontos de audiência. Ficando atrás da Globo que liderou com 25,2 e na frente do SBT que registrou 4,6. Confesso que achei que a festa daria mais. Mas a falta de informação ainda é grande e muita gente não faz ideia de que os jogos estejam começando.
Uma coisa interessante a se notar é como a Globo irá tratar o evento de forma jornalística. Até agora para a emissora Global nada de mais relevante acontece pelos lados do México. Quero ver quando o Brasil começar a ganhar em algumas modalidades. Dar a notícia é o mínimo que se espera de um veículo que venceu o Emmy na categoria jornalismo e de todos os outros também.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

MUNDO VIGIADO

No post anterior falei sobre a explosão que aconteceu no Rio de Janeiro. Minutos depois do fato a imagem exata do momento da explosão já podia ser acompanhada pela internet e veículos de comunicação. Também nesses últimos dias um jogador do Palmeiras foi agredido e como todo fato tem duas versões a confusão começa a ganhar mais detalhes com várias imagens feitas por pessoas que passavam pelo local e registraram o fato. 
Desde 11 de Setembro de 2011, com o ataque ao World Trade Center, estamos ficando cada vez mais acostumados a ver tudo ao vivo ou pelo menos ter o registro dos fatos gravados. Um acidente de trânsito, uma briga no bar, o planejamento de um assassinato, um ataque terrorista, pedidos de casamento, nada passa longe das câmeras, propositadamente ou não. 
Estamos ficando acostumados e de certa forma viciados em ter essa referência imagética dos fatos. Quando não temos a imagem fica aquela sensação de algo faltando e de que a história não é bem assim. Um verdadeiro Show de Trumman de cada um de nós. Nas grandes cidades principalmente, não é exagero dizer que todos os seus passos podem ser seguidos em algum trajeto que você pretenda fazer. Por exemplo, ir de casa ao trabalho. 
No elevador tem câmera, na portaria do prédio também. Nas ruas o registro da engenharia de tráfego, as câmeras de segurança do comércio, no metrô tudo vigiado, volta pra rua e lá tem mais equipamentos te seguindo e no trabalho não é diferente. Isso sem contar com os equipamentos móveis que estão nas nossas mãos e também nos ajudam a registrar e contar a história por diversos ângulos diferentes.
O que era profetizado em livros e filmes de antigamente hoje é pura realidade. A tendência é ficar cada vez mais vigiado. Não vai ter sombra de árvore capaz de nos proteger dos olhos sedentos das câmeras. Não haverá acontecimento que escapará da analise com o recurso do replay. 

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

BOMBA RELÓGIO

A explosão em um restaurante na manhã desta quinta-feira no Rio de Janeiro me fez refletir sobre algumas coisas. Uma delas é o quanto estamos vulneráveis a acidentes desse tipo. 
No próprio Rio de Janeiro a explosão de bueiros virou até motivo de piada. Seria engraçado se tudo aquilo não tirasse vida de pessoas e fosse um risco eminente para os moradores e turistas que circulam pela cidade. 
Aqui em São Paulo também ficou em evidência a história do terreno do shopping Center Norte e de outros locais da cidade que foram construídos em cima de um antigo lixão. O risco de explosão também é grande. 
Junte o descaso das autoridades com o despreparo e irresponsabilidade de algumas pessoas e então vamos perceber que corremos riscos 24 horas. Esquecer o gás ligado, deixar uma vela acesa em um local inadequado, a comida no fogo, fiação irregular, armazenamento irregular de fogos de artifício... Nunca sabemos o que está acontecendo na casa ao lado. 
Lembro da cobertura que participei da tragédia que aconteceu em Santo André em 2009. Uma loja de fogos de artificio explodiu e destruiu todo o quarteirão. parecia um cenário de guerra. Duas pessoas morreram e por um milagre não foram mais. 
Por isso, quando acontece um fato como o de hoje no Rio é melhor pararmos para pensar se não estamos sendo negligentes, irresponsáveis, desatentos com coisas que podem parecer banais do dia a dia, mas que podem ser uma verdadeira bomba relógio pronta para ser detonada. 
Abaixo o vídeo da câmera de segurança que mostra o momento exato da explosão. 

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

A MAIOR FLOR DO MUNDO

E se as histórias para as crianças passassem
a ser leitura obrigatória para os adultos?
Seriam eles capazes de aprender realmente
o que há tanto tempo tem andado a ensinar?

José Saramago

Nesse dia das crianças nem tenho muito o que falar... Esse vídeo abaixo diz tudo!!!!

terça-feira, 11 de outubro de 2011

DIA MUNDIAL DE COMBATE A DOR

Você sente dores? Tem alguns incômodos diários? Sofre para conseguir se livrar delas? Durante esta semana alguns temas relacionados ao combate a dor serão discutidos em diversos lugares do mundo. Uma forma de conscientizar, explicar e encontrar soluções para diversos problemas relacionados ao bem estar das pessoas.
Para debater os mais diferentes assuntos relacionados ao tema a campanha "Viva sem dor" do Hospital 9 de Julho está promovendo diversas ações, principalmente nas redes sociais. Entre esses assuntos está a utilização da psiquiatria como aliada no tratamento da dor crônica. 
O vídeo abaixo é uma entrevista com o psiquiatra Dr. Catulo Magalhães que fala com mais detalhes sobre o assunto. Esse é mais um videocast que gravei para a campanha.

MORRE JOSÉ VASCONCELOS

Conheci José Vasconcelos por acaso. Meu avô tinha uma verdadeira biblioteca em casa, depois que ele morreu minha avó doou muitos livros mas ficou com uma boa parte (cerca de 300), entre esses livros havia uma coleção de pequenos livros do humorista com uma caricatura dele bordada em dourado na capa.
Nunca cheguei a ler, minha avó não deixava e pouco tempo depois, em um assalto, levaram tudo. Ficou a curiosidade. Me lembro também da participação do humorista em programas de televisão e sua célebre imitação do gago narrador de partidas de futebol.
Zé Vasconcelos era tão sonhador que chegou a projetar uma Disney brasileira. A Vasconcelandia ficaria em Guarulhos e seria um complexo de diversão. Até chegou sair do papel, mas a falta de apoio fez com que ele abandonasse o projeto. Foi inspirado nessa ideia que anos depois Beto Carreiro ergueu seu parque no Sul.
Para quem não sabe, hoje falamos muito do stand-up, José Vasconcelos sem dúvida foi um dos pioneiros do formato aqui no Brasil. Seu show era simples, apenas ele e a plateia, nada de piadas ofensivas, o riso vinha fácil com situações do cotidiano contadas de forma brilhante por alguém que já nos fazia rir apenas com os gestos.
Cheguei a conhece-lo pessoalmente em uma gravação que fiz no SBT tempos atrás. Abaixo um vídeo que mostra o talento desse humorista que nos deixou hoje.

 

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

AS JAPONESAS - PADDOCK GIRLS

Misteriosamente as paddock girls não tiveram nenhum destaque nesse GP do Japão de Fórmula 1. Não estão nos releases de divulgação, não estão no site oficial da FIA e a única foto divulgada foi essa que ilustra o post.
Uma pena pois esperava ver como as moças orientais estariam perfiladas no grid de largada desse GP tão celebrado e que decidiu mais um título da categoria. Se pintarem mais fotos durante a semana vou atualizando aqui. 
Já que as japonesas sumiram vamos falar do mais novo bicampeão mundial de F1. Sebastian Vettel levou fácil o caneco (ou sei lá o que já que transformaram o troféu em patrocínios bizarros). Merecido, o cara é bom e também sentou no melhor carro do campeonato, mistura quase imbatível. 
A briga pelo vice ainda está aberta e torço para que o vencedor da prova japonesa Button leve a melhor, sem dúvida o inglês guiou muito bem este ano.
A corrida foi normal... Tivemos mais um capítulo de Hamilton e Massa se estranhando na pista e acho que o brasileiro precisa se concentrar mais já que fez um campeonato pífio. Hamilton precisa de análise, está vendo seu lugar de queridinho na McLaren ir de bandeja para Button.
Alonso fez milagre com o carro da Ferrari e deve vir forte ano que vem. Por falar em ano que vem as atenções já estão em 2012. 
Parabéns ao Vettel e a RedBull que foram competentes e levaram mais um título! 

sábado, 8 de outubro de 2011

SABORES EXÓTICOS

Misturas ingredientes diferentes, assim como pessoas diferentes não é fácil e requer muito cuidado. A combinação pode sair exótica e agradável como também pode não combinar e ficar bem ácida.
A sexta-feira foi um desses dias de fazer combinações até então pouco prováveis e gosto muito disso, mesmo se o resultado não for aquele que esperamos, algo novo surgirá diante dos seus olhos.
Para misturar ingredientes diferentes nada melhor do que um local novo e exótico. O local escolhido foi um bar muito interessante aqui em São Paulo que se chama Drosophyla.  Iluminação baixa, avermelhada, paredes decoradas com motivos de todos os tipos, gatos (o animal mesmo) circulando pelo local, atendentes simpáticas e um cheiro de sensualidade incrível no ar. 
Com esse clima as combinações ganharam ainda mais cor e ficaram bem evidentes. Juntar uma fruta exótica, com um tempero picante e ainda a força do álcool pode até parecer estranho e causar aquele olhar de desconfiança. Porém três ingredientes diferentes com três pessoas diferentes deu uma mistura bem deliciosa.
A foto ao lado é de uma dessas combinações: carambola, com manjericão e vodka. Estranho? Pode até parecer, mas o sabor é indescritível. O que dizer então de pegar uma tangerina e juntar com pimenta rosada e vodka? Exótico, saboroso, diferente...
Vale a pena fazer essa alquimia maluca com os alimentos, com os lugares mas principalmente com as pessoas. Sempre nos surpreendemos com o sabor que essa mistura pode nos proporcionar. 

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

AGRESSIVIDADE GRATUITA

São muitos os exemplos de que nós humanos estamos cada vez menos tolerantes com tudo. Recentemente uma mulher deu um show de falta de educação, para não dizer mais, contra um idoso em um estacionamento. Palavrões, ameaças e uma infinidade de baboseiras transformaram o momento em mais um hit da internet.
Mas fatos como este são mais do que comuns e tem ficado frequentes em escala cada vez mais ampla. Parece que todos estão inflamados e explodem com qualquer faísca. Um simples equívoco, uma frase mal colocada, um gesto não compreendido, um atendimento mal feito, uma buzinada no trânsito, um olhar torto ou simplesmente uma opinião diferente da sua e pronto, uma chuva de ofensas e violência toma conta da atmosfera e somos obrigados a ouvir coisas absurdas e em alguns casos enfrentar situações constrangedoras.
Estamos mais violentos, estamos mais agressivos, vivemos numa jaula de gladiadores esperando o momento de atacar e arrancar sangue daquele que estiver na nossa frente, não importa quem, basta estar no caminho.
Eu fiquei chocado com um comentário que recebi aqui no blog, sempre de algum covarde que não se identifica, fazendo uma crítica sobre um texto que escrevi. Só que a crítica não era baseada em outra opinião, em um argumento válido, era apenas uma infinidade de ofensas gratuitas. Críticas, sugestões, alertas, elogios, tudo é bem vindo, mas que seja no mínimo educado. Não sou dono da verdade e minha opinião não necessariamente precisa ser igual a sua. É da diversidade que nasce o debate e do debate surgem novas ideias.
Espero mesmo que as pessoas fiquem menos agressivas. Abaixo o péssimo exemplo que uma mulher deu no estacionamento.

O Mural está aqui

Prêmios

Contadores

free counters

Visitantes

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO